O caçador voraz: conheçam o marimbondo-caçador

O marimbondo-caçador não gosta de pegar pequenos insetos, suas presas mesmo são grandes aranhas.

https://www.bioorbis.org/2014/11/a-cacadora-voraz-conhecam-vespa-cacadora.html
A caçadora voraz. Fonte da imagem: wired.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅ 
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

O MARIMBONDO-CAÇADOR DE ARANHAS


O marimbondo-caçador (Pepsis formosa pationii) da família Pompilidae é uma vespa parasitoide que caça aranhas para servirem de hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria.



Na fase adulta se alimenta de néctar e alimentos ricos em açúcar, o macho é visivelmente menor e menos agressivo que a fêmea.



MARIMBONDO-CAÇADOR CONTRA A ARANHA


Imagine que a “Mãe Natureza” tenha decidido organizar um combate UFC entre as mais variadas criaturas, e em um dos combates uma tarântula enorme fosse enfrentar uma vespa. Em qual das duas oponentes você apostaria? Pois essa luta ocorre de verdade com frequência, e uma delas — épica, diga-se de passagem! — foi registrada em vídeo do canal Cruelmente Natural:

  
Como você viu, nem sempre tamanho é documento, e quem leva o cinturão nesse UFC é a vespa, que, por sinal, é muito menor do que a tarântula.

A “campeã”, segundo informações que acompanham o vídeo, é uma vespa caçadora (Pepsis formosa pationii) que caça aranhas para que elas sirvam de hospedeiras e comida para suas filhinhas, as larvas.

E quem sai para caçar as aranhas são as fêmeas, que são maiores e mais agressivas do que os machos. A vespa busca a tarântula, a ataca com seu ferrão, a paralisa e, depois, a arrasta até sua “casinha”.



Com isso, a vespa põe um único ovo sobre o corpo paralisado da aranha e, após a eclosão, as larvas começam a se alimentar da presa enquanto ela ainda está viva, evitando devorar os órgãos mais vitais para não matar a hospedeira, coitadinha.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.
Sites: MegaCurioso.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por andynwt. Tecnologia do Blogger.