Por que não vemos moscas voando a noite dentro de casa?

Quem não se sente incomodado quando está almoçando e vem aquela danada da mosca voar perto da sua comida. Mas e a noite, já reparou que elas não aparecem? Por que será?

Foto: Cleverson Felix

VAMOS DESCOBRIR...


Antes de começar a postagem confira um curso de controle de pragas. Com foco no controle biológico de pragas, o curso “Controle Biológico de Pragas em Soja e Milho”, ministrado por Glauber Renato Stürmer, aborda os principais organismos e microrganismos utilizados no controle biológico de pragas, suas características e particularidades, visando transmitir conhecimento técnico e científico de qualidade, para auxiliar você técnico e produtor a realizar um adequado manejo biológico de pragas, maximizando a produtividade e reduzindo as perdas em função da ocorrência de pragas.

Acesse o link abaixo ou clique na imagem, vai para o site da Hotmart:



Quem são as moscas?


As mocas são insetos que pertencem a ordem dos Dípteros. Medem cerca de 6 e 7 milímetros de comprimento e uma envergadura de asa dupla. A diferença entre os sexos é que em geral as fêmeas têm asas mais longas que os machos, que por outro lado têm pernas mais longas. Os olhos das fêmeas são claramente separados, enquanto nos machos a distância é muito menor. Uma mosca doméstica tem um total de cinco olhos.

Uma coisa interessante sobre os olhos das moscas é que são usados ​​para ver imagens e são compostos de uma infinidade de elementos minúsculos chamados ommatidia, que podemos considerar uma versão muito simplificada do nosso olho.

E se quiser saber mais sobre a visão dos insetos acesse essa outra postagem nossa que fala sobre:


Além dos dois olhos compostos, as moscas têm três olhos primitivos na cabeça, muito mais simples, chamados ocelli. Eles não percebem imagens, mas apenas variações de luz. Eles são uma ferramenta essencial, especialmente para detectar a posição do Sol, mesmo no caso de nebulosidade, para manter a orientação correta nas fases de voo.

Leia também:

ONDE AS MOSCAS DORMEM Á NOITE? ONDE ELAS SE ESCONDEM?


E eis a pergunta, por que não vemos as mocas voando a noite quando você está jatando em casa? Na biologia é sempre assim, para perguntas simples sempre tem respostas complexas.

Bom, a maioria das espécies de moscas tem hábitos diurnos. Sendo assim, elas exigem luz polarizada para guiá-las visualmente por onde voam.

Segundo o curador da divisão de zoologia de invertebrados do Museu Americano de História Natural de Nova York “á medida que o dia se põe, as moscas se refugiam sob folhas e galhos, galhos e troncos de árvores, caules de grama alta e outras plantas”.

“Elas normalmente não passam a noite no chão. Ciclos claro / escuro são o principal determinante nos tempos de voo das moscas”, disse, “afetados um pouco pela temperatura”. Certos tipos incluindo mosquitos e moscas da areia, são alimentadores crepusculares, preferindo o amanhecer e o anoitecer, enquanto outros preferem a noite.

Moscas negras que estão intimamente relacionadas com mosquitos, são ativas apenas durante o dia ou períodos de crepúsculo. Os tipos de moscas que a maioria das pessoas consideram moscas, incluindo moscas domésticas (Musca domestica), são espécies verdadeiramente com hábitos diurnos. Alguns, como a mosca da fruta Drosophila, preferem manhãs e noites frias e úmidas.

Então a pergunta que não queria se calar está resolvida, o porque de nós não vermos moscas a noite no seu prato de jantar é que em sua maioria são espécies diurnas que é o primeiro fator, o segundo seria seu metabolismo, como são insetos e são animais ectotérmicos necessitam da luz do sol para manter seu metabolismo ativo, dai por isso que a noite elas ficam mais em repouso.

Leia também:

As moscas dormem?


Agora uma história interessante, cerca de uma década atrás, pesquisadores da Universidade de Queensland realizaram um estudo sobre moscas para estudar sua capacidade de dormir. O estudo sugeriu que o ciclo do sono nas moscas é muito semelhante ao dos seres humanos.

O sono humano envolve dois estágios: Estágio de movimento rápido dos olhos, também conhecido como sono leve (durante o qual podemos ver sonhos). Um estágio também conhecido como sono profundo. Da mesma forma, o ciclo do sono das moscas também consiste em dois estágios, ou seja, o sono leve e o sono profundo. Este estudo estabeleceu um fato inovador que mesmo os menores cérebros de animais precisam dormir para funcionar corretamente.

O mais interessante é que as moscas dormem principalmente durante a noite, mas às vezes também tiram um cochilo durante o dia. Geralmente, as moscas não procuram áreas de dormir livres de predadores, mas apenas dormem em qualquer lugar. Moscas podem ser encontradas dormindo no chão, paredes, cortinas, folhas de plantas etc.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.