O abacaxi: uma fruta para melhorar sua saúde

Conheça as vitaminas e nutrientes do abacaxi e seus benefícios para a saúde.

 http://www.bioorbis.org/2015/08/abacaxi-e-seus-beneficios.html
O abacaxi e seus vários benefícios para a Saúde. Pixabay/Domínio Público.

VAMOS DESCOBRIR...

O abacaxi (Ananas comosus) é uma infrutescência tropical produzida da planta de mesmo nome comum, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae. É também uma das frutas mais adoradas nos países tropicais por seu sabor e pela fartura com que é encontrado em nossas terras. Além de refrescante e delicioso, ele também possui vitaminas importantes para o bom funcionamento de nosso organismo.


RICO EM VITAMINAS E MUITO MAIS


É rico em vitamina A, que auxilia na boa visão e combate os radicais livres que causam o envelhecimento, por suas ações antioxidantes. Também possui algumas vitaminas do complexo B, que contribuem para o bom funcionamento do sistema neurológico, e uma porcentagem razoável de vitamina C, que nos protege contra baixa imunidade, doenças cardiovasculares, melhora o colesterol entre tantos outros benefícios.


abacaxi
Abacaxi no pé. Pixabay/Domínio Público.

Além dessas preciosas vitaminas o abacaxi contém magnésio, cobre, cálcio, manganês, ferro, fibras e bromelina. Ele também é um excelente diurético e melhora a função intestinal por apresentar fibras. A fruta deve ser consumida preferencialmente fresca e in natura para preservar todos esses nutrientes. Uma fatia de 100g de abacaxi apresenta cerca de 50 calorias.



O ABACAXI E SUA PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS


Acompanhado de uma dieta balanceada, o abacaxi ajuda a prevenir doenças e auxilia no bom funcionamento do organismo. Suas fibras, associadas a alimentos como carnes, grãos e verduras e à ingestão de líquidos, contribuem para a absorção de todos os nutrientes que o corpo precisa.



Sua casca possui tantos nutrientes quanto a polpa e uma alta concentração de bromelina, utilizada em chás. Esta enzima também é bastante utilizada indústria farmacêutica, devido às suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticoagulantes.


ananás-abacaxi
Abacaxi. Pixabay/Domínio Público.

Por sua forte acidez, a fruta deve ser evitada por pessoas que possuem refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite. Pessoas alérgicas a alimentos com características semelhantes ou ao pólen também devem ter atenção ao consumi-lo.



COMO SABER SE ESTÁ O ABACAXI ESTÁ MADURO?



Para saber se o abacaxi está pronto para ser consumido, ou seja, maduro, é preciso retirar uma das folhas da coroa (parte de cima do abacaxi). Se a folha se soltar facilmente, o fruto já pode ser consumido; caso isso não ocorra, ele ainda está verde. Um abacaxi maduro pesa de 2 -3 quilos.


COMO USAR USAR O ABACAXI NA ALIMENTAÇÃO?


abacaxi-fatias
Abacaxi em fatias para você comer. Pixabay/Domínio Público.


O abacaxi pode ser utilizado para fazer sorvetes, geleias, sucos, bolos, compotas e etc. O seu suco possui 12% de açúcar natural. É composto pelos ácidos cítrico, málico e a bromelina. Sua casca auxilia no tratamento de gripes e resfriados, basta fervê-la juntamente com água, tomando como um chá quente.

Referências 
Pensamento Verde. Melhor com Saúde.



Para finalizar veja um vídeo do canal Dicas de Saúde Oficial, sobre Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde:

 

2 comentários:

  1. O abacaxi é uma fruta admirável
    Milagrosa ,pena q poucas pessoas
    conhecem e utilizam essa fruta
    maravilhosa,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Realmente poucas pessoas conhecem os seus benefícios. Agradecemos pelo comentário.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.