A grandeza da natureza brasileira: Região Norte

Nosso país tem belezas ímpares que não encontramos em nenhum outro lugar. Nessa galeria, mostramos algumas das principais maravilhas da natureza do Brasil e curiosidades sobre cada uma delas.

 http://www.bioorbis.org/2018/08/descubra-natureza-brasil-norte.html

VENHA E SE ENCANTE...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

O Brasil tem suas maravilhas únicas naturais. Possuindo uma riqueza de uma biodiversidade extraordinária e com os lugares mais lindos e paradisíacos da terra.

Proteger, preservar e conservar a beleza cênica de nosso país é nosso dever como cidadãos e patriotas, pois sem a natureza não existira o ser humano.


"A Natureza não depende do ser humano, o ser humano depende da Natureza".

Lista das Regiões do Brasil:

[NORTE] [NORDESTE] [CENTRO-OESTE] [SUDESTE] [SUL]

Legenda: VERDE - Região Norte; AMARELO - Região Centro-Oeste; LARANJA - Região Nordeste; VERMELHO -  Região Sudeste; AZUL - Região Sul.

Dando continuidade a nossa lista das regiões pelo Brasil, agora vamos a Região Norte, onde cada lugar deixará você encantado:

REGIÃO NORTE E SUAS BELEZAS NATURAIS




RIO AMAZONAS



Foto: prasit chansakerom.



É um dos rios mais extensos do mundo, com mais de seis mil quilômetros de comprimento e mais de mil afluentes. Além disso, é o rio com maior fluxo de água por vazão e mais de um terço de todas as espécies de animais no mundo vivem na Floresta Amazônica, que fica em todo seu entorno.

Leia também:



ENCONTRO DAS ÁGUAS



Fonte da imagem: Wikipédia.


O encontro das águas é um fenômeno natural facilmente visto em muitos rios da Amazônia. Os fatores para isso ocorrer na região variam desde questões geológicas, climáticas, termais ou até mesmo o tamanho ou a acidez dos rios.

O mais famoso encontro das águas está localizado na frente da cidade de Manaus, entre os rios Negro e Solimões, sendo uma das principais atrações turísticas da capital amazonense.

MONTE RORAIMA


Foto: Image Source

Trata-se de uma montanha em uma tríplice fronteira, entre Brasil, Venezuela e Guiana. É um monte em formato de mesa e um local rico em flora e fauna, em especial as plantas carnívoras.

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO


Foto: Luciano_Queiroz.

Localizado no Tocantins, essa região tem uma baixa densidade populacional: 0.8 habitantes por km², de maneira que é possível passar dias por lá sem ver uma única outra pessoa. Sua fauna é rica em mamíferos e aves.

Leia também:

ALTER DO CHÃO


Foto: susanwaughon.

Situada no município de Santarém, no Pará, essa região é conhecida como o caribe brasileiro, por suas lindas praias de água doce. Seu nome é uma homenagem a uma cidade portuguesa homônima.

Leia também:

ILHA DE MARAJÓ


Fonte da imagem: rumonorte.

A Ilha de Marajó (Marinatambal nome indígena, Ilha Grande de Joannes nome português) é uma ilha costeira brasileira do tipo fluviomarítima, situada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó.

Maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, banhado pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a Ilha de Marajó, no Pará.

PARQUE ESTADUAL DO CANTÃO


Fonte da imagem: naturatins.

O Parque Estadual do Cantão é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do estado do Tocantins.

Turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora. Quem procura essas modalidades não pode deixar de conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do País. No Estado do Tocantins, a região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais.

Leia também:

ILHA DO BANANAL


Fonte da imagem: zepaiva.

Com área de cerca de 25 mil km², a Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada no Tocantins entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, nas divisas com Goiás e mato Grosso, na planície do Cantão, e integra os municípios tocantinense de Pium, Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Marianópolis.

PARQUE NACIONAL DE ANAVILHANAS


Fonte da imagem: Wikipedia.

O Parque Nacional de Anavilhanas é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Manaus e Novo Airão.

No Parque Nacional de Anavilhanas, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas que se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

Leia também:

Se tem mais algum lugar incrível que vocês querem ver aqui na lista da Região Norte, deixe nos comentários. E AGUARDEM AS PRÓXIMAS REGIÕES, PARA VER MAIS DA GRANDEZA DA NATUREZA DO NOSSO BRASIL.

4 comentários:

  1. Somos um povo abençoado, mas, infelizmente, muitos não são gratos por isso e destroem tudo o que temos!!! Nosso país é lindo demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uilmara,

      Disse tudo, somos abençoados por vivermos no Brasil. Mas infelizmente muitos destroem e só querem saber do lucro.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Rafaela,

      Que bom que tenha gostado da nossa postagem. Agradecemos pelo comentário. Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por TommyIX. Tecnologia do Blogger.