A vespa contra o câncer

Bom, ninguém quer tomar uma ferroada de uma vespa não é mesmo? Mas essa nossa pequena amiga aqui pode ajudar pessoas no tratamento com o câncer.

 https://bio-orbis.blogspot.com/2017/11/a-vespa-contra-o-cancer.html
A vespa (Polybia paulista) contra o câncer. Fonte da imagem: alchetron.

VAMOS DESCOBRIR...

UMA PEQUENA VESPA PODE AJUDAR MUITA GENTE


A descoberta do veneno de vespa brasileira, indica que mata células de câncer sem atingir as células saudáveis.



As vespas já têm péssima reputação. Até as abelhas, cuja picada é igualmente dolorida, são mais queridas, afinal, fazem mel e até que são fofinhas. E também as abelhas só te picam uma vez, e logo após morrem, já as vespas, podem picar inúmeras vezes.

Polybia-paulista
Figura 2. Polybia paulista. Fonte da imagem: sincron.

Mas uma nova descoberta científica revelou que temos sido injustos com nossas pequenas amigas aladas.



Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descobriram que o veneno de vespa tem o poder de atacar células cancerosas (Figura 3) sem atingir células saudáveis. A pesquisa foi realizada em parceria com a University of Leeds.

Células-de-câncer
Figura 3. Células de câncer. Fonte da imagem: indianexpress.

A TOXINA DA VESPA CONTRA O CÂNCER


A toxina responsável chama-se Polybia-MP1, e é produzida pela vespa Polybia paulista (Figura 2), a famosa “paulistinha”.

O estudo, publicado no periódico Biophysical Journal, descreve como o MP1 reage com moléculas de gordura que existem apenas na membrana das células cancerosas.



Assim, a toxina abre furos nas células, tornando-as mais permeáveis. De acordo com João Ruggiero Neto, da Unesp, co-autor da pesquisa, esses buracos levam “apenas segundos” para se formarem, e permitem que moléculas como RNA e outras proteínas escapem da célula, inutilizando-a (Veja na Figura 4).

toxina-vespa-esquema-células-câncer
Figura 4. Como age a toxina. Fonte da imagem: diariodaregiao.

Testes já demonstraram que a toxina pode inibir o crescimento de células de câncer de próstata, de bexiga e de leucemia, que se mostraram resistentes a uma série de outros tratamentos.



A descoberta é especialmente excitante porque pode dar início a uma classe inteiramente nova de tratamento anticâncer.



vespeiro-vespas-Polybia-paulista
Figura 5. Vespeiro. Fonte da imagem: symbiota4.

Agora, os pesquisadores devem continuar investigando as propriedades do veneno para que ele finalmente possa ser utilizado para fins terapêuticos.



Descobertas assim mostram como que a cura não só do câncer, mas para outras várias doenças, podemos encontrar na natureza, onde menos esperamos, tal como no veneno de uma pequena vespa.

Referências
SuperInteressante; Biophysical Journal.


Para finalizar veja um vídeo do canal Mosquito Elétrico, sobre Vespas Brasileiras | Polybia Paulista:


9 comentários:

  1. Informação nunca é demais , ainda mais se tratando de algo que poderá ajudar muitas pessoas.
    Parabéns pelo post , muito bem detalhado.
    http://gamingondroid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Gaming on Droid,

      Nós que agradecemos por ter gostado e por nosso post ter lhe trago informações que podem ter ajudado.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. 18.04.2018
    DIVINA E MARAVILHOSA CIÊNCIA ATEÍSTA! Repórter da BBC doa fezes â Ciência para que os cientistas resolvam mais um dos graves problemas de saúde da humanidade. A Ciência é tão maravilhosa que consegue transformar até mesmo fezes em saúde de ouro para a humanidade! Enquanto isso, políticos e fanáticos religiosos transformam ouro em merda. Sendo assim, cientistas no poder político global são a última esperança da Terra! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlucia Monteiro,

      Realmente você disse bem, muitos cientistas usam coisas que ninguém da valor e conseguem descobrir coisas incríveis, enquanto políticos no poder com o dinheiro suficiente para mudar o rumo de um país, como o nosso Brasil, fazer coisas indevidas e sujas.

      Agradecemos muito pelo comentário.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. 12.08.2018
    RESSURREIÇÃO CÓSMICA. A ÚNICA E VERDADEIRA POSSIBILIDADE DE VIDA APÓS A MORTE. O Cosmos tem dois possíveis destinos. Pode continuar se expandindo para sempre ou contrair-se de novo e terminar no Big Crunch. De acordo com a segunda tese, o Universo depois de um determinado momento deverá entrar em colapso regredindo até tornar-se um único ponto com densidade e temperatura infinitas. Isto quer dizer que o Universo voltaria à sua forma primitiva anterior ao Big Bang. O resultado será uma nova explosão. Um renascer das cinzas que se repetirá eternamente. Essa teoria do Big Crunch não deixa de ser curiosa, pois poderíamos supor que toda a vida no planeta Terra, bem como em toda e qualquer região do Cosmo voltaria a se repetir. Densidade quer dizer muita massa e peso em relação ao volume. Densidade e temperatura infinitas anteriores ao momento de um determinado Big Bang significaria um mesmo trajeto, um mesmo caminho, um mesmo roteiro para a matéria explosiva do Universo. A matéria ficaria tão densa, tão unida, tão compacta, que seria praticamente impossível uma expansão diferente da(s) anterior(es). Portanto, voltaria a haver vida. A História no planeta Terra voltaria a se repetir cada vez que o Universo se expandisse após uma contração. As mesmas guerras, os mesmos conflitos do passado, infelizmente, também voltariam a acontecer. Seria como rodar o mesmo filme no cinema, após retroceder a fita. Para tal renascimento, os seres humanos, tão apegados à vida, não precisariam esperar bilhões e bilhões de anos para renascerem, após suas respectivas mortes. Bastaria fechar os olhos e abri-los novamente e ressuscitar dos mortos. Simplesmente o tempo não existe sem a consciência biológica. Para nos darmos conta disso é só percebermos o tempo após passarmos por uma cirurgia de várias horas, ou um coma profundo de vários meses. Pareceria frações de segundo. O tempo separado da consciência humana não faz distinção entre segundos, minutos, horas, ou bilhões e bilhões de anos. Para que possamos ressurgir ou renascer, no entanto, coisa alguma dependerá dos homens, tampouco dos deuses, tudo dependerá, apenas e tão somente do comportamento de toda a matéria contida no Universo. Luís Carlos Balreira. Presidente mundial da Legião científica Brasileira.

    ResponderExcluir
  4. 06.01.2018
    O DEUS DA BÍBLIA, DEUS DOS CRIMINOSOS, DEUS DAS VÍTIMAS DOS ASSASSINOS, DOS GENOCIDAS E DO CRIMINOSOS DE GUERRA. Esse tal de Jeová e seu filho Jesus Cristo sãos as figuras mitológicas mais misteriosas do universo, que, de fato, se tornaram super reais no Brasil. Tanto o Pai, quanto o Filho, quanto o Espírito Santo adoram proteger, patrocinar, abençoar e dar poder e riqueza a criminosos. São incontáveis os criminosos abençoados. Moisés e Josué, por exemplo, eram dois criminosos de guerra, exterminavam tudo e todos que não rezassem por suas cartilhas; homens, mulheres, crianças, não ficava ninguém vivo. David era um genocida sanguinário, não se contentava em matar os inimigos. Cortou 200 pênis, só numa batalha, para poder ficar com a filha do rei. Mais adiante mandou seu mais fiel general para a morte certa, propositalmente, para ficar com a mulher dele, Betsabá. No Novo Testamento, Paulo, fundador da Igreja Primitiva Cristã, assassinou a sangue frio um casal de simpatizantes da milícia cristã, só porque não doaram todo o seu dinheiro para a causa. Episódio muito semelhante com aqueles que os milicianos do Rio de Janeiro praticam, extorquindo o povo das favelas em tudo que podem e que não podem. Enfim, eu acho que os ministros do Supremo Tribunal Federal brasileiro, da Nova República das Diretas-Já, se inspiraram na Bíblia, no seu amor por criminosos. A Igreja Universal do Reino de Deus (?) também adora criminosos. São incontáveis os relatos de assassinos e facínoras que recebem as graças do Deus da Universal e do Bispo Macedo. Com o apoio psicológico de Jeová eles não somente conseguem se livrar das grades, mesmo que tenham recebido penas de 100, 150, 200 anos de cadeia. Além disso, Jeová os ajuda a se tornarem milionários, com empresas, carros e motos de luxo, às dezenas. Eu só não sei se as vítimas de criminosos, quando frequentam a Fogueira Santa e outros cultos da Universal sabem quem está sentado ao seu lado. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.




    ResponderExcluir
  5. A FÉ MILAGROSA DOS ANIMAIS E A BIOLOGIA SOBRENATURAL. A esperta lagartixa solta o rabo para enganar o predador otário. A salamandra restaura todo o membro perdido completamente (perna ou braço). Existe um inseto que manda contra os inimigos um jato químico escaldante (100°C) que devasta os intencionais predadores. Existe um inseto nas selvas do sudeste da Ásia e da África que nasce sem olhos; quando se dá conta disso, ele fabrica dois olhos em poucos segundos. Com suas próprias patinhas ele sopra um trompa para a esquerda, coloca na ponta um olho, depois sopra outra trompa do lado direito coloca outro olho nessa espécie de antena ou chifre inflável, e pronto; ele sai logo correndo buscando uma namorada. Eu poderia ficar aqui, escrevendo milhares de páginas sobre os recursos “sobrenaturais” da biologia ou da vida. As “curas milagrosas” acontecem há dezenas de milhares de anos em todas as culturas e religiões. Os feiticeiros, bruxos, pajés, benzedeiros, xamãs, rezadores, estão fazendo isso, com o auxílio de deuses, totens, fumaças, ervas, animais, etc. há milhares e milhares de anos, porque os seres vivos têm poder de regeneração e cura. Os animais da floresta buscam também curar suas doenças com as plantas da floresta, tendo inclusive conhecimentos fitoterápicos específicos. Mas essas “curas milagrosas” das religiões e das bancadas evangélicas não dá o direito para católicos e evangélicos se apropriarem do Estado e imporem seu dogmatismo mitológico, prepotente, anticientífico e tirânico a toda nação brasileira. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem falado Luís Carlos Balreira. Realmente os animais são nossa salvação.

      Agradecemos muito pelos comentários.

      Um forte abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.