Descubra as 5 maiores montanhas do mundo

Quando o assunto é tamanho na natureza, essas montanhas são exemplo disso.


O que são montanhas?


Montanhas são formas de relevo que se caracterizam por suas elevadas altitudes quando comparadas a outros tipos de superfícies, sendo então consideradas os pontos mais altos do planeta. Possuem encostas íngremes, paisagem acidentada e normalmente apresentam vales profundos, localizando-se geralmente em áreas de intensa atividade tectônica e vulcânica. Para a Geologia, montanhas são formações de relevo recentes. Quando agrupadas, extensas e altas, as montanhas formam as chamadas cordilheiras ou cadeia de montanhas. Se alinhadas, formam as serras.


Leia mais:


Há ou não montanhas no Brasil?


Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil. Segundo Jurandyr Ross, grande geógrafo brasileiro, as cadeias de montanhas antigas existentes no Brasil estão bastante desgastadas por causa de processos erosivos, mas ainda assim apresentam aspectos serranos em suas extensões.


Leia também:


QUAIS SÃO AS MAIORES MONTANHAS DO MUNDO?


Agora vamos ao nosso Top 5 das maiores montanhas do mundo:


1- Monte Everest


Foto de Dick Hoskins: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ceu-azul-ceu-de-brigadeiro-geleira-glaciar-6642124/


Com 8.848 metros de altura (29 028 pés), o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo. Ele é localizado na Cordilheira do Himalaia, na região Tibete, entre a China e o Nepal. A primeira escalada bem sucedida do Monte Everest ocorreu em 1953.


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


2- Montanha K2


Fonte da imagem: Wikipedia/Svy123CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


A segunda maior montanha do mundo tem 8.611 metros de altitude (28 251 pés) e, mesmo não sendo a maior, é considerada a montanha mais perigosa de se escalar por suas avalanches,  nevascas e ventos de até 100 km/hora. Ela foi escalada pela primeira vez em 1954. A K2 fica localizada entre a China e o Paquistão, na Região Autônoma Uigur do Sinquião.


3- Montanha Kangchenjunga


Localizada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia, a terceira maior montanha tem 8.586 metros de altura e apresenta cinco picos. Kangchenjunga foi escalada pela primeira vez com sucesso em 1955.


4- Montanha Lhotse


Fonte da imagem: Wikipedia/User:Uwe GilleCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A quarta maior montanha do mundo é conectada ao Monte Everest pelo lado sul, também localizada na região de Tibete entre o Nepal e a China. Lhotse tem 8 516 metros de altitude (27 940 pés) e foi escalada totalmente pela primeira vez em 1956.


5- Montanha Makalu


Em quinto lugar está a montanha Makalu, com 8.485 metros de altura. Ela também está localizada entre o Nepal e a China, na região do Tibete. A primeira escalada bem sucedida da montanha ocorreu em 1955.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.