Gênios da Ciência: Watson & Crick

A estrutura do DNA.


 https://www.bioorbis.org/2016/03/watson-crick.html
Watson e Crick em seu laboratório. Fonte da imagem: carloshotta.

VAMOS CONHECÊ-LOS...

Watson


James-Dewey-Watson
James Dewey Watson. Fonte da imagem: Wikipédia.
Nacionalidade: Norte Americano (EUA).

Nascimento: 6 de abril de 1928 (87 anos).
Local: Chicago, Illinois.
Área: Biologia moleculargenéticazoologia.

Instituições: Laboratório Cold Spring Harbor, Universidade Harvard, Universidade de Cambridge, Institutos Nacionais da Saúde.
Alma mater: Universidade de Chicago, Universidade de Indiana.

Conhecido por: elaborar o modelo, até hoje aceito, da estrutura da molécula de DNA, junto com Crick.

Prêmios: Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (1960), Nobel de Fisiologia ou Medicina (1962), Prêmio John J. Carty (1971), Medalha Copley (1993), Medalha de Ouro Lomonossov (1994), Medalha de Ouro Othmer (2005).
assinatura-James-Dewey-Watson


Crick


Francis-Harry-Compton-Crick
Francis Harry Compton Crick. Fonte da imagem: Wikipédia.

Nome: Francis Harry Compton Crick.

Nacionalidade: Britânico.

Nascimento: 8 de julho de 1916.
Local: Northampton.

Morte: 28 de julho de 2004 (88 anos).
Local: San Diego.

Área: Biofísica, neurociência, biologia molecular.

Alma mater: University College London, Universidade de Cambridge.

Orientador: Max Perutz.

Conhecido por: elaborar o modelo, até hoje aceito, da estrutura da molécula de DNA, junto com Watson.

Prêmios: Prêmio Charles-Leopold Mayer (1961), Nobel de Fisiologia ou Medicina (1962), Medalha Real (1972), Medalha Copley (1975)

assinatura-Francis-Crick



A DESCOBERTA DO DNA


O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico suíço Johann Friedrich Miescher (1844-1895), discípulo do professor Ernst Felix Immanuel Hoppe-Seyler (1825-1895), que desenvolveu vários estudos importantes, principalmente no que se refere à hemoglobina.


Mas, até então, não se conhecia a estruturação tridimensional do DNA - e nem como poderia ser sua configuração molecular.

Modelo-de-DNA-de-Watson-e-Crick
Modelo de DNA de Watson e Crick construído em 1953. Foi reconstruído em 1973 e doado ao Museu de Ciências de Londres. Fonte da imagem: Wikipédia.

Somente em 1951, em Nápoles, sul da Itália, num congresso internacional consagrado ao tema da estrutura de moléculas encontradas em células vivas, Francis Crick conheceu James Watson, dando início a uma parceria que, dois anos mais tarde, seria responsável por uma das mais importantes descobertas das ciências biológicas: juntos, elaboraram o modelo da dupla hélice para a molécula de DNA.




Em 1953, Watson e Crick apresentaram um modelo compatível com os resultados experimentais que haviam sido obtidos até aquele momento. Esse modelo serviu de base para experimentos históricos que confirmaram a hipótese inicial desse cientistas.

O MODELO DO DNA


Foi uma tarefa árdua para os cientistas, pois eles apenas podiam ver as moléculas ao irradiar feixes de raio-x nelas, que em seguida rebatiam nos átomos e atingiam o pedaço de filme em vários padrões distintos.


Na universidade de Cambridge ele se juntou com Francis Crick, para analisar os dados de raio-x coletados por Rosalind Franklin e outros. Em uma repentina explosão de inspiração, Watson e Crick construíram um modelo com placas e braçadeiras de latão e outros pedaços de equipamento laboratorial em 1953.

Watson-Crick
Watson & Crick. Fonte da imagem: UAMagzine.

Conforme eles trabalhavam, perceberam que os ácidos nucleicos são organizados em uma escada retorcida, com dois corredores feitos de fosfatos de açúcares e uma série de degraus feitos de componentes orgânicos conhecidos como bases. Anos depois, eles ganharam o Prêmio Nobel por esse frenesi da descoberta da dupla hélice do DNA.

Referência
IB USP; UOL.

Para finalizar veja um vídeo do canal The Guardian, sobre DNA double helix: how James Watson and Francis Crick cracked the secret of life:


E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO G+, ONDE TODAS NOSSAS POSTAGENS ESTÃO EM CATEGORIAS (CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/collection/Ut3sQB https://plus.google.com/collection/IPIdQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário