Os 10 cogumelos comestíveis mais comuns no Brasil

Se você gosta de cogumelos esse postagem é pra você, pois está cheia de sabores de alguns cogumelos brasileiros.

 


O que são cogumelos?

 

Acho que muitos já sabem o que são cogumelos, ainda mais se você já gosta deles. Mas muitos ainda não sabem nem os conhecem, então vamos apresenta-los rapidamente. Os cogumelos pertencem ao reino dos Fungos (Fungi), é um grupo de seres vivos bem diferente, tanto das plantas quanto dos animais, e chega a ser tão grande ou maior do que os dois.

 

Os fungos possuem uma grande variedade de formas e cores. Mas para se disseminar e multiplicar, todos eles produzem esporos e desenvolvem estruturas especiais, chamadas de corpos frutíferos, destinados a reprodução desses seres.


Leia também:

 

Como e quando podemos colher cogumelos?

 

Cogumelos mais carnudos tendem a aparecer sazonalmente. A época mais produtiva é a do outono, depois que o calor do verão já passou e até o início do inverno. À medida que o outono avança, a coleta de espécies que crescem no chão vai se tornando mais difícil, pois as folhas caídas escondem os corpos frutíferos. A duração da estação varia de acordo com o clima da região. No Brasil, a estação dos cogumelos silvestres vai de março a junho, nos locais de clima mais frio.

 

Para colher cogumelos grandes não é difícil, uma vez que não têm sistemas de raízes muito enterradas. É necessário cuidar para não machucar raízes e galhos das árvores, nem arrancar plantas vizinhas. Colha só os espécimes em bom estado. Não colha mais corpos frutíferos do que realmente precisa, mas veja se tem espécimes suficientes em todos os estágios do desenvolvimento.

 

A colheita deve ser feita com cuidado, evitando quebrar a base do corpo frutífero, importante para a identificação. Uma faca afiada é essencial e uma colher de jardineiro, é bem útil. Deve-se evitar sacos plásticos: os corpos frutíferos "suam" e murcham facilmente. Manter as espécies separadas é de grande importância, principalmente quando se quer ingeri-las.


Leia também:

 

OS COGUMELOS COMESTÍVEIS MAIS COMUNS AQUI DO BRASIL

 

Agora vamos ao que interessa, aos cogumelos comestíveis mais comuns encontrados aqui no nosso país:


1 - Cogumelo-favo-de-mel - Favolus brasiliensis


Fonte da imagem: Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons


Este é um cogumelo nativo da mata atlântica. Por dentro dele, o tecido interno do corpo, tem uma textura dura e carnuda a coriácea quando fresca, tornando-se coriácea a cortiça ou quebradiça quando seca. Não consegui achar qual sabor ele tem, se você já o experimentou deixe nos comentários.


E pra você que gosta de produzir seus próprios cogumelos confira um curso somente sobre produção de cogumelos. Cliquei no link abaixo ou na imagem:



2 - Cogumelo-véu-de-noiva - Phallus indusiatus


Vinayaraj, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

No leste da Ásia, P. indusiatus é considerada uma iguaria e um afrodisíaco. Anteriormente coletado apenas na natureza, onde não é abundante, era difícil de obter. A escassez do cogumelo fazia com que fosse normalmente reservado para ocasiões especiais.

Leia também:

 

3 - Cogumelo-ostra-de-rosa - Pleurotus djamor

 

Fonte da imagem: Pleurotus_djamor.jpg: Gerly123 derivative work: Ak ccm, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O sabor desse cogumelo é descrito como carnudo e de com gosto de peixe. Sua textura é carnuda. Quando frito até ficar crocante, lembra bacon ou até presunto. No entanto, quando é cru, tem um sabor azedo. A razão pela qual é muito raro encontrá-lo em supermercados é que ele tem uma vida útil de apenas cerca de um dia. Uma vez que só é colhido da primavera ao outono, só está disponível durante esse período.


4 - Armillaria puiggari


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Alan Rockefeller/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada


Este é uma espécie pequena de cogumelo comestível. Comum mas porém não consegui achar informações precisas sobre sua estrutura e sabor.


5 - Auricularia sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/No machine-readable author provided. Svdmolen assumed (based on copyright claims)., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Esses cogumelos tem corpos frutificantes ressupinados ou pileados, em forma de orelha ou concha ou formando estreitas brácteas imbricadas, frouxamente elásticos ou duros e gelatinosos. A superfície dos himénios é geralmente lisa, mas por vezes enrugada ou venosa, geralmente arroxeada. A maior parte das espécies de Auricularia são comestíveis e por essa razão cultivadas para fins comerciais.


6 - Coprino-barbudo - Coprinus comatus


Fonte da imagem: Wikipedia/Jerzy Opioła, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


É comestível, de sabor agradável e textura delicada, só colhida se o exemplar estiver totalmente branco. Pode confundir-se com o Coprinopsis atramentaria, tóxico, de chapéu mais liso sem escamas. Alguns autores separam o Coprinus ovatus como uma espécie independente mas no entanto pode-se considerar uma variedade.


7 - Cogumelo-anéis-de-fadas - Lepista sordida


Fonte da imagem: Wikipedia/2008-10-11_Lepista_sordida_20505.jpg: This image was created by user {{{2}}} at Mushroom Observer, a source for mycological images.You can contact this user here. English | español | français | italiano | македонски | മലയാളം | português | +/− derivative work: Ak ccm, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

É um cogumelo com cores violetas mais profundas e uma borda mais fina quando maduro. Frequentemente, a cor desse cogumelo é violeta profundo, e então ele poderia ser facilmente confundido com o Violet Webcap Cortinarius violaceus. Tem aroma e sabor de camarão, no entanto, esses cogumelos só são comestíveis se forem bem cozidos e, mesmo assim, é uma boa precaução tentar uma porção bem pequena no início, porque sabe-se que eles discordam de algumas pessoas. Nunca os coma crus.


8 - Oudemansiella cubensis


Fonte da imagem: Wikipedia/(Berk. & M.A. Curtis) R.H. Petersen/This image was created by user Susanne Sourell (suse) at Mushroom Observer, a source for mycological images.You can contact this user here. English | español | français | italiano | македонски | മലയാളം | português | +/−, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Oudemansiella cubensis, que não tem nome vulgar, é uma espécie de cogumelo recém descoberta, nasce em troncos e raízes de árvores. Tem textura delicada e notas aromáticas que remetem ao coco.


9 - Cookeina sp.


Fonte da imagem: Wikipedia/Jorge Ochoa/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.


Cookeina é um gênero de fungos da família Sarcoscyphaceae , cujos membros podem ser encontrados em regiões tropicais e subtropicais do mundo. As espécies podem ser encontradas em galhos caídos de angiospermas , troncos e, às vezes, em frutas. Não consegui achar informações sobre seu gosto.

 

10 - Cogumelo-cérebro-amarelo - Tremella mesenterica

 

Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: J. Carmichael/I, the copyright holder of this work, release this work into the public domain. This applies worldwide.

É mais frequentemente encontrado em galhos mortos, mas presos e recentemente caídos, especialmente de angiospermas, como um parasita de fungos apodrecedores da madeira no gênero Peniophora. Embora seja considerado sem graça e sem sabor, o fungo é comestível. Também não encontrei com o que seu sabor se parece.


OUTRAS ESPÉCIES COMESTÍVEIS ENCONTRADAS NO BRASIL


Encontrei algumas outras espécies em artigos científicos que são comestíveis encontradas no Brasil, mas com uma distribuição ampla, não os inclui na lista acima pois tem poucas informações ou quase nenhuma sobre sua comestibilidade e sabor, que é o foco da postagem, segue alguns outros:


- Tremella fuciformis;

 - Oudemansiella canarii;

 - Lentinula raphanica;

- Stropharia rugosoannulata.


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

3 comentários:

  1. Boa noite. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Sou apaixonado por cogumelos, deu vontade de provar um dia algum desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, muito obrigado pelo comentário e claro que tenha gostado do nosso conteúdo. Um forte abraço.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.