A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: importância para pesquisas e necessidade de preservação

 Vamos a mais uma postagem que no qual vamos apresentar a vocês um artigo feito por nós e um grande amigo, Marcelo Ferreira Vasconcelos.


Parte da coleção ornitológica do Museu de História Natural da UFMG. Foto: Cláudia Cristina Cardoso


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Este artigo que vamos apresentar tem uma importância muito grande, pois ele fala de uma perdida e esquecida coleção que fica (ou ficava, pois ocorreu um incêndio recentemente por lá e ainda não sabemos se tudo foi perdido) no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, feita por grandes pesquisadores do século passado e armazenada em um acervo dentro no museu que citaremos logo a baixo. E além de mostrar esta bela coleção com fotos e descrição de cada exemplar, o artigo também fala da importância das coleções biológicas em museus e sua preservação e reconhecimento por parte da população em geral e principalmente de pesquisadores e estudantes das áreas das ciências naturais.


Leia também:

 

A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais

 

As coleções zoológicas constituem a base mais apropriada para geração de conhecimento na área da zoologia e da ciência em geral. O estudo foi realizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais, localizado na cidade de Belo Horizonte, através de uma criteriosa revisão de todo o acervo ornitológico da coleção. Esta coleção é formada por 348 exemplares (peles) de 96 espécies de aves e possui alguns representantes de táxons atualmente considerados ameaçados de extinção, tais como Pteroglossus bailloni, Ramphodon naevius, Crypturellus noctivagus e Tinamus solitarius, assim como alguns exemplares de espécies raras em coleções, tal como Neocrex erythrops, e um exemplar de Odontophorus capueira que possui uma plumagem arlequim. Os espécimes foram checados e fotografados, juntamente com as bases de dados dos exemplares disponíveis fornecidas pela instituição, com intuito de se preservar as informações deste importante acervo.

 

A maior parte dos exemplares é proveniente da região Sudeste do Brasil (estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro). Além disso, há alguns exemplares do estado do Mato Grosso. Os espécimes presentes neste acervo foram obtidos entre os anos de 1964 e 1976, praticamente no final de um período em que as atividades de coleta com o uso de armas de fogo ainda eram mais praticadas, ou seja, entre 1880 e 1960. Dentre os principais coletores, destacam-se Emílio Dente, José Jacintho, Geraldo Theodoro Mattos e Antonio Paviotti.

 

Se quiser saber mais, baixe o artigo em PDF no link abaixo, que foi lançado pela revista Atualidades Ornitológicas em abril de 2020:

A Coleção Ornitológica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais: importância para pesquisas e necessidade de preservação

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.