COMO O VÍRUS DA GRIPE AGE NO NOSSO CORPO?

Você está gripado de novo. E acaba se curando. Mas no próximo ano você gripa outra vez. Por que esses vírus voltam sempre?

Imagem de Alexandr Litovchenko por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

E antes de começar a postagem confira esse eBook onde nós vamos te ensinar a variedade de vírus existentes em nosso planeta. Para uma vida mais saudável é importante você conhecer outros tipos de vírus que estão em nosso cotidiano, para que possa se prevenir contra eles. Esse livro irá te ensinar de que maneira você pode contribuir com sua saúde simples e fácil. Tenha uma imunidade blindada, e se proteja contra vírus.

Clique no link abaixo ou na imagem para ir para o site da Hotmart:




Os vírus da gripe, os mais resistentes


O porquê dessa resistência desses vírus, é que os vírus da gripe, que têm o RNA como material genético, são extremamente mutáveis.

Todo ano surgem novas variedades, com antígenos diferentes que não são reconhecidos pelas nossas células de defesa. Os cientistas, então, reagem, produzindo novas vacinas, contendo antígenos derivados dos novos vírus. Estima-se que a gripe seja responsável por 100.000 hospitalizações anualmente nos EUA.

Em três ocasiões no século XX as autoridades de saúde foram pegas de surpresa com o surgimento de novas variedades de vírus que causaram uma verdadeira pandemia (epidemia que afeta várias localidades do globo). Em 1918, a gripe espanhola matou 20 milhões de pessoas no mundo todo.

Em 1957, a gripe asiática eliminou 70.000 americanos e, em 1968, a gripe de Hong Kong matou 34.000. Variedades do vírus Hong Kong, ainda não perfeitamente dominadas, mataram 400.000 pessoas nos Estados Unidos, a maioria com mais de 65 anos de idade.

Como você pode perceber, os vírus da gripe funcionam como verdadeiros hackers: destroem toda a programação celular e, muitas vezes acabam com a vida do portador.

Modo de transmissão do vírus da gripe


Gotículas de saliva espalhas pelo ar por pessoas infectadas pelo vírus.

Características da infecção do vírus da gripe


Coriza, tosse; raramente afeta pulmões; dores musculares e fraqueza.

Medidas profiláticas contra o vírus da gripe


Vacinação; tratar os doentes e evitar contato direto com eles.

CICLO REPRODUTIVO DE UM VÍRUS DA GRIPE


Existem centenas de variedades de vírus de gripe, todos portadores de RNA, que é seu material hereditário.

A infecção gripal começa quando o vírus adere a substâncias receptoras presentes na superfície das células hospedeiras, geralmente as que revestem as vias respiratórias. A partícula viral penetra inteira, nisso diferindo do bacteriófago, em que apenas o DNA viral penetra na célula.

No interior da célula o capsídio é digerido por enzimas, liberando o RNA no citoplasma. O RNA do vírus da gripe e de outros vírus de RNA (exceto os retrovírus) é capaz de se duplicar, originando inúmeras cópias dentro da célula hospedeira. As informações genéticas do RNA viral são então traduzidas, dando origem aos componentes proteicos do capsídio.

Referências
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Editora Moderna. Volume 2. 1ª edição. 1998.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.

Um comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.