Descubra as únicas 6 espécies de rinocerontes antes que eles desapareçam

Conheça as espécies extraordinárias de rinocerontes, antes que eles sumam pela ambição humana.

http://www.bioorbis.org/2015/09/rinocerontes-unicos.html

VAMOS DESCOBRIR...

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Os rinocerontes, nome comum dado as espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na realidade são excrescências da pele. São animais bem grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.

Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele desses animais é grossa, de cor acinzentada ou castanha, dependendo da espécie. Podem viver até os 50 anos. E eles em corrida alcançam uma velocidade de 45 km/h.

Não deixe ver também:





O FIEL AMIGO DO RINOCERONTE, O TCHILUANDA


Excelentes nadadores, os rinocerontes passam várias horas do dia dentro d'água, se aliviando das picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da sua couraça.


ave-Tchiluanda
O pequeno pássaro Tchiluanda, pegando uns carrapatos para ajudar o rinoceronte. Fonte da imagem: bussola.

É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, um pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os povos nativos africanos, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colmeias, que o rinoceronte também aprecia.


RINOCERONTES NA MEDICINA?


Apesar de serem considerados animais em grande risco de extinção, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas.

Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.


REPRODUÇÃO DOS RINOCERONTES


É um animal com reprodução reduzida: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.


mamãe-rinoceronte-bebê
Uma mamãe rinoceronte e seu único bebê que cuidada até idade madura. Fonte da imagem: pixabay.

AS 6 ÚNICAS ESPÉCIES DE RINOCERONTES QUE EXISTEM


Há seis espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro estão cada vez mais raras). Essas espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande a variedade de plantas.

A visão do rinoceronte é fraca, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.

Vejam cada uma dessas incríveis espécies aqui abaixo:

1- Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum)


População: aproximadamente 20 mil, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie quase ameaçada – Foto: iStock/Thinkstock.


2 - Rinoceronte-negro (Diceros bicornis)


População: aproximadamente 4.880, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: iStock/Thinkstock.

3 - Rinoceronte-negro-ocidental (Diceros bicornis longipes)


Vítima da caça desenfreada — apesar dos esforços de ambientalistas e de leis de proteção —, a subespécie de rinoceronte-negro foi oficialmente declarada extinta em 2011. Além disso, as outras três subespécies de rinocerontes-negros restantes também estão criticamente em perigo. Fonte da imagem: mundoconectado.

4 - Rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis)


População: 2.910, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável – Foto: iStock/Thinkstock.


5 - Rinoceronte-da-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)



População: menos de 200, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: Willem v Strien/Creative Commons.


6 - Rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus)



População: menos de 50, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: T.Dixon. The Zoological Society of London – Zoonooz 1982, Licenciado sob Public domain,via Wikimedia Commons.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.
Sites: National Geographic Brasil; WebCiencia

Um comentário:

  1. http://interpretando-ideias.blogspot.com.br/2016/10/os-animais-preferidos-de-noe-os-animais.html

    ResponderExcluir

Imagens de tema por jpique. Tecnologia do Blogger.