Tipos de lavanda: conheça as principais diferenças entre elas

A lavanda é muito utilizada por diversas indústrias, mas você sabia que há mais espécies dessa planta? Então, confira neste post, os tipos de lavanda e as principais diferenças entre elas.


Imagem de Jill Wellington por Pixabay 


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Essa planta é utilizada na indústria cosmética, em creme e loções diversas, em produtos de higiene para casa e até em home spray de lavanda, como forma de deixar os ambientes mais agradáveis , aproveitar os benefícios terapêuticos e deixar os espaços com um cheiro característico e que agrada a maioria das pessoas.


Assim, confira os tipos de lavanda, seus benefícios e diferenças entre elas.


Leia também:


TIPOS DE LAVANDA: AS PRINCIPAIS E SUAS DIFERENÇAS


Engana-se quem pensa que há só um tipo de lavanda, há vários tipos. E conhecer cada um deles facilita na hora de utilizar essa planta conhecida pela sua beleza, aroma agradável e benefícios terapêuticos e muito utilizada na aromaterapia.


Lavanda de caboclo


A lavanda de caboclo, também conhecida como Hissopo, é um dos tipos de lavanda que é possível encontrar no Brasil. Esse tipo é bem utilizado para uso medicinal, mas também é muito aromático, sendo ideal também para essa finalidade.


Originária da Europa, esse é um dos tipos de lavanda que possui flores das mais diversas cores, como: 

- Azul;

- Branca;

- Rosa;

- Violeta


Uma curiosidade sobre esse tipo de lavanda é que ela é utilizada para obtenção de mel pelos cultivadores europeus, pois o produto obtido através da planta de lavanda é muito aromático. Além de ser conhecida também como erva sagrada.


Lavanda francesa


Um dos tipos de alfazema é a francesa, muito cultivada no Brasil, esse é um tipo que pode ser cultivado facilmente. Essa lavanda também pode ser encontrada pelo nome de Lavandula dentata.


A rega de água da lavanda dentata pode ser feita em dias mais espaçados, pois prefere o solo mais seco. Com isso, a rega é recomendada quando a terra estiver mais seca.


Lavanda inglesa


Um dos tipos de lavanda mais comuns é a inglesa, também conhecida como lavandula angustifolia. Esse tipo de lavanda é muito utilizada para fazer infusões em água quente, ou seja, chás, que promovem diversos benefícios naturais, segundo o uso popular.


Alguns dos benefícios que a infusão da lavanda inglesa pode oferecer:

- Aumento do bom humor;

- Ameniza as cólicas menstruais;

- Melhora no sono;

- Promove a melhora e saúde da pele.


Leia também:


PRECAUÇÕES NO USO DO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA


A lavanda é uma planta utilizada para diversas finalidades. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados no seu uso como óleo essencial.


Ao utilizar o óleo essencial de lavanda, para evitar alergias, é necessário fazer um teste na pele antes.


Nunca utilize esse produto sem diluir, pois a concentração é alta e o seu uso sem a diluição correta pode acarretar diversos problemas à pele, como irritações e até inflamação.


O óleo essencial de lavanda oferece diversos benefícios, como:


Digestivo: o óleo de lavanda ajuda a diminuir náuseas, dor de estômago e gases.


Relaxamento: se quiser utilizar o óleo para relaxar, o de lavanda é um dos mais indicados, pois alivia o estresse, insônia e ansiedade.


Anti-inflamatório: outro benefício do óleo de lavanda é sua ação para amenizar queimaduras, desde que sejam superficiais e leves, e também para picadas causadas por insetos.


Leia também:


LAVANDA BRASILEIRA: O TIPO MAIS COMUM NO PAÍS


Apesar de ter diversos tipos de lavanda, no Brasil há uma que é mais facilmente encontrada - a lavanda francesa, também conhecida como Alfazema.


Lavandula dentata, como é classificada a Alfazema, é um dos tipos de lavanda mais facilmente encontradas no país. Muito utilizada no paisagismo, devido a sua beleza e por não necessitar de muitos cuidados.


Um dos tipos de lavanda mais indicada para iniciantes no mundo das plantas, a Alfazema ou lavanda brasileira requer pouca água. Ou seja, mesmo se você esquecer de fazer regas frequentes, a planta costuma aguentar por mais tempo.


Além disso, os diversos tipos de lavanda são utilizadas também quando suas folhas e flores secam, pois seu perfume continua a exalar, sendo muito utilizada em sachês para perfumar gavetas de roupas e armários. Outra forma de uso são os arranjos de flores que podem ser feitos com a lavanda.


Para adquirir a lavanda brasileira, procure estabelecimentos especializados, como floriculturas. Sem dúvida, quando utilizada na decoração, essa planta faz toda diferença e deixa os ambientes mais requintados e bonitos.


Leia também:


COMO CULTIVAR OS TIPOS DE LAVANDA


Se você deseja cultivar os tipos de lavanda, é preciso conhecer as necessidades dessa planta para não errar e ter sempre as lindas flores e aroma que elas oferecem.


Alguns cuidados necessários para cultivar lavanda brasileira e de outros tipos:


Sol: todos os tipos de lavanda gostam de sol. Assim, elas devem ser cultivadas em uma área que favoreça a exposição solar.


Solo: o melhor solo para o cultivo de todos os tipos de lavanda é o calcário. Esse tipo de solo é formado por pequenas rochas e, durante a exposição solar, ele esquenta bastante e possui uma característica mais seca.


Terra drenada: os tipos de lavanda no Brasil devem ser cultivados em terra drenada, pois essa planta não necessita de muita água.


Mudas novas: apesar dos tipos de lavanda não necessitarem de muita água, no início, é preciso fazer a rega das plantas diariamente. Entretanto, não encharque a lavanda com excesso de água.


Adubo: a lavanda também necessita de adubo, sendo indicado seu uso duas vezes ao ano. O adubo utilizado deve ser orgânico.


Rega das plantas: se a planta não for de mudas novas, a rega pode ser feita 2 vezes por semana e, em alguns casos, até 1 vez, já que a lavanda não gosta de água em excesso. Períodos ou lugares com muita umidade também facilitam esse processo, pois exigem menor quantidade de regas por semana.


Ao cultivar essa planta, você terá sempre belas mudas de lavanda, que pode utilizar para decorar vários ambientes da sua casa e outros locais, como varandas, por exemplo. E não é somente a beleza dessa planta que você, sua família e amigos vão curtir, o perfume também é marcante e muito agradável e, com certeza, será apreciado por todos.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.