A grandeza da natureza brasileira: Região Centro-Oeste

Nosso país tem belezas ímpares que não encontramos em nenhum outro lugar. Nessa galeria, mostramos algumas das principais maravilhas da natureza do Brasil e curiosidades sobre cada uma delas.

 https://www.bioorbis.org/2018/09/descubra-natureza-brasil-centro-oeste.html

VENHA E SE ENCANTE...


O Brasil tem suas maravilhas únicas naturais. Possuindo uma riqueza de uma biodiversidade extraordinária e com os lugares mais lindos e paradisíacos da terra.

Proteger, preservar e conservar a beleza cênica de nosso país é nosso dever como cidadãos e patriotas, pois sem a natureza não existira o ser humano.

"A Natureza não depende do ser humano, o ser humano depende da Natureza".

Lista das Regiões do Brasil:

[NORTE] [NORDESTE] [CENTRO-OESTE] [SUDESTE] [SUL]

Legenda: VERDE - Região Norte; AMARELO - Região Centro-Oeste; LARANJA - Região Nordeste; VERMELHO -  Região Sudeste; AZUL - Região Sul.

Dando continuidade à nossa lista das regiões pelo Brasil, agora vamos a Região Centro-Oeste, onde cada lugar deixará você encantado:

REGIÃO CENTRO-OESTE


CHAPADA DOS VEADEIROS


chapada-dos-veadeiros
Foto: vitormarigo.

O Parque Nacional homônimo trata-se de uma unidade de conservação localizada no centro-oeste de Goiás. Entre as espécies da fauna que habitam o local, cerca de 50 são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na região.

PANTANAL


pantanal
Foto: Frazao Media.

Essa região é uma das maiores extensões alagadas contínuas do planeta. Sua área é de 150.000 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.



VALE DA LUA


vale-da-lua
Foto: vitormarigo

É um conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes do rio São Miguel e recebeu esse nome por conta da aparência que lembra uma suposta paisagem lunar, com várias pequenas crateras.

GRUTA DO LAGO AZUL


gruta-do-lago-azul
Foto: Sandro Helmann.

A 20 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica essa belíssima gruta que possui uma trilha em forma de escada, bem rústica, que se compara a descer um prédio de doze andares.

BONITO


bonito
Foto: Rafael Mayrink Goes

Conhecida como a capital brasileira do ecoturismo, essa região abriga rios, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Existem mais de 4.000 espécies de plantas e suas águas e rios podem abrigar mais de 2.000 espécies de peixes.



CHAPADA DOS GUIMARÃES


chapada-dos-Guimarães
Foto: Alarico / Shutterstock

Com variados ambientes naturais, de deixar qualquer um de boca aberta, a Chapada dos Guimarães faz parte da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. Protegendo cabeceiras do Rio Cuiabá, é um dos principais formadores do Pantanal no Mato Grosso.

CALDAS NOVAS


caldas-novas
Foto: viajor / Wikimedia Commons

A cidade é conhecida por ser a maior estância hidromineral do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°. 



Ponto turístico famoso, na alta temporada Caldas Novas chega a receber mais de 500 mil turistas. Quer um banho relaxante? Então se delicie em Caldas Novas!

AQUÁRIO ENCANTADO


aquário-encantado
Fonte da imagem: Shutterstock

O Aquário Encantado está localizado a, aproximadamente, 54 quilômetros de Nobres, Mato Grosso. O nome do atrativo se deve à coloração azul e pela presença de peixes coloridos, como o peixe Mato Grosso. 



Ainda é possível ver mais de trinta espécie de peixinhos. No local, é feita a visitação e o mergulho em superfície. Durante a flutuação não é permitido colocar os pés no chão para que a água não fique turva. Não é permitido também o uso de protetor solar, para que não prejudique as espécies de peixe que lá estão.

ARAGUAIA


araguaia
Fonte da imagem: Shutterstock

O Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas de Goiás, principalmente no mês de julho, quando a água fica em um nível mais baixo e surgem longos bancos de areia, formando as famosas praias de rio. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e, inclusive, estrangeiros. Algumas barracas formam-se na areia tornando o ambiente ideal para curtir o dia.

PARQUE NACIONAL DAS EMAS


parque-nacional-das-emas
Fonte da imagem: curtamais.

O Parque Nacional das Emas é uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. 

Além de paisagem característica, a observação de animais típicos do cerrado como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados e outros, são algumas das atrações para os visitantes. O Parque preserva rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil, tais como os rios Taquari e o Araguaia, além do rio Formoso e o rio Jacuba.

PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA


parque-estadual-terra-ronca
Fonte da imagem: Shutterstock

Com estimativa de mais de mil grutas em um raio de 40 km, o Parque Estadual Terra Ronca abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. A região é uma das maiores em números de cavernas e grutas. Morros, colinas, águas cristalinas e cachoeiras são outros itens que compõem o visual dessa região que é tão única.

PRAIA DA FIGUEIRA


praia-da-figueira
Fonte da imagem: guiadasemana.

A Praia da Figueira é o passeio ideal em Bonito para quem busca tranqüilidade e sossego, sendo um dos passeios mais procurados por famílias com crianças. O local é formado por uma lagoa de água doce de águas cristalinas, dando a impressão de ser uma verdadeira praia em meio à natureza.

RIO DA PRATA


rio-da-prata
Fonte da imagem: guiadasemana.

O Rio da Prata é um dos inúmeros aquários naturais de Bonito, onde é possível ver de perto uma grande diversidade de peixes coloridos. A flutuação é uma das atividades mais praticadas no rio e um dos passeios mais famosos da cidade.

LAGOA MISTERIOSA


lago-misterioso
Fonte da imagem: guiadasemana.

A Lagoa Misteriosa é considerada a sétima caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil. Ela é muito procurada para quem gosta de mergulhar e praticar flutuação para observar os peixes e algas que habitam as águas cristalinas do local.

ABISMO ANHUMAS


abismo-anhumas
Commons Wikimedia/Caio Vilela

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada em Bonito, um dos maiores pólos de ecoturismo da América do Sul. Olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna submersa, descoberta em 1970 e aberta à visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal. 



A pequena fenda no chão é apenas o início do rapel. Até a base da caverna são 72 metros (equivalente a um prédio de 30 andares) de descida vertical, num passeio que dura cerca de cinco minutos.

CACHOEIRA SANTA BÁRBARA


cachoeira-santa-bárbara
Commons Wikimedia/Rafael Defavari

Os amantes de natureza e trilhas já devem conhecer a Chapada dos Veadeiros. O local é um verdadeiro paraíso em meio ao estado de Goiás. Cada paisagem encanta mais do que a outra e fica difícil escolher um lugar preferido. Para quem gosta de águas cristalinas, a dica é visitar a Cachoeira Santa Bárbara. Ela encanta por suas águas cor turquesa e um fundo de areia branca. Para alcançá-la, é necessário pegar uma trilha de cerca de 5 km, mas todo esforço vale a pena!

CACHOEIRA LOUQUINHAS


cachoeira-louquinhas
Fonte da imagem: Shutterstock

A Cachoeira Louquinhas fica dentro da fazenda com mesmo nome, onde cobra-se uma taxa de R$ 20 para entrar. Uma pequena trilha leva ao local, que conta com um poço azul esmeralda de águas cristalinas e fundo de areia clara.



Se tem mais algum lugar incrível que vocês querem ver aqui na lista da Região Centro-Oeste, deixe nos comentários. E AGUARDEM AS PRÓXIMAS REGIÕES, PARA VER MAIS DA GRANDEZA DA NATUREZA DO NOSSO BRASIL.


E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE PLUS:

 https://plus.google.com/collection/A_jjz https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

 https://plus.google.com/collection/slsfQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Canal Diversos,

      Agradecemos por ter gostado da nossa postagem e por ter comentado.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Text Alguma vez, ou seja vez-ou-outra, imagino, lugares, assim. KISSES -MUITO GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Agradecemos pelo seu comentário e ficamos felizes por ter gostado dos lugares que mostramos. Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Salgado,

      Nós que agradecemos. Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.