COMO É A VIDA DENTRO DE UM FORMIGUEIRO?

Formigas, um inseto interessante com muitas características que nos surpreendem. Mas você já se perguntou como é dentro de um formigueiro?


Imagem de Baris por Pixabay 


VAMOS DESCOBRIR...


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Formigas, insetos sociais


Todos sabemos que as formigas se enquadram nos insetos sociais, que no qual vivem em grandes sociedades ou seja grande colônias. Sendo assim há uma grande hierarquia dentro dos formigueiros, que no qual são divididas em três classes: rainhas, machos e operárias. Todas sofreram o mesmo processo de metamorfose: ovo, larva, pupa, até atingirem a forma adulta do inseto, denominada imago. Para saber tudo sobre a hierarquia das formigas no formigueiro leia essa outra postagem aqui no site no link abaixo:


A hierarquia das formigas e sua diversidade de espécies


Pertencem a ordem Hymenoptera, que são conhecidas mais de 12.000 espécies. Suas dimensões variam de apenas 1 mm até mais de 3 cm. Algumas formigas são nômades e se deslocam construindo formigueiros ocasionais.


COMO É A VIDA DAS FORMIGAS DENTRO DO FORMIGUEIRO?


A população nos formigueiros é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha, que passa a vida colocando ovos que darão origem aos seus “súditos”. A mais numerosa casta é formada pelas formigas operárias, que protegem a colônia e cuidam dos alimentos e dos ovos da rainha.


Também fazem parte dessa microssociedade as fêmeas aladas e os machos, dupla que tem a função de acasalar e gerar novos indivíduos para o grupo. O que determina se uma formiga vai ser operária ou fêmea alada é a quantidade de comida que ela recebe ainda na fase larval.


Agora vamos pegar exemplo de uma espécie específica, que é a formiga-saúva do gênero Atta:


Labirinto de túneis


As saúvas, como a maioria das espécies, constroem ninhos subterrâneos escavando a terra. Os formigueiros são formados por inúmeras câmaras interligadas por galerias e túneis. As câmaras, também chamadas de panelas, são usadas como berçário, despensa para armazenar comida, depósito de lixo e lugar de descanso para as formigas operárias.


As operárias da Rainha


As operárias-generalistas, com cerca de 1,5 milímetro, cuidam dos ovos da rainha e limpam o ninho. O último grande grupo de formigas operárias é formado pelas jardineiras, que são as menores de todas (cerca de 1 milímetro) e têm a tarefa de cuidar dos chamados jardins de fungo. Por isso, elas permanecem quase o tempo todo dentro do formigueiro.


Os Reis para reprodução


Os bitus, as saúvas machos, são frutos de ovos não fecundados, ao contrário das fêmeas, que se originam dos fecundados. Eles medem aproximadamente 3 milímetros e vivem só para acasalar com as futuras rainhas. Depois do voo de cópula com as fêmeas aladas, que ocorre entre setembro e dezembro, os machos não são mais aceitos no ninho e acabam morrendo.


Um trono e duas Rainhas


Dependendo da espécie, o formigueiro pode ter uma ou mais rainhas, que nos sauveiros são chamadas de tanajura. Ela é a mãe de todas as formigas e aparentemente comanda seus “súditos” liberando hormônios que orientam as tarefas. Quando ela morre, o formigueiro em geral se desfaz. Alguns pesquisadores, no entanto, têm defendido a tese de que a colônia pode funcionar muito bem sem a rainha, que não seria tão importante assim.


As operárias trabalhadoras


As saúvas operárias, casta mais numerosa do formigueiro, são estéreis e não têm asas. Elas se dividem em quatro grandes grupos. As escavadoras têm por volta de 2 milímetros e são responsáveis por trazer pedaços de folhas para a colônia. As operárias-soldadas medem cerca de 3 milímetros e defendem a colônia de outros insetos ou formigas rivais.


Leia também:


Herdeiras do trono de ferro, ou melhor do trono de ovos


As candidatas a futuras rainhas são as fêmeas aladas, que têm o mesmo tamanho que as mandachuvas dos formigueiros (cerca de 5 milímetros). Cada uma delas copula com vários bitus, mas somente 0,05% consegue manter um formigueiro até atingir a maturidade para produzir novos descendentes. É que as fêmeas ficam muito vulneráveis aos predadores na hora do voo de acasalamento e durante a escavação do novo ninho.


Leia também:


Jardim de fungos


Diferentemente do que parece, as formigas não se alimentam dos pedaços de folhas que vivem carregando de um lado para o outro. As folhas trituradas servem apenas como matéria-prima para a proliferação de fungos, estes, sim, o principal alimento das formigas. Por isso, os chamados jardins de fungo são essenciais para a sobrevivência da colônia.


E ai amigos e amigas, o que acharam de como é a vida dentro de um formigueiro? Deixe nos comentário se já sabia que era assim ou nunca imaginaria que seria tão complexo.


Leia também:

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.