Descubra 10 flores que são naturalmente azuis

Flores azuis, você deve estar achando que estou louco não é mesmo? Mas não, elas existem sim, são raras, mas estão por ai.


VAMOS DESCOBRIR...


Quando vejo uma planta com flores azuis eu já fico com o pé atrás. Pois quem já teve ou conhece alguém que comprou uma orquídea azul e depois que suas flores caíram ela flore novamente mas branca? Pois é, nem tudo que vemos é verdade, mas aqui vou mostrar pra vocês que sim, existem plantas que flores azuis naturais e são belas e lindas.

Por que existem poucas plantas com flores azuis?


A cor azul tem um significado forte para nós, ela transmite a tranquilidade confiança, harmonia e a lealdade. Mas no mundo natural, as cores são bastante variadas, tanto para os animais como para as plantas. E para as plantas a cor das flores são fundamentais para elas pois é o caminho para sua sobrevivência, ou seja, a perpetuação da sua espécie, então elas tem que dar o melhor de si não é mesmo? Mas então se a cor azul é tão bela e significativa, por que existem poucas.

Temos que pensar assim, muitas plantas precisam de polinizadores para fecundarem suas flores, assim sendo, elas tiveram que dançar conforme a dança, ou seja, vamos pegar um polinizador comum que são as abelhas, elas e os insetos em geral veem o mundo ao seu redor nos tons de cores mais para o verde, então o tom azul não seria interessante para as plantas, pois já que seus polinizadores veem em outros tons de cores.

Temos uma postagem em nosso site que fala somente como é a visão dos insetos:


10 FLORES QUE SÃO NATURALMENTE AZUIS


Agora vamos a 10 plantas que são naturalmente azuis que você pode encontrar por ai:

1 - Azulzinha (Evolvulus glomeratus)


Foto: Cleverson Felix

Começando com ela, que faz jus ao nome, a Azulzinha (Evolvulus glomeratus), e e uma planta nativa aqui do Brasil. Suas pequenas e delicadas flores azuis se destacam em meio a verde.

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

2 - Campanula persicifolia


Imagem de Kev por Pixabay 


Nativa da Europa e Ásia, tem suas flores nos tons azul a lilás

3 - Delfínio-azul (Delphinium ajacis)


Imagem de Hans por Pixabay 

É nativa do sul da Europa. De perfume leve e agradável, tem belas hastes de flores em tonalidades de azul, salmão, rosa, lilás, vermelha, púrpura ou branco.

4 - Gengibre-azul (Dichorisandra thyrsiflora)


Foto: Cleverson Felix.

É nativa das florestas tropicais da América do Norte, Central e do Sul, especialmente na vegetação da Mata Atlântica no Brasil. O nome já diz que ele é azul, porém ele tem tons de lilás a roxo, mas também varia pro azul.

5 - Glória da Manhã (Ipomoea purpurea)


Foto: Cleverson Felix

É nativa do México e da América Central. Suas flores tem tons azuis, mas é mais comum achar elas em tons de lilás a roxo escuro.

6 - Hortência (Hydrangea macrophylla)


Imagem de Hans por Pixabay 


As hortênsias são belas e vistosas, nativa do Japão e China, tem flores de várias cores, mas essas cores dependem do pH do solo onde ela é plantada. No caso da cor azul é preciso apostar em um solo rico em alumínio, um solo ácido. Para tornar o solo ácido, faça uma mistura de 20g de sulfato de alumínio, pedra-ume ou sulfato de ferro. Dilua em água e regue a planta duas vezes por semana.

7 - Jacinto (Hyacinthus orientalis)


Imagem de Ralph por Pixabay 


É uma planta nativa da África, Ásia, Europa, A inflorescência é ereta e simples, de formato cilíndrico, com numerosas flores cerosas, simples ou dobradas, duráveis e muito perfumadas, de cor rosa, azul, branca, vermelha, laranja ou amarela.

8 - Jacinto-uva (Muscari botryoides)


Imagem de Couleur por Pixabay 

Nativo da Ásia e Europa, e é fácil entender porque o jacinto-uva tem este nome popular, já que suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.

9 - Papoula Azul do Himalaia (Meconopsis betonicifolia)


Imagem de Davie Bicker por Pixabay 

Esta flor azul natural cresce nas zonas montanhosas, sombrias e úmidas do Tibete, Mianmar e China ocidental. É conhecida por ser, de fato, difícil de cultivar e precisa de invernos frios e secos, com uma camada de neve, para se desenvolver. Portanto, o seu cultivo é difícil de imaginar em nosso país de clima tropical.

10 - Trapoeraba (Commelina benghalensis)


Imagem de Jan Haerer por Pixabay 

E por ultimo deixei a mais bela e interessante, simples e não menos importante, é bastante resistente, pois nasce em canteiros e até no meio fio por ai. É nativa do sudeste Asiático, mas encontra-se amplamente distribuída pelo globo como planta invasora.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.