Descubra 10 cobras mais venenosas e nativas do Brasil

Cobras, um animal que assusta muita gente mas encanta os olhos de muitos. E você sabia que aqui no Brasil tem umas bem venenosas?


VAMOS DESCOBRIR...


As cobras venenosas do Brasil


Existem cerca de 400 espécies de cobras no Brasil, sendo 63 delas consideradas peçonhentas, ou seja, que produzem uma substância tóxica e tem presas que podem inocular o veneno em sua caça. Isso não quer dizer que as cobras brasileiras mais venenosas sejam as mais perigosas, pois nem sempre são elas as responsáveis pelos maiores números de acidentes por ano. E você sabe a diferença entre uma cobra não peçonhenta e peçonhenta? Temos uma outra postagem aqui no site sobre essa diferença:


Qual a diferença entre as serpentes não peçonhentas e peçonhentas?


Pra início de conversa sobre as cobras mais venenosas do Brasil, a coral-verdadeira é a cobra mais venenosa do Brasil. No entanto, seu comportamento calmo e cores vibrantes faz com que os acidentes provocados por ela sejam muito baixos, representando apenas 0,1% dos casos no país. E você sabe o que fazer se for picado por uma cobra? Em caso de acidentes leia essa outra postagem em nosso site nesse link: https://www.bioorbis.org/2013/12/serpentes-acidentes-e-primeiros-socorros.html


Já em questão de quantidade de acidentes, de acordo com o herpetólogo Willianilson Pessoa, quase 99% dos acidentes causados por cobras no Brasil são por jararacas. “O alto índice é justificado por uma série de fatores combinados: a ocorrência das espécies em diversos tipos de habitat, a abundância de indivíduos e o comportamento arisco de defesa”, explica. “Elas não atacam, elas se defendem. No entanto, são mais agressivas: se chegar muito perto, ou mesmo tocar no animal, ele dá o bote e inocula a peçonha”. Com ação proteolítica, o veneno das jararacas é composto por enzimas que degradam a musculatura, causando hemorragias e necrose local.


AS 10 COBRAS MAIS VENENOSAS DO BRASIL


Então vamos agora as espécies mais venenosas e perigosas do nosso país:


1 - Coral-Verdadeira (Micrurus lemniscatus)


Fonte da imagem: Wikipedia/Lvulgaris, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Acre, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso.

Estado de conservação: sem dados

A coral-verdadeira é uma espécie de cobra coral bastante reconhecida por sua coloração. Ela apresenta a toxicidade mais alta entre as espécies de cobras do Brasil, de 0,69 mg/kg. Os machos chegam a medir 1,3 metros de comprimento e as fêmeas 1,1 metro. O corpo destas serpentes apresentam anéis pretos, brancos e vermelhos. A cabeça é arredondada e apresenta um anel preto no focinho. Quando ameaçadas, elas tendem a se enrolar e levantar a cauda. O veneno desta cobra apresenta atividade neurotóxica, que pode provocar visão dupla, tonturas, dores musculares e insuficiência respiratória.


Leia também:


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


2 - Surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta)


Fonte da imagem: Wikipedia/Christopher Murray - en:Image:Lachesis muta muta.jpg/Esta obra foi dedicada ao domínio público pelo autor, Amarumayo em Wikipédia em inglês, com aplicação em todo o mundo.


Ocorrência: Amazônia e Mata Atlântica (Paraíba ao Rio de Janeiro)

Estado de conservação: pouco preocupante

Conhecida popularmente como Surucucu pico-de-jaca, a espécie Lachesis muta é a maior serpente venenosa encontrada na América. Ela pode medir até 3 metros de comprimento e sua coloração é composta por manchas pretas em formato de losangos. Nas espécies adultas, as escamas dorsais são pontiagudas. A ponta da causa apresenta escamas eriçadas e uma escama enrolada na extremidade que faz lembrar um espinho. O veneno desta espécie pode ocasionar grandes hemorragias na vítima e também apresentar ação neurotóxica no sistema.


3 - Cascavel (Crotalus durissus)


Fonte da imagem: Wikipedia/Leandro Avelar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: todo o Brasil com exceção do Acre

Estado de conservação: em perigo crítico

A cascavel é uma das espécies de cascavel mais perigosas que pode ser encontrada por quase todo o território brasileiro. O veneno desta espécie pode afetar direta ou indiretamente o sistema circulatório da vítima picada. Estudos realizados em mamíferos de grande porte comprovaram a gravidade do veneno desta serpente, que pode ser extremamente letal em humanos.


Leia também:


4 - Jararaca-de-Alcatrazes (Bothrops alcatraz)


Fonte de imagem: Wikipedia/Douglas Bete, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: São Paulo

Estado de conservação: 

Essa espécie de serpente brasileira é encontrada exclusivamente na ilha de Alcatrazes, localizada no litoral norte de São Paulo. Medindo apenas 50 centímetros de comprimento, essa cobra possui um veneno potente e altamente coagulante. O veneno da Jararaca-de-Alcatrazes é considerado 10 vezes mais forte se comparado a outras espécies de jararacas encontradas no continente Brasileiro, podendo gerar inclusive paralisação nervosa na vítima picada.


5 - Jararaca-Ilhoa (Bothrops insularis)


Fonte da imagem: Wikipedia/Nayeryouakim, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: São Paulo

Estado de conservação: em perigo crítico

A jararaca-Ilhoa é uma espécie que pode ser encontrada exclusivamente na Ilha da Queimada Grande, no litoral de São Paulo. A espécie está ameaçada de extinção e cientistas estimam que existam apenas 2000 serpentes desta espécie no mundo. O veneno desta serpente é extremamente tóxico, mas é provado ser mais potente em aves se comparado aos mamíferos.


Leia também:


5 - Jararaca-Cruzeira (Bothropoides neuwiedi)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor - Daderot/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos Creative Commons - CC0 1.0 Dedicação Universal ao Domínio Público


Ocorrência: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estado de conservação: pouco preocupante

A Jararaca-Cruzeira é uma serpente venenosa que pode medir até 1,15 metro de comprimento. Ela pode ser encontrada em tons de cinza e marrom e possuem características manchas triangulares ao longo do seu corpo. O veneno desta cobra pode provocar dor aguda e em casos mais sérios, vômitos e desmaios.


6 - Jararacuçu (Bothrops jararacussu)


Fonte da imagem: Wikipedia/Rodrigo.Argenton, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul

Estado de conservação: pouco preocupante

A Jararacuçu é a segunda maior espécie de cobra venenosa encontrada no Brasil, ficando atrás apenas da Surucucu pico-de-jaca. Ela pode medir até 2,2 metros de comprimento e seu nome na língua tupi significa "serpente venenosa grande". Registros de pessoas picadas por esta serpente revelam o poder letal do seu veneno. Foram relatados casos de insuficiência circulatória e respiratória, hemorragia intracerebral e até mesmo falência renal.


7 - Caiçara (Bothrops moojeni)


Fonte da imagem: Wikipedia/(Greg Hume), CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: sudoeste brasileiro

Estado de conservação: pouco preocupante

O veneno da cobra Caiçara é capaz de destruir fibras musculares e tecidos da vítima atacada. Contudo, não é apenas o potente veneno desta serpente que assusta. Ela é considerada uma das cobras mais agressivas encontradas no Brasil e seu bote, além de veloz, é também capaz de atingir as partes superiores do corpo da vítima.


8 - Cobra Cotiara (Bothrops cotiara)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Lfgteixeira/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional


Ocorrência: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul

Estado de conservação: pouco preocupante

Podendo medir até 1 metro de comprimento, a Cotiara é encontrada especialmente na Argentina e nas matas araucárias brasileiras. Seu veneno é bastante letal em mamíferos e presume-se que seja também muito perigoso para humanos. Pela falta de registros de ataques não é possível concluir a real letalidade do veneno da Cotiara.


Leia também:


9 - Urutu Cruzeiro (Bothrops alternatus)


Fonte da imagem: Wikipedia/Cláudio Timm, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo

Estado de conservação: pouco preocupante

Conhecida popularmente como Urutu, a Bothrops alternatus é uma perigosa serpente que pode ser encontrada no Brasil. Ela não apenas apresenta um veneno muito perigoso para humanos, como também são extremamente velozes e agressivas em seus botes. Outra característica que as distingue são as manchas ao longo do corpo em formato de ferraduras.


10 - Jararaca-Verde (Bothrops bilineata)


Fonte da imagem: Wikipedia/Renato Augusto Martins, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


Ocorrência: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Espírito Santo, Rondônia, Roraima

Estado de conservação: pouco preocupante

Esta cobra venenosa pode ser encontrada especialmente na região equatorial do Brasil e se destaca pela coloração vibrante esverdeada. Uma característica que as distingue de outras espécies é o fato de passarem a maior parte da vida em árvores. Elas se alimentam especialmente de aves e mamíferos e costumam medir até 1 metro de comprimento.


Leia também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.