DESCUBRA O LAGARTO-RABO-DE-ABACAXI: O RÉPTIL COM A CAUDA MAIS EXÓTICA DO REINO ANIMAL

Ele pode ser pequeno, mas tem uma cauda bastante peculiar. Endêmico dos cerrados brasileiros, conheça o lagarto-rabo-de-abacaxi.
 
Fonte da imagem: animaldiversity.org/Autor da foto: Laurie Vitt (photographer; copyright holder; identification) /This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Quem são os lagartos?


As cerca de 4.800 espécies de lagartos variam em tamanho, desde as diminutas lagartixas, com apenas 3 centímetros de comprimentos, até o dragão de Komodo que, na maturidade, atinge 3 metros de comprimento e 75 kg. Uma reconstrução do esqueleto de um lagarto-monitor fóssil, Megalania prisca, do Pleistoceno da Austrália, tem 5,5 metros de comprimento e, em vida, o lagarto poderia ter pesado mais de 1000 quilogramas.

Os lagartos são animais adaptáveis que ocupam habitats que variam de pântanos a desertos e até mesmo acima da faixa de florestas, em algumas montanhas.

O raro lagarto-rabo-de-abacaxi


O lagarto-rabo-de-abacaxi (Hoplocercus spinosus) é um réptil de tamanho médio bastante raro nas coleções científicas. Sua área de distribuição entretanto é ampla. Ocorre nas áreas de Cerrado, atingindo as matas do contato entre este bioma e a Floresta Amazônica e alcançando a ilha de São Luís do Maranhão. Porém pesquisas afirmam que essa espécie não ocorre em mata tropical.

Entretanto, já foram coletadas em matas de galeria, na Serra da Mesa (rio Tocantins, Minaçu, GO), Barra do Garças (rio Araguari, MT) e em fragmentos de mata na cidade de São Luís (MA).

A espécie era bastante frequente na periferia de Barra do Graças, durante a década de 80, quando a cidade começou a crescer, mas hoje já não é comum na região.

Em São Luís, surpreendentemente, a espécie é bem conhecida pela população da periferia da cidade. Estudos realizados nessa área por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão mostrou que as populações de Hoplocercus spinosus estão confinadas nos fragmentos de matas, onde são numerosas. Portanto, ocorre em matas e no cerrado, dois habitats muitas vezes vizinhos.

Hábitos e comportamento do lagarto-rabo-de-abacaxi


Espécies de hábito noturno. Durante o dia são encontrados em pequenas tocas na superfície, onde deixam o rabo aparente para fora. Quando se sentem ameaçados inflam o corpo, pressionando as paredes da toca. Pouco sabe-se de sua ecologia e história natural, onde estudos aprofundados são indicados.

Suas populações distribuem-se de forma agrupada, sugerindo maior grau de isolamento dentro das populações. Não é uma espécie fácil de ser registrada em inventários, mas há sugestão de que ocorre na maior parte dos municípios ocupados pelo Cerrado.

Em Serra da Mesa, os registros foram surpreendentemente numerosos, comparados aos de outras espécies comuns de lagartos. Não há muitas informações sobre sua história natural, mas já existem herpetólogos trabalhando com a espécie.

Do que os lagartos-rabo-de-abacaxi se alimentam?


Alimenta-se de cupins, besouros, aranhas, escorpiões, gafanhotos, centopeias e formigas e atingem até 105 mm de comprimento do corpo.

Exemplares de Hoplocercus spinosus mantidos em terrário na Universidade de Brasília alimentam-se de insetos, ratos recém-nascidos e outros lagartos. São poucos os registros da espécie na literatura.

Principais ameaças ao lagarto-rabo-de-abacaxi


A fragmentação e a destruição do Cerrado ameaçam reduzir o número de populações locais, que tem distribuição ampla neste bioma, porém localmente com distribuição próxima à do modelo de metapopulaçõesEmbora sua ampla distribuição no Cerrado atenue as chances de extinção da espécie, como este bioma em Minas Gerais está sendo transformado e reduzido muito rapidamente, há grandes chances de desaparecimento da espécie.

Estratégias de conservação


Há necessidade de trabalhos de campo em Minas Gerais, para obter mais informações sobre a biologia e ecologia desta espécie em fragmentos de Cerrado e em áreas maiores. A presença da espécie em unidades de conservação do estado precisa ser confirmada e as populações eventualmente encontradas devem ser monitoradas. 

Do mesmo modo, o comportamento das populações isoladas em fragmentos menores deve ser monitorado, pois há forte sugestão de que a espécie possa ser conservada em pequenas reservas.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
VITT, L.J & J.P. CALDWELL. 1993. Ecologial observations on Cerrado lizards in Rondônia, Brazil. Journal of Herpetology.

Leia mais também:

15 comentários:

  1. encontrei um desses(rabo de abacaxi) na minha chacara em chapada dos guimaraes-mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Nossa sério mesmo? Que bacana! Conte mais como foi seu encontro com esse belo lagarto.

      Excluir
  2. Se agente acha um desse em casa o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Bom se aparecer um desses na sua casa, ou mesmo qualquer outro animal silvestre, comunique com a polícia ambiental ou o IBAMA, claro que da sua região que você deve olhar o número para ligar.

      Excluir
  3. Essa matéria foi bastante esclarecedora e resumo muito muito bom, porque temos pressa pra tudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou da postagem e que te ajudou bem. Um forte abraço.

      Excluir
  4. Aqui no Agua Boa Mt no cerrado um rapaz matou achando q era venenoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo de Água Boa - MT,

      Nossa que triste, esses animais não tem veneno, são répteis inofensivos e além disso ajudam no controle de pragas em como insetos e pequenos mamíferos que eles comem.

      Excluir
  5. Me tira essa duvida se e ou nao venenoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,

      Não eles não são venenosos, são inofensivos para nós. Inclusive ajudam no controle de insetos praga e pequenos mamíferos como ratos.

      Excluir
  6. Achei um no meu quintal em São Luís
    (MA) ele estava escondido debaixo de umas toras de pau com o rabo de fora penssei que fosse uma cobra ou um dinossauro kkkk

    ResponderExcluir
  7. Olá eu encontrei um hoje aqui na chácara que moro em claudia mt

    ResponderExcluir
  8. Acabei de encontrar um desses na minha casa, meu gato estava atacando ele. Achei estranho o formato do rabo só coloquei ele p o terreno vazio.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de achar um aqui Teresina-piau, em cima da minha cama, mas não tive coragem de matar. primeira vim consulta na internet, achei bem interessante essa espécie "lagarto rabo de abacaxi" vou deixar a bichinho vivo rs.

    ResponderExcluir
  10. A muito tempo eu encontrei alguns desses lagartos aqui em Grajaú-ma .
    Moro próximo do local, porém nunca mais fui lá !
    Eu era adolescente e sempre curioso com aquele lagarto de rabo chato !

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.