VOCÊ SABIA QUE OS PERNILONGOS TE PICAM PELO SEU CHEIRO?

A resposta é sim! Cientistas descobriram que os pernilongos nos picam pelo nosso cheiro.


Imagem de 41330 por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

Antes de começar a postagem confira um E-book e guia completo sobre plantas repelentes, óleos repelentes, velas repelentes e incensos repelentes. É uma opção natural e segura para manter os insetos afastados de sua casa, jardim ou área de lazer. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:




QUEM SÃO OS PERNILONGOS?


O nome vulgar pernilongo inclui diversas espécies de mosquitos. Entre as espécies mais populares e habituais temos o gênero Culex. Pertencendo a ordem dos Dípteros, caracterizam por ter cabeça móvel, olhos grandes e compostos e três ocelos.

Esta espécie desenvolve-se em grandes quantidades, por vezes impressionantes. Seu comportamento é curioso: os machos agrupam-se e dançam em enxames que, por vezes parecem nuvens de fumaça. Quando uma fêmea entra, sendo reconhecida pelo seu zunido característico, imediatamente é acossada por um monte de machos, dos quais somente um se aproxima com a finalidade do acasalamento.

OS PERNILONGOS TE ATACAM PELO SEU CHEIRO


Esses mosquitos, atacam principalmente em épocas quentes, escolhem suas vítimas pelo cheiro. Isso é o que apontam pesquisas feitas por cientistas de instituições de São Paulo.

De acordo com Paulo Ribolla, biólogo e professor do Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp, em entrevista à Folha de São Paulo,  só as fêmeas picam e os ataques geralmente acontecem de noite, ou em lugares escuros.

Segundo o professor, quem tem um metabolismo mais acelerado está mais sujeito às picadas. Isso porque as pernilongas rastreiam no ar o CO2 e o ácido lático ­substâncias geralmente produzidas em maior quantidade por essas pessoas ou após grande esforço físico.

“Os mosquitos têm proteínas em suas antenas que funcionam como receptores de cheiro. A atração que os pernilongos têm por alguma pessoa em especial pode estar relacionada à flora de bactérias e fungos presentes na pele”, explica Ribolla.


A REAÇÃO NA PELE APÓS A PICADA


Além disso, a coceira no local em que a pessoa é picada decorre da reação alérgica que o organismo produz às substâncias presentes na saliva do bicho. Como em todos os casos de resposta alérgica, algumas pessoas são mais sensíveis do que as outras. Dependendo do caso, alguns, mesmos picados, nem percebem que foram mordidos.

De acordo com a pesquisadora Maria Anice Sallum, bióloga e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, a quantidade de alimentos, como frutas e doces, que poderiam atrair os animais, teria que ser consumida em alta quantidade para ter esse efeito. Logo, pessoas que são mais atacadas tem uma característica biológica que atrai os bichos, pouco podendo fazer para mudá-la (além de usar repelente). 

7 comentários:

  1. Muito interessante saber disso porque aqui em casa alguém é que é mais atacado pelos mosquitos e não os outros e ele sempre quiz saber o porquê disso de ser o mais preferido dos mosquitos.agora já saberei o dizer os porquês disso.Muito grata pela imformação enriquece mais o nosso conhecimento. Continuem assim trazendo sempre mais o saber pra nós, que aprendemos muito com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga. Que bacana saber que nossas postagens estão ajudando cada vez mais a você e aos outros leitores. Pois é essa de os pernilongos atacarem pelo cheiro nem mesmo nós sabíamos achamos o artigo e fizemos esta postagem. Eu mesmo sou atacado ferozmente por eles, ou seja temos um cheiro bom, não é mesmo? kkk

      Grande abraço, e agradecemos muito pelo comentário, sempre enriquece e sabemos que os leitores estão gostando,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Muito bom! Sou uma vítima prefefida desses insetos. Já havia percebido que qualquer produto com cheiro até shampoo para cabelo, repele-os. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível não é mesmo? Também sou vítima e alérgico a esses pequenos vampirinhos.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Não uso repelentes.
    A pele absorve a química desses medicamentos.
    Então, sou alvo de sugadores famintos!
    Pior é que as picadas evoluem para feridas e demoram a secar,
    Uso amônia para aliviar tanto incomodo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tereza, uma alternativa para não usar o repelentes seria você usar incensos de citronela, ou a até mesmo creme dessa planta, pois repele bastante dos pernilongos.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.