COMO SURGIU A ÁGUA NO PLANETA TERRA?

De onde veio a primeira gota de água? A resposta está nos passos iniciais da diferenciação do planeta.

https://www.bioorbis.org/2018/08/origem-agua-planeta.html
Imagem de Josch13 por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1



A origem da água


A origem da primeira água na história da Terra está relacionada com a formação da atmosfera, ou seja, a degaseificação do planeta.

Este termo refere-se ao fenômeno de liberação de gases por um sólido ou líquido quando este é aquecido ou resfriado. Este processo, atuante até hoje, teve início na fase de resfriamento geral da Terra, após a fase inicial de fusão parcial.

Neste gradativo resfriamento e formação de rochas ígneas, foram liberados gases, principalmente vapor de água (H²O) e gás carbônico (CO²), entre vários outros, como subprodutos voláteis da cristalização do magma.

A geração de água sob forma de vapor é observada atualmente em erupções vulcânicas, sendo chamada de água juvenil, suportando o modelo acima sobre a origem da água.

Logo surge outra dúvida: o volume de água que atualmente compõe a hidrosfera foi gerado gradativamente ao longo do tempo geológico ou surgiu repentinamente num certo momento desta história?

Os geólogos defendem a segunda possibilidade. Existem evidências geoquímicas que suportam a formação de quase toda a atmosfera e a água hoje disponível nesta primeira fase de resfriamento da Terra; desde então, este volume teria sofrido pequenas variações, apenas por reciclagem, através do ciclo das rochas.

Leia também:

Referência
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. Oficina de textos. USP – Universidade de São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.