Descubra a beleza rara da flor do copo-de-leite-negro

Venham descobrir a beleza rara da flor do copo-de-leite-negro.

https://www.bioorbis.org/2015/10/conhecam-copo-de-leite-negro.html
A bela flor do copo-de-leite-negro (Zantedeschia aethiopica). Fonte da imagem: suttons.

VAMOS DESCOBRIR...


 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

O copo-de-leite-negro é originário da variedade da espécie Zantedeschia aethiopica, o conhecido copo-de-leite-branco

AS ETERNAS PERENES


As plantas perenes têm proporcionado a várias gerações de jardineiros uma enorme diversidade de cores, formas, texturas e tamanhos de plantas e flores, com florescimento estendendo-se por várias estações, desde os heléboros vencendo a neve no inverno até as crisântemos mais tenazes resistindo aos dias frios de outono. Visto existirem milhares de variedades disponíveis, a parte mais difícil é justamente conseguir escolher.

Não deixe ver mais sobre as flores:



A ÚNICA E RARA COPO-DE-LEITE-NEGRO


O copo-de-leite é uma planta herbácea que atinge até 90 centímetros de altura. Costumam florescer o ano todo, desde que plantado em solo fértil e que receba proteção contra o excesso de sol.


Figura 2. A copo-de-leite-Zantedeschia aethiopica. Fonte da imagem: pinterest.


Quando essas plantas são cultivadas em casa, precisam ser plantadas em locais que recebam sol pleno somente durante a metade do dia. É considerada uma planta relativamente frágil, que não suporta sol direto durante todo o dia.

O que se chama de flor, nas copo-de-leite, na verdade é uma folha modificada que protege a inflorescência interna. Suas cores extravagantes são para atrair polinizadores, para se destacar das folhas verdes.



Classificação científica


NOME CIENTÍFICO: Zantedeschia aethiopica Spreng
NOME POPULAR: Calla, copo-de-leite, lírio-do-nilo, calla lilly.

SINONÍMIA: Calla aethiopica.
FAMÍLIA: Araceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: África do Sul.
PORTE: De 0,60 a 1,00 metro de altura.

FOLHAS: Bastante ornamentais.


Como ela adquire a cor negra?


Essa sua cor diferente como tons de negro são obtidas por um processo de melhoramento genético, através de centenas de cruzamentos até chegar nesta maravilhosa cor e na durabilidade.

Um produtor neozelandês foi para África do Sul pegou meia dúzia de tubérculos, levou de volta a Nova Zelândia e começou a fazer os cruzamentos e melhoramentos, que deu origem a maioria do material genético que é usado comercialmente em ornamentais hoje.

Dicas de cultivo do copo-de-leite-negro


As principais condições de cultivo para plantas desse tipo são a resistência da planta ter capacidade de sobreviver a temperaturas baixas de inverno, a exposição da planta ao sol e o tipo de solo.

Segundo o site Loja do Jardim, em canteiros, o espaçamento ideal para o plantio dos bulbos da copo-de-leite-negro é de 20 centímetros entre as plantas.

As flores se abrem cerca de 60 a 90 dias após o plantio dos bulbos e se mantém florida por cerca de 30 a 40 dias. Uma das razões para o sucesso dessa planta é justamente sua durabilidade em vasos e arranjos florais.

O copo-de-leite plantado em canteiros comuns ou em vasos deve ser mantido sempre muito bem regado, de forma que o solo fique constantemente úmido.

Referências 
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.
Sites: Top Biologia; Loja do Jardim

Nenhum comentário:

Imagens de tema por TommyIX. Tecnologia do Blogger.