Transparentes como a água: as enguias-de-vidro

As enguias-de-vidro (Anguilla anguilla) são peixes conhecidos no mundo todo por características peculiares, e uma delas e ser quase invisível na água.

http://www.bioorbis.org/2014/12/transparentes-como-agua-as-enguias-de.html
A incrível transparente enguia-de-vidro. Fonte da imagem: topbiologia.

VAMOS DESCOBRIR...

AS ENGUIAS-DE-VIDRO E SEU ESTILO DE VIDA


Quando jovens, ainda na fase larval, estes animais são completamente transparentes (Figura 2), daí o nome pelo qual são conhecidos.  É também uma espécie de peixe eurialino (suporta variações acentuadas do nível de sal na água) e catadromo (cresce no rio e desova no mar).

enguia-de-vidro
Figura 2. Uma enguia-de-vidro. Fonte da imagem: topbiologia.

Esta espécie de enguias europeias costuma se reproduzir no Mar dos Sargaços. Após a migração dos adultos para se reproduzirem, tanto o macho quanto as fêmeas morrem. Com o nascimento das larvas, os pequenos regressam às zonas costeiras onde se metamorfoseiam em enguias de vidro que migram para as águas interiores onde crescem.

A enguia caracteriza-se pelo seu corpo serpentiforme, cilíndrico na parte anterior e comprido na parte posterior, estreitando-se na região caudal. A cabeça é larga e no focinho evidenciam-se orifícios nasais em forma de tubo, olhos pequenos e redondos.


Possui escamas muito pequenas, quase imperceptíveis a olho nu, embebidas no tegumento, bem como barbatanas peitorais, dorsal e anal, mas não possui barbatanas pélvicas.


Enguia-adulta
Figura 3. Enguia adultaFonte da imagem: topbiologia.

As fêmeas crescem, de modo geral, até aos 150 cm de comprimento. Os machos atingem apenas os 50 cm.


Referência
TopBiologia

Para finalizar veja um vídeo do canal Video Aulas Net, sobre Peixes condrictes e osteíctes características e diferenças - resumo:


E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/ARSoQB

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.