É possível ficar bêbado sem ter consumido bebida alcoólica?

Sim, é possível. Uma síndrome rara de fermentação intestinal faz com que todo carboidrato consumido pela pessoa se transforme em etanol.

 http://www.bioorbis.org/2018/01/e-possivel-ficar-alcoolizado-sem-ter_9.html
Fonte da imagem: dailymail.co.uk

VAMOS DESCOBRIR...

O CASO DE MATTHEW HOGG


Um americano, chamado Matthew Hogg é detentor dessa síndrome. Matthew e conta que pode ficar bêbado com apenas um pedaço de pão (Figura 2) e uma única porção de arroz que equivalem para ele ter tomado três garrafas de vinho.



Esse processo de embriaguez sem ingestão de álcool ocorre porque há em seu intestino delgado um crescimento anormal de leveduras, principalmente de Candida, que acabam produzindo etanol. Essas leveduras ocorrem naturalmente em nosso intestino, porém, caso ocorra um desequilíbrio na flora intestinal, poderá ocorrer um aumento descontrolado dessas leveduras.

Matthew-Hogg-síndrome-rara-álcool
Figura 2. O pobre Matthew e sua esposa. Fonte da imagem: dailymail.co.uk

Mattew tem que aderir a uma dieta rigorosa, a fim de gerenciar a fermentação no estômago. A grande maioria dos alimentos comuns, bebidas e snacks estão fora do menu, juntamente com fast food e delivery.

COMO ESSA SÍNDROME RARA ATUA DENTRO DO CORPO?


O meio intestinal de pessoas afetadas pela síndrome frequentemente é atingido por um número anormal de fungos, mais comumente uma cepa chamada Saccharomyces cerevisiae – ou o que fabricantes de cerveja chamam de "levedo de cerveja".




Mas ela ainda é um mistério por que tantas outras pessoas que fazem uso prolongado de antibióticos não apresentam a síndrome.

Referência
dailymail.co.uk.

Para finalizar veja um vídeo do canal pontociencia, sobre Pontociência - Fermentação: como os fungos fazem bebida alcoólica:


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.