POR QUE AS ABELHAS MORREM QUANDO PICAM VOCÊ?

As abelhas picam quando percebem uma ameaça a si própria e a sua colmeia, mas pagam um preço elevado por este ato da legítima defesa.

Imagem de rostichep por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
🐝🐝🐝
Antes de começar a postagem confira um curso super top de abelhas sem ferrão com todas as informações sobre como você pode produzir mel com elas, é só clicar no link abaixo ou na imagem:




🐝🐝🐝


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AS ABELHAS E O HOMEM


A relação de algumas abelhas com o homem e a exploração destas por ele pode ser localizada na pré-história.

No caso da abelha melífera, com a qual temos uma relação de milhares de anos, o homem tem explorado sua atividade durante todos os períodos ao longo de sua cultura, tanto na pré-história como na proto-história e na sua história propriamente dita.

Seu nome etimologicamente procede do latim Apis: abelha, e melifera, que transporta mel, ou que carrega mel.

UMA PICADA FATAL...


A abelha ao inserir ao seu ferrão no alvo e ao tentar o puxar para fora, parte de seu aparelho digestivo, músculos e abdômen são rasgados de seu corpo.

É uma lesão que nenhuma abelha consegue sobreviver, uma abrupta e fatal ruptura abdominal. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras. 

Se a abelha vive em colônia, também pode atacar para proteger a colmeia: ao picar, ela solta um tipo de feromônio que serve de alerta para as suas companheiras. Essa é uma característica das operárias. “A rainha raramente sai da colmeia e o zangão nem ferrão tem”, diz Lionel Gonçalves, professor de genética animal da USP de Ribeirão Preto.

DEFENDER A COLMEIA COM A PRÓPRIA VIDA


A espécie Apis melífera defendem a colmeia com a própria vida. Elas picam e depois morrem, porque seu ferrão tem pequenas farpas que o prendem na pele do inimigo, e parte de seu abdômen fica presa ao ferrão que, mesmo separado da  abelha, continua bombeando veneno para dentro do corpo da vítima (algumas vezes,  dá para ver o ferrão se mexendoAs mamangavas e as vespas, não! Seu ferrão é liso e pode ser usado várias vezes.

Mas nem todas as abelhas possuem essa arma de defesa. As espécies sem ferrão se protegem como podem: umas mordem, outras se enrolam nos pelos ou entram nos ouvidos, nariz e olhos.  Uma delas, conhecida como caga-fogo, solta uma secreção que, em contato com o suor, queima a pele.

Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008. 
Sites: super interessantesemabelhasemalimentoWonderpedia

12 comentários:

  1. excelentes postagens, em o meu apoio e admiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes por gostar de nossas postagens.Agradecemos imensamente pelo comentário.

      Excluir
  2. Informações preciosas, principalmente para quem vive nas cidades, onde é mais difícil encontrar essas abelhas. Uso diariamente o mel em substituição ao açúcar e me dou muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marieta, são de extrema utilidade informações assim, pois elas mais ajudam do que atrapalham.

      E você está fazendo é muito bem em substituir o açúcar pelo mel, muito mais saudável.

      Um grande abraço da Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Adorei a matéria ! Gosto muito de biologia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela,

      Que bom que gostou de nossa postagem, continue ligada nas atualizações em nossas redes sociais e aqui no site.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  4. Gostei de saber um pouco mais com a vossa informação...As abelhas fazem um trabalho perfeito. Começando pelos favos, uma excelente obra.... Infelizmente sou alérgica á picada delas.. Tenho sempre cuidado. Mas não desato a correr.. Seria pior.. Um abraço para todos vós que fazem chegar estas informações ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuela Fagundes,

      Realmente se você tem alergia é melhor manter distância. As abelhas são importantes tanto para a produção de mel para nós quando para a manutenção dos ecossistemas.

      Um grande abraço e fique ligada em nosso site.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  5. o ácido amoníaco ou agua oxigenada acaba imediatamente o efeito do veneno delas tenham sempre em casa para no caso de quererem ser abelhudos e mexerem nas casas alheias !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio,

      Dicas boas. Mas o ácido amoníaco ou água oxigenada realmente acabam com o efeito do veneno? Tem que tomar cuidado pois muitas substâncias além de ajudarem podem piorar a situação.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  6. Parabéns!! Me explicou uma curiosidade que eu sempre tive

    ótimo blog, me ajuda bastante!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá desentupidora,

      Que bom que nossa postagem tirou uma dúvida que você tinha, ficamos bastante felizes.

      Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.