POR QUE AS LAGARTIXAS APARECEM SÓ A NOITE DENTRO DE CASA?

Está ai uma pergunta curiosa para alguns e para outros nem tanto, pois talvez tenham medo dessas pequenas escaladoras de paredes em nossas casas.

Foto: Cleverson Felix.

VAMOS DESCOBRIR...



QUEM SÃO AS LAGARTIXAS?


Essas pequenas escaladoras de paredes em nossas casas são pequenos répteis, conhecidas cientificamente como Hemidactylus mabouia (do grego hemi = metade; dactylos = referente às lamelas dos dedos; mabouia = sentimento de medo e repulsa, derivada da linguagem de tribos nativas da América).

Sua origem é africana, com o passar do tempo sua distribuição geográfica além da África, foi para a América do Sul, América Central e América do Norte.

Como é um animal que teve um sucesso evolutivo, se adaptou bem as áreas urbanas, mas também pode ser encontrada em ambientes naturais (veja na foto abaixo, onde tirei dentro de uma floresta).

Lagartixa em uma bromélia que encontrei na floresta. Foto: Cleverson Felix.

Sua alimentação é basicamente de insetos, sendo assim possui uma grande importância ecológica como agente biológico no controle de pragas urbanas, e ai já está um bom motivo se você tem medo delas para não matá-las, pois ela pode comer outros bichinhos indesejáveis, tais como baratas, pernilongos e por ai vai.

MAS POR QUE ELAS APARECEM SOMENTE A NOITE EM NOSSAS CASAS?


Bom um dos principais motivos delas aparecerem somente a noite dentro de casa, é devido a sua alimentação, ou seja, suas presas, que a maioria são noturnas também. Como são boas escaladaras de paredes (veja essa outra postagem onde falo somente como elas conseguem escalar paredes por esse link: https://www.bioorbis.org/2021/08/como-lagartixas-sobem-paredes.html), você já deve ter reparado que ficam próxima das lâmpadas, onde ficam pequenos insetos voando. E esses tais insetos são em sua maioria noturnos.

Outro fator que no qual elas só aparecem a noite, é para se esconder de seus predadores. Na maioria dos répteis, seus predadores são os pássaros, e a maioria das aves são diurnas, sendo assim, para as pequenas lagartixas é bom mesmo sair a noite na calada para comer uns insetos, sem perigo de serem comidas.

Mas isso não impede de elas terem predadores, corujas e outras aves noturnas, podem sim pegar elas despercebidas, ou até mesmo outros animais noturnos como gambás.

E claro que isso não impede das lagartixas andaram por sua casa durante o dia, como mostro na foto na entrada da postagem e na outra foto que achei ela em uma bromélia, ambas durante o dia.

Isso nos mostra que na natureza não há um padrão, tal como, o animal é noturno e só vai aparecer a noite, não, ele é sim mais ativo durante a noite, porém você pode sim encontrar ele durante o dia, mas é bem mais raro.

Leia mais em nosso blog:

Um comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.