O raro morcego-panda

Venha descobrir um morcego preto e branco, pelagem rara para um, o raro morcego-panda.

 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/05/o-raro-morcego-panda.html
O raro morcego-panda. Fonte da imagem: TopBiologia

VAMOS DESCOBRIR...

CONHEÇA O RARO MORCEGO-PANDA


O morcego-panda (Niumbaha superba), veja na Figura 2, é um animal descoberto em 2013 que ficou conhecido pela sua coloração diferente entre espécies de morcegos comuns: ele possui listras pretas e brancas, daí o nome ‘panda’.

Figura 2. Morcego-panda (Niumbaha superba). Fonte da imagem: TopBiologia

Após a sua descoberta, o gênero Niumbaha foi criado para o animal. A descrição do gênero foi publicada no periódico científico “Zookeys”. O exemplar recentemente coletado foi encontrado por uma cientista da Universidade Bucknell, nos Estados Unidos, e sua equipe, na África.



Após retornar aos Estados Unidos com um exemplar do morcego, os pesquisadores perceberam que o animal era similar a outro capturado na República Democrática do Congo em 1939, batizado como Glauconycteris superba. Contudo, os pesquisadores avaliaram que o animal novo não se encaixava ao gênero ao qual estava “alocada” a antiga espécie.





ETIMOLOGIA DO RARO MORCEGO-PANDA


O nome Niumbaha significa “raro” em zande, língua do povo na região onde o morcego foi encontrado. Esse nome foi escolhido devido à raridade de captura para esse gênero, apesar de sua ampla distribuição na África Ocidental e Central, e pela aparência incomum e marcante deste morcego.


Figura 3. Morcego-panda (Niumbaha superba). Fonte da imagem: novataxa.blogspot.com.

O zande é a língua do povo azande, que é o principal grupo étnico no Estado da Equação Ocidental no Sudão do Sul (onde nosso espécime recente foi coletado). A pátria dos Azande se estende para o oeste até a República Democrática do Congo, onde também foi coletada a superba (o holótipo e outra captura recente), e para o sudeste da República Centro-Africana. Gênero: feminino. Espécie tipo: Glauconycteris superba Hayman, 1939; por monotipia.




Referência
TopBiologia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.