Humanos e lagartos gigantes conviveram juntos?

Vocês sabiam que os primeiros seres humanos da Austrália provavelmente coexistiram com lagartos gigantes?

https://www.bioorbis.org/2015/10/humanos-e-lagartos-gigantes.html
Reconstrução artística do gigantesco lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca). Fonte da imagem: new-cryptozoology.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Os primeiros habitantes humanos da Austrália tiveram que enfrentar lagartos gigantes, segundo com uma equipe de paleontólogos da Universidade de Queensland, Southern Cross University e Museu de Queensland.

Veja mais também sobre lagartos:




LAGARTOS GIGANTES


A equipe, dirigida pelo Dr. Gilbert preço da Universidade de Queensland, revelou a primeira evidência de que os primeiros habitantes humanos da Austrália e lagartos gigantes predadores conviveram uns com os outros (veja na imagem no início da postagem).


"Nossos queixos caíram quando encontramos um pequeno fragmento fóssil de um lagarto gigante durante uma profunda escavação de dois metros em uma das Cavernas Capricórnio, perto de Rockhampton Queensland," disse o Dr. Price, autor principal de um artigo a ser publicado em outubro de 2015 da revista Quaternary Science Reviews.

Figura 2. Comparação de tamanho entre Megalania prisca e os maiores lagartos. Fonte da imagem: wikiwand.

"O osso de um centímetro, um osteoderma, veio sob a pele do lagarto e é o registro mais novo de um lagarto gigante em todo o continente."

Os cientistas usaram técnicas de radiocarbono e de tório de urânio até chegarem à data do osso com cerca de 50.000 anos de idade, coincidindo com a chegada dos primeiros habitantes humanos da Austrália.

"O novo fóssil do lagarto é, no mínimo, 30.000 anos mais jovem do que o mais novo registro datado de forma fiável anterior para lagartos gigantes na Austrália e, pela primeira vez, demonstra que em uma escala continental, os seres humanos e lagartos gigantes conviveram no tempo", disseram eles.

"Nós não podemos dizer se o osso é de um dragão-de-Komodo, que já habitaram a Austrália, ou uma espécie ainda maior, como o extinto lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca, veja na Figura 3), que pesava cerca de 500 kg e podia chegar até 6 m", disse o Dr. Price.

"Mesmo com 9 m de comprimento os crocodilos percorriam a Austrália durante a última Idade do Gelo, no período geológico Pleistoceno", acrescentou.


Figura 3Megalania prisca em seu habitat na Austrália pré-histórica. Fonte da imagem: fineartamerica.

"Nós traduzimos de forma inequívoca que os humanos e lagartos gigantes conviveram temporalmente na Austrália, e, assim, os seres humanos só podem agora ser considerados um dos fatores principais para a sua extinção", concluíram os cientistas.



Referência
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA, 2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.
Sites: Sci-News.com

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.