Aprenda a fazer alguns comedouros criativos para atrair pássaros para seu quintal

Você que ama as aves e adora aprecia-las livres na natureza, então vejam alguns comedouros incríveis, feitos não só artesanalmente, mas também com matérias recicláveis como garrafas pet e de vidro.

Imagem de Urszula por Pixabay 

VAMOS APRENDER...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Estar de bem com a natureza é uma das melhores coisas que tem na vida. E também cuidar dela. Aqui vamos mostrar como você pode fazer um comedouro bem criativo para os passarinhos.
                  

Você pode fazer comedouros para pássaros em casa ou em apartamento

       
Mesmo se você não mora em casa com um grande quintal ou jardim, você pode fazer também mesmo morando em apartamentos. Simplesmente quando prontos arrume um pequeno canto na janela que pode atrair os pequenos alados famintos.

Leia também:


PASSO A PASSO DE COMO FAZER UM COMEDOURO CRIATIVO PARA PÁSSAROS


Bom agora mostraremos um passo a passo feito pelo site Ciclo Vivo, de dois modelos, feitos com garrafas PET. Vamos conferir:

Modelo 1 – comedouros rústico para pássaros


Este comedouro reciclado tem um design rústico. Para montá-lo serão necessários, duas garrafa PET (uma pequena e uma grande), tinta à prova d’água, fio de nylon e cascas de árvore.

1º Passo:  As garrafas precisam ter tamanhos diferentes para que o telhado possa ser feito. Corte a parte superior da garrafa maior, na altura da primeira linha. A seguir, corte logo abaixo do gargalo. A garrafa vai ficar com um aspecto de “saia”, que será encaixada na garrafa menor. Este será o telhado.

2º Passo: A seguir, faça uma abertura circular na lateral da garrafa pequena. É necessário fazer um furo logo abaixo da abertura, para poder encaixar o poleiro, e outro furo na mesma direção, do lado oposto da garrafa. Para o poleiro, é possível usar um galho, que transpassa os dois lados da garrafa. Feito os cortes, passe uma lixa para aparar as rebarbas ou cole uma fita adesiva colorida para não machucar. Se desejar colorir o comedouro, passe a tinta na cor desejada e espere secar. 

3º Passo: Faça um furo na tampa da garrafa pequena, passe um fio de nylon, dê um nó [na parte de dentro]. Coloque a comida do passarinho até a altura da entrada do buraco, para que o pássaro alcance a comida, mas que não caia de dentro.

4º Passo: A seguir, cole as cascas de árvore com cola quente, em volta da “saia” feita com a garrafa grande. Faça várias camadas para dar a aparência de um telhado e proteger bem a entrada. Encaixe as partes e tampe a garrafinha. Agora, basta pendurar seu comedouro no quintal.

Modelo 2 – comedouros para pássaros simples


Este comedouro é muito mais simples de ser feito. Serão necessários apenas uma garrafa PET, do tamanho que desejar e duas colheres de pau.

1º Passo: Faça dois pares de furos opostos, onde ficará preso o cabo da colher e um pouco mais largo na parte da boca, para que a comida possa sair pelo furo.

2º Passo: Coloque a colher e faça um furo na tampa para amarrar o fio. Acrescente a comida e o comedouro está pronto para atrair os pássaros para seu quintal. Deixe-os à sombra e espere os pequenos visitantes para o banquete.

Modelo 3 - comedouros para pássaros de cascas de frutas


Outra ideia incrível e genial é um comedouro com cascas de frutas. Vejam o passo a passo do site GreenMe:

Em vez de jogamos fora as cascas de laranjas, limões, maracujás vamos disponibilizar para estas lindezas comedouros interessantes.

Quais materiais você vai usar:

Cascas de frutas (limão, laranja, maracujá, etc.);
1 faca;
1 corda ou fio forte;
1 tesoura;
Alpistes, sementes para as aves;
1 agulha grossa.

1º Passo: Limpe bem as cascas das frutas divididas em duas, como cuias.

2º Passo: Dívida em quatro partes de um fio ou uma linha forte. Calcule o comprimento dos fios para onde você quiser colocar o comedor.

3º Passo: Perfure a pele das frutas em quatro pontos com uma agulha grossa (de lã ou crochê) ou com a ponta de uma faca.

4º Passo: Passe os fios pelos furos e faça um nó ao interior para não se soltarem.

5º Passo: Pendure o comedouro em seu jardim repleto de sementes para os pássaros.

Simples, prático e criativo. Agora só esperar os pequenos passarinhos virem e se deliciarem com o novo banquete.

Referências
CicloVivo; sweetfluffy; souverde; GreenMe.

4 comentários:

  1. Uilmara Machado de Melo Gonçalves19 de abril de 2018 às 23:13

    SENSACIONAIS!!!! Por enquanto, só jogo alimentos no chão e só coloco líquido para os beija-flores (que aliás, brigam muito!)... Vou fazer alguns desses comedouros! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uilmara,

      Mas o que você já faz é muito bom. Por que cada vez o habitat deles está mais degradado e sumindo, então eles procuram alternativas, ou seja vindo para os grandes centros urbanos em busca de comida e abrigo.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Por nada! Aprendi com Papai e não pretendo parar!!! Tiro fotos o dia inteiro: kkkkkk! Ontem, salvamos um filhote de maritacas que não sabia/sabe voar direito; ele caiu no quintal e um gavião já sobrevoava o nosso quintal; corri, peguei um cesto de roupas, fiz dele uma gaiola e meu marido capturou a maritaca; esperamos o gavião sumir e soltamos a maritaca, debaixo do telhado (onde os pais a criavam/criam)! Muito bom poder cuidar desses indefesos!... Abraços.

      Excluir
    3. Que maravilha Uilmara, realmente é esse o espírito dos bons e justos. Proteger a natureza é uma das mais nobres virtudes que podemos ter. Um grande abraço.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.