A grandeza da natureza brasileira: Região Centro-Oeste

Nosso país tem belezas ímpares que não encontramos em nenhum outro lugar. Nessa galeria, mostramos algumas das principais maravilhas da natureza do Brasil e curiosidades sobre cada uma delas.

 https://www.bioorbis.org/2018/09/descubra-natureza-brasil-centro-oeste.html

VENHA E SE ENCANTE...

O Brasil tem suas maravilhas únicas naturais. Possuindo uma riqueza de uma biodiversidade extraordinária e com os lugares mais lindos e paradisíacos da terra.

Proteger, preservar e conservar a beleza cênica de nosso país é nosso dever como cidadãos e patriotas, pois sem a natureza não existira o ser humano.

"A Natureza não depende do ser humano, o ser humano depende da Natureza".

Lista das Regiões do Brasil:

[NORTE] [NORDESTE] [CENTRO-OESTE] [SUDESTE] [SUL]

Legenda: VERDE - Região Norte; AMARELO - Região Centro-Oeste; LARANJA - Região Nordeste; VERMELHO -  Região Sudeste; AZUL - Região Sul.

Dando continuidade à nossa lista das regiões pelo Brasil, agora vamos a Região Centro-Oeste, onde cada lugar deixará você encantado:

REGIÃO CENTRO-OESTE


CHAPADA DOS VEADEIROS


chapada-dos-veadeiros
Foto: vitormarigo.

O Parque Nacional homônimo trata-se de uma unidade de conservação localizada no centro-oeste de Goiás. Entre as espécies da fauna que habitam o local, cerca de 50 são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na região.

PANTANAL


pantanal
Foto: Frazao Media.

Essa região é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.



VALE DA LUA


vale-da-lua
Foto: vitormarigo

É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel e recebeu esse nome por conta da aparência que lembra uma suposta paisagem lunar, com várias pequenas crateras.

GRUTA DO LAGO AZUL


gruta-do-lago-azul
Foto: Sandro Helmann.

A 20 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica essa belíssima gruta que possui uma trilha em forma de escada, bem rústica, que se compara a descer um prédio de doze andares.

BONITO


bonito
Foto: Rafael Mayrink Goes

Conhecida como a capital brasileira do ecoturismo, essa região abriga rios, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Existem mais de 4.000 espécies de plantas e suas águas e rios podem abrigar mais de 2.000 espécies de peixes.



CHAPA DOS GUIMARÃES


chapada-dos-Guimarães
Foto: Alarico / Shutterstock

Com variados ambientes naturais, de deixar qualquer um de boca aberta, a Chapada dos Guimarães faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Protegendo cabeceiras do Rio Cuiabá, é um dos principais formadores do Pantanal no Mato Grosso.

CALDAS NOVAS


caldas-novas
Foto: viajor / Wikimedia Commons

A cidade é conhecida por ser a maior estância hidromineral do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°. 




Ponto turístico famoso, na alta temporada Caldas Novas chega a receber mais de 500 mil turistas. Quer um banho relaxante? Então se delicie em Caldas Novas!

AQUÁRIO ENCANTADO


aquário-encantado
Fonte da imagem: Shutterstock

O Aquário Encantado está localizado a, aproximadamente, 54 quilômetros de Nobres, Mato Grosso. O nome do atrativo se deve à coloração azul e pela presença de peixes coloridos, como o peixe Mato Grosso. 




Ainda é possível ver mais de trinta espécie de peixinhos. No local, é feita a visitação e o mergulho em superfície. Durante a flutuação não é permitido colocar os pés no chão para que a água não fique turva. Não é permitido também o uso de protetor solar, para que não prejudique as espécies de peixe que lá estão.

ARAGUAIA


araguaia
Fonte da imagem: Shutterstock

O Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas de Goiás, principalmente no mês de julho, quando a água fica em um nível mais baixo e surgem longos bancos de areia, formando as famosas praias de rio. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e, inclusive, estrangeiros. Algumas barracas formam-se na areia tornando o ambiente ideal para curtir o dia.

PARQUE NACIONAL DAS EMAS


parque-nacional-das-emas
Fonte da imagem: curtamais.

O Parque Nacional das Emas é uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. 




Além de paisagem característica, a observação de animais típicos do cerrado como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados e outros, são algumas das atrações para os visitantes. O Parque preserva rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil, tais como os rios Taquari e o Araguaia, além do rio Formoso e o rio Jacuba.

PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA


parque-estadual-terra-ronca
Fonte da imagem: Shutterstock

Com estimativa de mais de mil grutas em um raio de 40 km, o Parque Estadual Terra Ronca abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. A região é uma das maiores em números de cavernas e grutas. Morros, colinas, águas cristalinas e cachoeiras são outros itens que compõem o visual dessa região que é tão única.

PRAIA DA FIGUEIRA


praia-da-figueira
Fonte da imagem: guiadasemana.

A Praia da Figueira é o passeio ideal em Bonito para quem busca tranqüilidade e sossego, sendo um dos passeios mais procurados por famílias com crianças. O local é formado por uma lagoa de água doce de águas cristalinas, dando a impressão de ser uma verdadeira praia em meio à natureza.

RIO DA PRATA


rio-da-prata
Fonte da imagem: guiadasemana.

O Rio da Prata é um dos inúmeros aquários naturais de Bonito, onde é possível ver de perto uma grande diversidade de peixes coloridos. A flutuação é uma das atividades mais praticadas no rio e um dos passeios mais famosos da cidade.

LAGOA MISTERIOSA


lago-misterioso
Fonte da imagem: guiadasemana.

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil. Ela é muito procurada para quem gosta de mergulhar e praticar flutuação para observar os peixes e algas que habitam as águas cristalinas do local.

ABISMO ANHUMAS


abismo-anhumas
Commons Wikimedia/Caio Vilela

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada em Bonito, um dos maiores pólos de ecoturismo da América do Sul. Olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna submersa, descoberta em 1970 e aberta à visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal. 




A pequena fenda no chão é apenas o início do rapel. Até a base da caverna são 72 metros (equivalente a um prédio de 30 andares) de descida vertical, num passeio que dura cerca de cinco minutos.

CACHOEIRA SANTA BÁRBARA


cachoeira-santa-bárbara
Commons Wikimedia/Rafael Defavari

Os amantes de natureza e trilhas já devem conhecer a Chapada dos Veadeiros. O local é um verdadeiro paraíso em meio ao estado de Goiás. Cada paisagem encanta mais do que a outra e fica difícil escolher um lugar preferido. Para quem gosta de águas cristalinas, a dica é visitar a Cachoeira Santa Bárbara. Ela encanta por suas águas cor turquesa e um fundo de areia branca. Para alcançá-la, é necessário pegar uma trilha de cerca de 5 km, mas todo esforço vale a pena!

CACHOEIRA LOUQUINHAS


cachoeira-louquinhas
Fonte da imagem: Shutterstock

A Cachoeira Louquinhas fica dentro da fazenda com mesmo nome, onde cobra-se uma taxa de R$ 20 para entrar. Uma pequena trilha leva ao local, que conta com um poço azul esmeralda de águas cristalinas e fundo de areia clara.



Se tem mais algum lugar incrível que vocês querem ver aqui na lista da Região Centro-Oeste, deixe nos comentários. E AGUARDEM AS PRÓXIMAS REGIÕES, PARA VER MAIS DA GRANDEZA DA NATUREZA DO NOSSO BRASIL.


E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE PLUS:

 https://plus.google.com/collection/A_jjz https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

 https://plus.google.com/collection/slsfQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Canal Diversos,

      Agradecemos por ter gostado da nossa postagem e por ter comentado.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir