O filtro de barro: invenção brasileira, o melhor do mundo

Invenção do filtro de barro mudou completamente a maneira do brasileiro de beber água. 

 https://www.bioorbis.org/2018/05/o-filtro-de-barro-invencao-brasileirao.html
O filtro de barro é  considerado o melhor do mundo. Fonte da imagem: jornalciencia.

VAMOS DESCOBRIR...
No país, a água nem sempre era de boa qualidade. Vinha de poços, rios ou era canalizada de maneira rudimentar até chegar a fontes e chafarizes construídos pelos governos. Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas. Agora limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional, o filtro de barro vem sendo estudado há tempos pelo professor Júlio César Bellingieri. A questão da água era uma questão de saúde pública.

Leia mais:




A eficiência do filtro de barro


Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Fonte da imagem: sertaoemdia.

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que microrganismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que microrganismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

Leia também:

Referências
Globo repórter NewsRondonia.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente é o melhor não é mesmo?

      Agradecemos pelo comentário.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Ilma,

      Que bom que gostou de nossa postagem. Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por Veronica Olson. Tecnologia do Blogger.