DESCUBRA OS 10 BESOUROS MAIS BELOS DO MUNDO!

Um besouro mais coloridos do que os outros, com formas diferentes que encantam. Cores e beleza exuberante, essas são as palavras pra essa postagem.


VAMOS DESCOBRIR...

O mundo dos coleópteros


O mundo dos coleópteros, chamados assim normalmente pela etimologia da palavra grega koleos (saco) e pteron (uma asa), com mais de 166 famílias e ao redor de 375 mil espécies, apresenta por si próprio uma grande importância, tanto pela quantidade quanto por suas formas, além do fato da diversidade dos habitats onde vivem.

Então vamos apresentar pra vocês alguns exemplares exóticos desta grande ordem dos insetos:


1 - BESOURO-JOIA-DE-MADAGASCAR


Ben Sale from UK, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Este besouro-joia, com nome científico de Polybothris sumptuosa, é uma das espécies mais espetaculares e valorizadas. Eles pertencem a uma das maiores famílias de besouros, com mais de 14 mil espécies conhecidas. Caracterizados por cores brilhantes iridescentes, são muito procurados por colecionadores.


2 - BESOURO DAS FILIPINAS


Hectonichus, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este besouro é encontrado quase exclusivamente nas montanhas das Filipinas. Os membros da espécie Pachyrhynchus não voam, mas seu corpo é sólido e muito resistente, que provavelmente o protege dos predadores.

3 - BESOURO-JOIA-DA-TAILÂNDIA



A foto acima mostra a parte superior e inferior da espécie Chrysochroa corbetti, revelando as belas cores que levaram algumas culturas da Ásia a usar o revestimento de suas asas em joias. Esses besouros são insetos escavadores que costumam se alojar em troncos queimados ou apodrecidos. Algumas espécies até se especializaram em “farejar” incêndios florestais, já que preferem depositar seus ovos em madeira carbonizada.


4 - GORGULHO-DA-NOVA-GUINÉ


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor da foto: Udo Schmidt from Deutschland/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica

Esta espécie do gênero Eupholus é encontrada apenas na Nova Guiné e nas ilhas menores ao seu redor. Muitos gorgulhos asiáticos (todos pertencentes à família dos curculionídeos) eram muito procurados pelos naturalistas europeus no século 19.


5 - ESCARAVELHO-PERUANO


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor da foto: Richard Bartz, Munich Makro Freak/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.5 Genérica

Como todos os escaravelhos, esta espécie do Peru (Oxysternon selenium), tem um corpo robusto, cores metálicas brilhantes e patas dianteiras alongadas, adaptadas à escavação.


6 - GORGULHO-DE-TROMBA-LONGA


Imagem de Michael Reichelt por Pixabay 

Esta foto acima revela a longa tromba e as antenas claviformes desta espécie de gorgulho. São características típicas da família dos curculionídeos, que abriga mais de 40 mil espécies de besouros.

7 - BESOURO-DE-CHIFRE-LONGO-DA-TAILÂNDIA


Notafly, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Este espécime tailandês, de nome cientifico Calloplophora sollii, é um dos besouros mais conhecidos e colecionados. O nome “chifre longo” refere-se às típicas antenas compridas da espécie. Menos coloridos, seus primos asiáticos são uma das pragas de árvores mais destrutivas.


8 - BESOURO-JOIA-OPULENTO


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor da foto: Ben Sale from UK/A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica

As belas asas dianteiras do Catoxantha opulenta foram utilizadas por artesãos durante séculos na Ásia. Asas de besouros são usadas em pinturas, tecidos ornamentais e em uma grande variedade de decorações corporais.

9 - BESOURO-JOIA-DA-MALÁSIA


Imagem de Andrea Rodriguez por Pixabay 

O Chrysochroa fulminans, encontrado na Malásia e na Nova Guiné, pode atingir de 30 a 40 mm de comprimento. Estes besouros possuem uma superfície brilhante, com belas cores iridescentes, em tons de verde, avermelhado e violeta.

10 - Besourinho-azul (Iphimeis dives)


Um besourinho-azul. Foto: Cleverson Felix.

Conhecido como "besouro-azul" esse inseto da ordem Coleoptera e família Chrysomelidae, é uma conhecida praga de frutíferas e hortaliças. O inseto possui hábito fitófago na fase larval e adulta, alimenta-se de preferência de folhas jovens, podendo causar danos em plantas de interesse econômico. Nos últimos anos temos recebido relatos da presença deste inseto nas culturas anuais como soja e fumo.

Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Grumtter,

      Que bom que gostou, ficamos felizes e estamos produzindo cada vez mais para que vocês leitores se interessem na conservação e preservação da Natureza.

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Adorei o blog. Tem um conteúdo bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grummtter,

      Que bom que está gostando de nossos conteúdos e de todo o blog. Estamos trabalhando em mais postagens interessantes e instrutivas e também em todo o blog para ficar mais dinâmico e interativo.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Aqui na minha casa eu encontrei um besouro muito bonito, ele e alaranjado de compor verde brilhante e com pequenos traços de laranja que forma um pequeno círculo. Eu gostaria de saber se ele e venenoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bielle,

      Teria como você nos enviar uma foto dele para nosso e-mail (meiovidavida@gmail.com)?

      Podemos tentar identificá-lo pra você.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.