O que o alho e o enxofre tem em comum?

Que prazer é temperar a refeição com os aromatizantes que compõem o gênero Allium: o alho, a cebola, o alho-porró e a cebolinha e suas variantes!

 https://bio-orbis.blogspot.com/2017/07/o-alho-e-o-enxofre.html
O alho (Allium sativum). Fonte da imagem: OPAS.

VAMOS DESCOBRIR...

DE ONDE VEM O ODOR QUE O ALHO SOLTA?


O odor de todos esses condimentos baseia-se no mesmo elemento, o enxofreO surpreendente é que, em muitos casos, os compostos responsáveis pelo odor não existem nas plantas intactas e são biossintetizados enquanto elas estão sendo picadas, trituradas ou fritas.



Um dente de alho, por exemplo, por si só não tem odor característico, e as cebolas (Figura 2 e 4) intactas não têm cheiro nem fazem lacrimejar.

Allium-cepa
Figura 2. Flor da cebola (Allium cepa). Fonte da imagem: Wikipédia.


ENZIMAS E REAÇÕES QUE OCORREM COMO ALHO E O ENXOFRE


Quando esmagamos os dentes de alho, a enzima alinase é liberada e converte os sulfóxidos percursores em e ácidos sulfônicos. Estes ácidos se dimerizam posteriormente e perdem água para formar os aromatizantes, como a alicina, por exemplo.



O alho gera muitos outros compostos desta maneira, os quais contêm os grupos funcionais sulfeto, RSR’, sulfóxido, RSR’=O e dissulfeto, RSSR’. Curiosamente, alguns destes compostos têm atividade medicinal. A alicina (Figura 4), por exemplo, é um poderoso agente bactericida.

alho
Figura 3. Fonte da imagem: Química Nova Alternativa.

Antes de os modernos antibióticos serem conhecidos, eram utilizadas infusões de alho no tratamento de tifo, cólera, disenteria e tuberculose. É possível que a planta use estes compostos como agentes químicos contra organismos invasores. 



O ALHO CONTRA DOENÇAS


Na China, uma redução significativa dos casos de câncer gástrico tem sido associada ao consumo de alho, o qual reduz os níveis de colesterol, possui propriedades cardiovasculares e inibe a agregação de plaquetas.



EFEITOS "NEGATIVOS" DO ALHO


Um dos efeitos “negativos” mais notáveis do alho é o mau hálito, oriundo dos pulmões através do sangue, e não, como se imagina, de restos de alho deixado na boca. Na verdade, compostos do alho podem ser encontrados na urina três ou quatro dias depois da sua ingestão. 

Allium-cepa
Figura 4. Cebola (Allium cepa). Fonte da imagem: BioLib.

A alicina, é rapidamente absorvida pela pele (uma propriedade compartilhada com o dimetilsulfóxido). Assim, tem-se afirmado que, quando se esfrega alho na sola do pé, é possível sentir o gosto do alho na boca. Se quiser testar, o experimento já foi feito antes e funciona.

Allium-porrum
Figura 5. Alho-poró (Allium porrum). Fonte da imagem: Plants Stomata.

O odor que se percebe após o corte do alho, do alho-poró e da cebola se deve à extrusão de compostos voláteis que contêm enxofre.



REFERÊNCIA 
K. P. C. Vollhardt e N. E. Schore, Química Orgânica; estrutura e função. 4. ed. Trad. Ricardo Bicca de Alencastro et al. Porto Alegre, Bookman, 2004. p. 326.

Para finalizar veja um vídeo do canal Natural - Remédios Caseiros, sobre Coloque alho debaixo do seu travesseiro e isso vai acontecer com você:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.