Descubra os fenômenos naturais mais coloridos do mundo

Esses eventos naturais brilhantes e chamativos são raros e impressionantes. Para você presencia-los pessoalmente, terá que ter sorte e chegar na hora exata.

VAMOS DESCOBRIR...

Viagens coloridas podem leva-lo a murais de rua ou cidades lindas, mas quando se trata de espetáculos verdadeiramente únicos e vibrantes, a natureza é capaz de produzir os momentos mais inspiradores da Terra.

Quer seja graças à bioluminescência, aos padrões de migração anuais, ou apenas a fortes tempestades, esses fenômenos podem ser frequentemente difíceis de saber quando e onde aconteceram. Por isso aqui terá para você um vislumbre da natureza em fenômenos fantásticos que colorem o mundo.

Vamos descobrir:

A MIGRAÇÃO DAS BORBOLETAS MONARCAS



Imagem de David Mark por Pixabay 

Milhões de borboletas monarcas fazem a migração anual para o sul de Canadato, no México, durante o inverno, onde transformam os abetos de Michoacán em uma exposição de arte natural viva e respirável. No entanto, a verdadeira explosão de cor ocorre quando elas acordam do sono nos pinheiros, voando pelo ar, transformando suas asas laranjas e pretas ricamente pigmentadas em uma pincelada cor de tangerina.

Quando e onde ver as borboletas: entre janeiro e março, em dias calmos e quentes, no México.

Leia também:



VAGA-LUMES SINCRÔNICOS



Imagem de KIWI CHEN por Pixabay 

Uma vez por ano, como parte de seus rituais de acasalamento, os vaga-lumes de Smoky Mountains fazem um dos shows de luzes mais deslumbrantes e frustrantemente impossíveis de prever. Enquanto a maioria dos vaga-lumes não conseguem sincronizar o brilho de suas barrigas bioluminescentes, essa espécie faz disso uma arte, proporcionando aos visitantes um espetáculo de brilhos harmoniosos que ondulam pelas montanhas. Uma vez determinadas, as datas são anunciadas no site oficial, mas a concorrência é alta para se candidatar para uma vaga.

Quando e onde ver esses vaga-lumes: de final de maio a meados de junho nos EUA.

Leia também:


CAÑO CRISTALES



Mario Carvajal, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

No norte da Colômbia, este rio deslumbrante recebe uma explosão de cores produzidas por uma planta aquática digna de seu nome. As cores caleidoscópicas cobrem o leito do rio Caño Cristales, dando a impressão de que a água está fluindo sobre a paleta de um artista. Com cores variando de vermelho terra a amarelo mostarda e lilás, deve ser visto para se acreditar.

Quando e onde ver esse rio: de junho a novembro, na Colômbia.

MIGRAÇÃO DO CARANGUEJO VERMELHO



Imagem de Andreas por Pixabay 

Todos os anos durante a temporada de acasalamento, a população de caranguejos vermelhos da ilha Christmas deixa o berço e dirige-se para a costa, enfrentando estradas na companhia de multidões de pessoas que acompanham a caminhada. Recentemente, pontes e passarelas foram especialmente construídas para ajudar os caranguejos a evitar esmagamentos acidentais, mas prever as datas em que esses crustáceos de casca escarlate iniciarão a migração é complicado, uma vez que seguem não só o calendário lunar, mas também a estação úmida e das chuvas pesadas.

Quando e onde ver os caranguejos: no início da estação úmida, em outubro ou novembro, na Ilha Christmas, Austrália.

O DESERTO FLORIDO


Imagem de 14907286 por Pixabay 

As super florações fazem aparições agendadas em todo o mundo, seja nos campos de canola da China ou nos desertos de Namaqualand. Por outro lado, no Atacama chileno – o deserto mais seco do mundo – as superflorações são menos que previsíveis. Na verdade, somente quando o volume de chuva é incomumente alto (geralmente graças ao El Niño), as planícies normalmente estéreis explodem em vida com uma variedade de flores multicoloridas.

Quando e onde ver a superfloração: De setembro a novembro, mas somente quando os níveis de chuva são muito altos, no Chile.

Leia também:


AURORA BOREAL



Imagem de Noel Bauza por Pixabay

As pinturas espaciais que colorem o céu da noite de alguns dos destinos mais ao norte do globo não são tão raras. Na verdade, a Noruega é um dos melhores pontos para ver as auroras boreais anualmente, embora as faixas verdes sejam mais fáceis de serem vistas, você terá que cruzar os dedos para ver as raríssimas luzes vermelhas.

Quando e onde ver as auroras boreais: de final de setembro ao final de março, na Noruega.

Leia também:


A DESOVA DOS CORAIS, AUSTRÁLIA


Imagem de Jan Le Mann por Pixabay 

Os recifes de corais da Austrália são, possivelmente, um dos fenômenos naturais mais coloridos do mundo por si só, mas esses mundos subaquáticos têm uma carta ainda mais impressionante em sua manga – a desova dos corais. Descrita como uma tempestade de neve subaquática e antigravitacional, cada ano os recifes de coral sob as ondas de Ningaloo, na Austrália Ocidental, desovam em sincronia, liberando minúsculos óvulos que flutuam até a superfície.

Quando e onde ver a desova dos corais: até uma semana após a lua cheia, normalmente no outono, na Austrália.

Leia também:



AS LULAS BRILHANTES DA BAÍA DE TOYAMA


NASA, Public domain, via Wikimedia Commons

Se tivéssemos de descrever um fenômeno natural como azul-elétrico, certamente seria a impressionante exibição bioluminescente das lulas vaga-lume da baía de Toyama, no Japão. Uma massa borbulhante de cores quase incrivelmente neon se forma quando a lula sobe das profundidades sombrias durante a estação de acasalamento, e embora de perto, estas pequenas criaturas de três polegadas se pareçam com obras-primas pontilistas, juntas elas são capazes de proporcionar um show de luzes subaquáticas.

Quando e onde ver a lula incandescente: De março a junho, por volta das 3h da manhã, no Japão.

Leia também:


Referência
National Geographic.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.