Como surgiu a água no planeta Terra?

De onde veio a primeira gota de água? A resposta está nos passos iniciais da diferenciação do planeta.

 https://www.bioorbis.org/2018/08/origem-agua-planeta.html
Pixabay/Domínio Público.

VAMOS DESCOBRIR...

A origem da primeira água na história da Terra está relacionada com a formação da atmosfera, ou seja, a degaseificação do planeta.

água
Pixabay/Domínio Público.

Este termo refere-se ao fenômeno de liberação de gases por um sólido ou líquido quando este é aquecido ou resfriado. Este processo, atuante até hoje, teve início na fase de resfriamento geral da Terra, após a fase inicial de fusão parcial.


Neste gradativo resfriamento e formação de rochas ígneas, foram liberados gases, principalmente vapor de água (H²O) e gás carbônico (CO²), entre vários outros, como subprodutos voláteis da cristalização do magma.

lago-água-origens
Pixabay/Domínio Público.

A geração de água sob forma de vapor é observada atualmente em erupções vulcânicas, sendo chamada de água juvenil, suportando o modelo acima sobre a origem da água.


Logo surge outra dúvida: o volume de água que atualmente compõe a hidrosfera foi gerado gradativamente ao longo do tempo geológico ou surgiu repentinamente num certo momento desta história?


Os geólogos defendem a segunda possibilidade. Existem evidências geoquímicas que suportam a formação de quase toda a atmosfera e a água hoje disponível nesta primeira fase de resfriamento da Terra; desde então, este volume teria sofrido pequenas variações, apenas por reciclagem, através do ciclo das rochas.



Referência
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. Oficina de textos. USP – Universidade de São Paulo, 2003.

Para finalizar veja um vídeo do canal Minuto da Terra, sobre De onde veio a água da Terra? | Minuto da Terra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário