Descubra os 11 maiores animais do mundo

Venha conhecer os 11 dos maiores animais do mundo em suas respectivas categorias.


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/05/os-maiores-animais-do-planeta.html

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

1- TUBARÃO-BALEIA


Figura 2. Tubarão-baleia (Rhincodon typus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

Chegando a 14 metros de comprimento e pesando mais de 20 toneladas, o tubarão-baleia (Figura 2) é de longe o maior peixe do mundo. Ele se alimenta de plâncton enquanto nada calmamente pelo oceano. Seu tamanho avantajado o ajuda a ficar longe de perigo, já que é difícil caçar animais de grande porte.



2 - Besouro-golias


Figura 3. Besouro-golias (Goliathus giganteus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

100 gramas! Pode não parecer muito, mas estamos falando de um inseto. O besouro Goliathus giganteus (Figura 3) é o inseto mais pesado do mundo, mas não é o único com proporções gigantescas.



3 - Cerambicídeo-gigante


Figura 4. Cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

exposição Planeta Inseto, que começou fica no Museu do Instituto Biológico, em São Paulo (SP), traz outro besouro gigante: o Titanus giganteus (Figura 4) pode chegar a 22 centímetros de comprimento e é o inseto com maior volume do mundo.



4 - TARTARUGA-DE-COURO


Figura 5. Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

A tartaruga-de-couro (Figura 5) é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo medir até 1,8 metro de comprimento e pesar 800 quilos. Apesar de seu tamanho avantajado, seus ovos são enterrados na areia e são coletados facilmente por caçadores ilegais.




Na foto acima, voluntários que trabalham em projetos de conservação coletam os ovos para levá-los para um berçário na esperança de aumentar as chances de sobrevivência dos filhotes. Ainda assim, a tartaruga-de-couro é considerada vulnerável segundo a IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

5 - BALEIA-AZUL


Figura 6. Baleia-azul (Balaenoptera musculus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

A baleia-azul (Figura 6) é o maior animal do planeta. Com uma dieta à base de crustáceos, pode chegar a comer 6 toneladas por dia, o suficiente para manter o corpinho de 160 toneladas e até 30 metros de comprimento.




Com esse tamanho todo era muito visada por baleeiros e chegou à beira da extinção. Hoje a baleia-azul se encontra protegida, mas continua ameaçada segundo a IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

6 - ÁGUIA-DO-MAR-DE-STELLER


Figura 7. Águia-do-mar-de-Steller (Haliaeetus pelagicus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

Pesando até 9 quilos e com uma envergadura que pode chegar a 2,45 metros, a águia-do-mar-de-Steller (Figura 7) é a maior águia do mundo.




A pesca excessiva vem forçando as águias-do-mar-Steller a entrar nas florestas em busca de carcaças de animais deixadas por caçadores, levando a um risco de envenenamento por chumbo causado pela ingestão da bala. Hoje ela é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

7 - GIRAFA


Figura 8. Girafa (Giraffa). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

Quando o assunto é altura, nenhum animal supera a girafa (Figura 8), o animal mais alto da Terra. Os machos podem chegar a até 5,5 metros de altura. As fêmeas são um pouco “menos altas”, 4,5 metros.




Essa diferença de altura é um benefício para a espécie. Os machos se alimentam de folhas em estratos mais altos e não competem com as fêmeas, que fazem o almoço no andar abaixo.

8 - AVESTRUZ


Figura 9. Avestruz (Struthio camelus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

Com uma altura de até 2,8 metros e um peso que pode chegar a 160 quilos, o avestruz (Figura 9) é a maior ave do mundo. Ele é muito pesado para voar, mas pode alcançar 70 quilômetros por hora e sustentar essa velocidade por 30 minutos.



9 - SUCURI


Figura 10. Sucuri (Eunectes). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

A sucuri (Figura 10) pode chegar a 250 quilos e é a serpente mais pesada da Terra. Seu tamanho avantajado possibilita capturar presas enormes. Até a anta, o maior mamífero da América do Sul, pode fazer parte do seu cardápio.



10 - ELEFANTE-AFRICANO


Figura 11. Elefante africano (Loxodonta africana). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

Chegando a pesar até 7 toneladas, o elefante-africano (Figura 11) é o maior mamífero terrestre do planeta. Mas um grande tamanho e um habitat tropical é uma combinação perigosa. A área de superfície do animal é pequena em relação a sua massa, o que dificulta a perda de calor. O risco de superaquecer é alto.




Para compensar esse fato ele possui grandes orelhas que funcionam como radiadores. O elefante as abana constantemente, criando uma brisa que faz com que o sangue, que passa pelas orelhas, resfrie. Assim, evita que a temperatura chegue a níveis alarmantes.



11 - CROCODILO-DE-ÁGUA-SALGADA


Figura 12. Crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus). Fonte da imagem: National Geographic Brasil.

7 metros e 1 tonelada de puro músculo fazem do crocodilo-de-água-salgada (Figura 12) maior réptil do mundo. A média de tamanho é bem inferior, mas um crocodilo do Santuário de Vida Selvagem Bhitarkanika chegou a essas incríveis proporções.



Referência
National Geographic Brasil.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.