Gorilas: no rastro dos gigantes

Evitar o contato direto. Essa foi a abordagem adotada pela primatóloga Martha Robbins e por 71 de seus colegas ao realizarem o mais recente censo dos gorilas-das-montanhas.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/gorilas-no-rastro-dos-gigantes.html
Gorila-das-montanhas. Fonte da imagem: MVC.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

"Não queremos topar com gorilas não estão acostumados com a presença humana, pois isso os deixa tensos", explica ela. 

Em vez de ir atrás dos indivíduos, a equipe baseia-se em pistas como excrementos, ninhos e trilhas para estimar a quantidade de gorilas nos montes Virunga, uma formação vulcânica na África equatorial, um dos dois únicos locais em que se encontram esses incríveis primatas gigantes.

gorilas-congo

No último levantamento, concluído em 2006, estimou-se 680 indivíduos restantes nessa região e no Parque Nacional Impenetrável de Bwindi em 2011, vai revelar em que condições se encontram hoje tais gorilas, após anos de caça clandestina, desmatamentos e conflitos humanos.

ALIMENTAÇÃO

gorila-filhote
Fonte da imagem: MegaCurioso.

Eles geralmente comem brotos, raízes, frutas, cascas de árvores e celulose, mas de vez em quando são capazes de comer pequenos animais e insetos. Um macho adulto pode comer até 18 quilos de vegetação por dia.

VIDA EM GRUPO

gorilas-vida-social
Fonte da imagem: MegaCurioso.

Os gorilas vivem em grupos de 2 a 40 indivíduos, porém, o comum é o grupo ter de 6 a 9 indivíduos. Cada grupo é composto por um macho dominante, várias fêmeas e gorilas jovens, sem maturidade sexual. Os gorilas jovens e machos, aos 7 e 10 anos, quando atingem a maturidade sexual, formam seu próprio harém.

REPRODUÇÃO

gorila-filhote-mãe
Fonte da imagem: SalveASelva.

A reprodução dos gorilas não tem uma época determinada. A gestação dura 9 meses, assim como a das mulheres, e a cada gestação nasce apenas um filhote. Apesar de ser extremamente raro, pode ocorrer o nascimento de gêmeos, mas nesses casos, geralmente um dos filhotes acaba nascendo extremamente debilitado, morrendo pouco tempo depois.
A expectativa de vida de um gorila varia em torno dos 30 e 50 anos. Uma curiosidade interessante é que o gorila mais velho já registrado viveu até os 54 anos, o animal vivia no zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos.


CURIOSIDADES SOBRE OS GRANDES GORILAS


A primeira descrição científica feita sobre esse animal foi realizada pelo médico e missionário norte-americano Thomas S. Savage. Thomas se deparou com um gorila-do-ocidente no ano de 1847, na Libéria, e nessa ocasião o chamou de Troglodytes Gorilla. Esse nome foi inspirado na palavra grega tranliterada Gorillai, que se refere a uma tribo de mulheres peludas que foi descrita pelo navegador cartaginês Hannon por volta de 480 a.C.

Thomas-Savage
Thomas S. Savage. Fonte da imagem: AntWiki.

Em uma de suas incontáveis viagens, o navegador cartaginês encontrou numa ilha da costa ocidental africana, um grupo que considerou ser de pessoas selvagens e peludas. Hannon capturou três fêmeas desse grupo e as peles delas foram enviadas a Cartagena para serem estudadas.

O gorila é um dos animais que mais se assemelham aos humanos, sendo deixado para trás somente pelos chimpanzés e pelos bonobos. Uma característica que se diferencia totalmente dos seres humanos é o fato dos gorilas compartilharem o mesmo tipo sanguíneo, o tipo B, ao contrário dos seres humanos, onde cada indivíduo possui um tipo sanguíneo. Entretanto, temos uma semelhança bem comum: cada gorila possui uma impressão digital única.


Referência
Revista National Geographic Brasil, Edição Especial da Biodiversidade, Novembro de 2010.

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.