O dragão de Qijiang?
Ei espere mas esse animal na foto não é um dragão que cospe fogo. Sim realmente não é. É um dinossauro, mas porque o chamaram de dragão?
VAMOS DESCOBRIR...
Uma equipe de paleontólogos do Japão, China e Canadá descreveram um novo gênero e espécie de saurópode que viveu durante a época do Jurássico, a cerca de 160 milhões de anos atrás.
Uma equipe de paleontólogos do Japão, China e Canadá descreveram um novo gênero e espécie de saurópode que viveu durante a época do Jurássico, a cerca de 160 milhões de anos atrás.
O SIGNIFICADO DO NOME RELACIONADO A DRAGÃO
O novo dinossauro, chamado Qijianglong guokr (que significa o Dragão de Qijiang), pertence a Mamenchisauridae, uma família de dinossauros conhecidos por pescoços extremamente longos (isso se nota na imagem), por vezes, medindo até a metade do comprimento de seus corpos.
As vértebras do pescoço e da cabeça desse incrível dinossauro foram encontrados perto Qijiang, um município de Chongqing, no sul da China.
![]() |
Reconstrução
de como seria em vida de Qijianglong guokr sendo perseguido por dois dinossauros carnívoros. Crédito da imagem: Lida Xing.
|
"É raro encontrar uma cabeça e pescoço de um dinossauros de pescoço longo juntos, porque a cabeça é tão pequena e facilmente é decomposta depois que o animal morre", disse Tetsuto Miyashita, um estudante de PhD da Universidade de Alberta e um co-autor do artigo publicado no qual se refere ao dinossauro descoberto, no Journal of Vertebrate Paleontology.
MORFOLOGIA E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Qijianglong guokr media cerca de 15 metros de comprimento. Tinha vértebras do pescoço que eram cheias de ar, fazendo com que o pescoço fosse relativamente leve, apesar de seu enorme tamanho.
As articulações entrelaçadas entre as vértebras também indicam um pescoço surpreendentemente duro que era muito mais móvel e dobrável verticalmente do que para os lados, semelhante a um guindaste de construção.
"O nosso dragão, era um animal muito interessante. Se você imaginar um grande animal com um pescoço dessa proporção, você pode ver que a evolução pode fazer coisas muito extraordinárias ", disse Miyashita.
![]() |
Fonte da imagem: prehistoric-wildlife. |
Os Mamenchisaurides
só são encontrados na Ásia, mas a descoberta de Qijianglong guokr revela que pode haver tantas diferenças entre mamenchisaurides como há entre os dinossauros de pescoço longo de
diferentes continentes.
"Qijianglong guokr mostra que os dinossauros de pescoço longo tem diversas formas únicas na Ásia durante os tempos do Jurássico, algo
muito especial estava acontecendo naquele continente. Em
nenhum outro lugar podemos encontrar dinossauros
com pescoços mais longos do que os da China. O
novo dinossauro nos diz que essas
espécies extremas prosperaram de forma isolada do resto do mundo ", disse
Miyashita.
ISOLAMENTO GEOGRÁFICO E EVOLUÇÃO
"Os Mamenchisaurides evoluíram de muitas
formas diferentes, quando outros dinossauros
de pescoço longo foram extintos na Ásia. Ainda
é um mistério o porquê dos mamenchisaurides
não migraram para outros continentes. "
É possível que os dinossauros foram uma vez isolados como um resultado de uma grande barreira tal como um mar, e perdidos em competição com espécies invasoras quando a ligação de terra foi restaurada mais tarde. O fóssil de Qijianglong guokr foi depositado no museu de Qijiang.
![]() |
Qijianglong guokr. Fonte da imagem: deviantart. |
Referência: Sri-News.com.
E VENHAM CONHECER MAIS DE NOSSAS POSTAGENS NAS NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+ (PARA ACESSAR CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO):
Nenhum comentário: