Os soldadinhos podem ser um inseto praga? E como combate-los nesse caso?

Os soldadinhos, muitos conhecem por outros nomes, como viuvinha, guerreiro, entre outros. Mas para alguns agricultores ele pode ser uma praga.

Dirk van der Made, CC BY-SA 2.5, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Antes de começar a postagem confira um curso de controle de pragas. Com foco no controle biológico de pragas, o curso “Controle Biológico de Pragas em Soja e Milho”, ministrado por Glauber Renato Stürmer, aborda os principais organismos e microrganismos utilizados no controle biológico de pragas, suas características e particularidades, visando transmitir conhecimento técnico e científico de qualidade, para auxiliar você técnico e produtor a realizar um adequado manejo biológico de pragas, maximizando a produtividade e reduzindo as perdas em função da ocorrência de pragas.

Acesse o link abaixo ou clique na imagem, vai para o site da Hotmart:



Quem seria esses pequenos insetos?


Esses pequenos insetos são membros da família Membracidae, são parentes das cigarras. São insetos bastante curiosos que desperta a curiosidade em muitos pesquisadores.

Já temos duas postagens muito boas somente sobre esse incrível inseto, veja elas:

Como ele pode se tornar uma praga?


Em um estudo feito por Antonio Brito, que realizou uma pesquisa no decorrer dos anos de 1999 e 2001, notou uma infestação muito grande desses insetos na árvore gravioleira (Annona muricata, veja na Figura 2). Uma planta cujos frutos são muito apreciados pelo homem, e a polpa utilizada na confecção de sucos, sorvetes e cremes.

Os soldadinhos depositam seus ovos muito pequenos por sinal, sobre as partes tenras da planta, principalmente sobre os galhos verdes. Após a postura, o adulto envolve os ovos em uma mucilagem branca e pegajosa, protegendo-os e fixando-os sobre a gravioleira.

Figura 2. A fruta graviola da árvore gravioleira (Annona muricata). Imagem de Alida Ferreira por Pixabay 

Os pequenos soldadinhos vivem em colônias (veja na figura da entrada da postagem) sobre as pontas novas das folhas, flores e frutos. Ao nascerem apresentam o hábito de se agruparem, convivendo, em dado momento, todas as formas em uma mesma parte da planta. A medida que emergem novos adultos, novas posturas são colocadas nas pontas novas, formando-se aglomerados de insetos com sobreposição de populações emergentes.

Os soldadinhos são protegidos pelas formigas, principalmente as formigas-de-fogo, (Solenopsis saevissima, veja na Figura 3).  Nessa incrível interação ecológica, as formigas alimentam-se das fezes dos soldadinhos (pode parecer nojento pra uns, mas é uma interação interessante), muito ricas em açúcares e proteínas e, por outro lado, as formigas os protegem contra os inimigos naturais, principalmente de aranhas (ou percevejos), sendo assim uma protocooperação.

Figura 3. As formigas-de-fogo (Solenopsis saevissima). Imagem de LATUPEIRISSA por Pixabay 

Antonio Brito descobriu em sua pesquisa que esses pequenos insetos podem causar danos diretos e indiretos aos agricultores. Ao se alimentarem da planta esgotam suas reservas nutritivas, promovendo um enrugamento de tecidos novos e a queda das flores e frutos novos.

Já as suas fezes, que as formigas gostam tanto por sinal, mas são tão abundantes que as formigas não conseguem consumi-las totalmente, fornecendo substrato, nas folhas e outras partes, para o desenvolvimento de um fungo chamado da espécie Capnodium sp., comumente conhecido por fumagina, o qual recobre com uma fina película preta as folhas e demais partes da planta, impedindo o processo da fotossíntese e, consequentemente, reduzindo a produção da planta.

Figura 4. Uma planta infectada pelo fungo da espécie Capnodium sp. Fonte da imagem: AfroBrazilian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Por outro lado, a presença das formigas-de-fogo, com grandes colônias formadas na superfície do solo e a grande quantidade delas por sobre as colônias dos soldadinhos, promovem o ataque aos trabalhadores rurais, sendo assim prejudicando os tratos culturais e a colheita dos frutos.

Leia também:


COMO PODEMOS COMBATER OS SOLDADINHOS SE ELES VIRAREM UMA PRAGA?


O controle dos soldadinhos só deve ser feito se suas populações forem altas enquanto não se observar a ação de inimigos naturais (fungos e aranhas predadoras). Para se usar inseticidas deve-se observar o que recomenda o Ministério da Agricultura, antes de qualquer utilização inadequada a esses insetos.

Antonio Brito observou que o fungo entomógeno da espécie Beauveria sp. foi visto atacando os soldadinhos, o qual ele menciona que pode ser produzido em laboratórios de cooperativas ou de associações de agricultores a baixo custo, usando-se arroz ou milho como substrato (100 g de arroz ou 50 g de milho quebrado + 30 ml de água destilada).

O inócuo desse fungo para produção pode ser obtido de insetos do próprio campo ou adquirido em coleções de germoplasma de microrganismos de órgãos governamentais ou em universidades próximas da sua cidade.

Leia também:

Uma alternativa caseira contra os soldadinhos


Uma alternativa caseira, se você não conseguir um inseticida ou por esse composto citado por Brito, é um remédio caseiro contra insetos em geral. Segue a receita:

- uma colher de sopa de detergente;
- uma colher de sopa de vinagre branco;
- uma garrafinha de 500 ml de água.

Uma alternativa simples mas que é eficaz contra pulgões, cochonilhas e outras pragas de plantas. Como esse remédio natural afeta esses insetos, também pode afetar os soldadinhos. Mas lembre-se, como dito antes, só utilize se eles estiverem realmente prejudicando as suas plantas.




Referências
Laury Cullen Jr.; Rudy Rudran; Cláudio Valladares-Padua. Métodos de Estudos em Biologia da Conservação & Manejo da Vida Silvestre. Editora UFPR.
SILVA, Antonio de Brito. Membracis trimaculata (Homoptera: Membracidae), ESPÉCIE NOCIVA A GRAVIOLEIRA NO ESTADO DO PARÁ. Amaz6nia Oriental Ministério da Agricultura e do Abastecimento Trav.  Dr. Enéas Pinheiro s/n, Caixa Postal 48, Fax: (91) 276.9845, Fone: (91) 299-4544 CEP 66.095-100 e-mail: cpatu@cpatu.embrapa.br www.cpatu.embrapa.br.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.