A grandeza da natureza brasileira: Região Nordeste

Nosso país tem belezas ímpares que não encontramos em nenhum outro lugar. Vamos mostrar para você nesta nova série, algumas dos principais lugares maravilhosos da natureza do Brasil e curiosidades sobre cada uma delas.

 http://www.bioorbis.org/2018/05/descubra-natureza-brasil-nordeste.html

VENHA DESCOBRIR...

O Brasil tem suas maravilhas únicas naturais. Possuindo uma riqueza de uma biodiversidade extraordinária e com os lugares mais lindos e paradisíacos da terra.

Proteger, preservar e conservar a beleza cênica de nosso país é nosso dever como cidadãos e patriotas, pois sem a natureza não existira o ser humano.


"A Natureza não depende do ser humano, o ser humano depende da Natureza".

Lista das Regiões do Brasil:

[NORTE] [NORDESTE] [CENTRO-OESTE] [SUDESTE] [SUL]

Legenda: VERDE - Região Norte; AMARELO - Região Centro-Oeste; LARANJA - Região Nordeste; VERMELHO -  Região Sudeste; AZUL - Região Sul.
Fonte da imagem: estradas.


Começaremos com a Região Nordeste, onde cada lugar deixará você encantado:

ILHA DE SANTO ALEIXO

Foto: Pollyana FMS.

Situada no litoral sul de Pernambuco, essa ilha é uma propriedade particular e não contém habitantes ou sequer infraestrutura turística, mas é muito procurada por praticantes de mergulho livre.

CHAPADA DIAMANTINA

Foto: PurpleImages.

É no Parque Nacional da Chapada Diamantina onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas. É aqui que ficam as maiores altitudes do nordeste brasileiro, uma vegetação exuberante uma rica fauna.

BAÍA DO SANCHO

Foto: MarconiCouto.

Em Fernando de Noronha, o local abriga uma praia homônima, que já foi eleita mais de uma vez como a praia mais bonita do mundo pelos usuários do site TripAdvisor. Entre fevereiro a junho, duas cachoeiras se formam como resultado da água da chuva, caindo de um precipício.

PRAIA DE ITAPUÃ

Foto: sbk_20d pictures.

Enfeitada com muitos coqueiros, o local é um ponto de desova de tartarugas marinhas e é propício para a prática de surf e windsurfe, pois é banhada diretamente pelo Oceano Atlântico. Acontecia a pesca de baleias ali há muitos anos.

LENÇÓIS MARANHENSES

Foto: andresr

Situado em um Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, essa região abriga ecossistemas diferenciados, como mangue, restinga e dunas, devido à alta incidência de chuvas e ventos fortes. É um lugar sem igual no Brasil.

DELTA DO PARNAÍBA

Foto: Luciano_Queiroz.

A região corresponde à foz do rio Parnaíba e fica situada entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí. Envolve 73 ilhas fluviais e conta com uma paisagem exuberante e paradisíaca.

CANOA QUEBRADA

Foto: OSTILL

Caracterizada por dunas e falésias avermelhadas, essa região foi descoberta na década de 1960 por cineastas franceses.

CÂNION DO XINGÓ

Foto: Paulo Arsand.

A região surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica do Xingó (em 1994), entre os estados de Sergipe e Alagoas. As águas do cânion são verdes e cristalinas.

PORTO DE GALINHAS

Foto: Ildo Frazao.

Essa praia tem piscinas de águas claras, estuários, mangues e coqueirais. Tem esse nome pois, na época colonial, era um dos principais pontos de comércio de escravos, que chegavam embaixo de engradados de galinhas d’angola.

MARAGOGI

Foto: wagnerokasaki.

A 125 km de Maceió, no Alagoas, fica essa região cheia de praias. O nome é oriundo do tupi antigo: maragûaóîy, que significa 'rio dos gatos-do-mato' (maragûaó, gato-do-mato + îy, rio).

ARQUIPÉLAGO DOS ABROLHOS

Foto: OSTILL.

O local é constituído por cinco ilhas e apenas uma delas é habitada, a Ilha Santa Bárbara, sob controle da Marinha do Brasil. É o abrigo de muitas aves, em especial os atobás. De lá também é comum avistar baleias-jubarte subindo à superfície.

JERICOACOARA

Foto: Aziz Ary Neto.

Essa praia, localizada no Ceará, já foi eleita pelo jornal norte-americano The Washington Post como uma das dez mais bonitas do mundo. Conta com atrações como a Pedra Furada, dunas e o farol.

SERRA DA CAPIVARA

Foto: phelder2006.

Trata-se de uma região com a maior concentração de sítios arqueológicos pré-históricos do continente americano e é um Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Além disso, contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

PENÍNSULA DE MARAÚ

Foto: nessaflame

Com belíssimas praias, ilhas, cachoeiras, manguezais e quilômetros de Mata Atlântica, seu nome deriva do termo tupi maíra 'y, que significa ‘rio do francês’ ou ‘rio do homem branco’ (maíra = francês ou homem branco, 'y = rio).

PARQUE NACIONAL UBAJARA

Foto: tunart.

A grande atração do local é a gruta, que fica em uma depressão de 535 metros de profundidade e tem uma extensão de 1.200 metros. No interior há um rio subterrâneo e formações rochosas peculiares.


Se tem mais algum lugar incrível que vocês querem ver aqui na lista da Região Nordeste, deixe nos comentários.
E AGUARDEM AS PRÓXIMAS REGIÕES, PARA VER MAIS DA GRANDEZA DA NATUREZA DO NOSSO BRASIL.

E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO G+:

 https://plus.google.com/collection/slsfQB https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

Comentários