COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL?

Vocês sabem como as abelhas produzem o mel? A maioria das espécies de abelhas não produz mel, mas aquelas que o fazem - como você pode imaginar - são especificamente chamadas de abelhas melíferas.

https://www.bioorbis.org/2018/07/como-abelhas-fazem-mel.html
Imagem de PollyDot por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🐝🐝🐝
Antes de começar a postagem confira um curso super top de abelhas sem ferrão com todas as informações sobre como você pode produzir mel com elas, é só clicar no link abaixo ou na imagem:




🐝🐝🐝


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As abelhas precisam de dois tipos diferentes de comida. Um é o mel feito de néctar, o suco açucarado que se acumula no coração das flores. O outro vem das anteras das flores, que contêm numerosos grãos pequenos chamados pólen.

Como as abelhas se alimentam?


A alimentação das abelhas é basicamente mel e pólen, sendo o mel o principal alimento delas, que tem como principal substância o açúcar que transforma em energia e o pólen como suplementos minerais, proteínas e vitaminas. A geleia real é um alimento especial da abelha rainha e das larvas da futura rainha.

As abelhas vão para o centro de flores e coletam néctar, uma água açucarada. As plantas produzem néctar para atrair polinizadores como as abelhas, e esse néctar é essencial para produzirem o mel.

As abelhas coletam muito néctar das flores e as colocam em uma bolsa especial chamada bolsa de mel. Quando a bolsa está cheia, ela diz à abelha que é hora de voltar para a colmeia. No processo de colher o néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra, polinizando-a.

E COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL?


As abelhas têm glândulas que secretam enzimas (invertase e glicose oxidase). Quando as abelhas coletam o néctar, ele é misturado com a enzima na boca da abelha. De volta à colmeia ou ninho, o néctar é colocado no favo de mel. Estas são células de forma hexagonal, que na natureza, as abelhas fazem de cera.

A princípio o néctar coletado e armazenado nas células ainda tem um alto teor de água. Depois de algum tempo, no entanto, o teor de água é reduzido para cerca de 17%. Este processo é auxiliado pelas próprias abelhas, abanando as asas, o que ajuda a água a evaporar.

Uma vez que a solução de néctar se torna mais densa (mais concentrada), neste ponto, as abelhas cobrirão as células - o que significa adicionar uma camada de cera sobre as células em forma de favo de mel hexagonais.

A alta temperatura da colmeia (cerca de 34º C) ajuda na maturação do mel, deixando-o com o aspecto que o conhecemos. E é assim que as abelhas produzem o mel.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
Sites: Super.abril; www.mel.com; diariodebiologia

2 comentários:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.