A grandeza da natureza brasileira: Região Sul

Nosso país tem belezas ímpares que não encontramos em nenhum outro lugar. Nessa galeria, mostramos algumas das principais maravilhas da natureza do Brasil e curiosidades sobre cada uma delas.

 https://www.bioorbis.org/2018/10/descubra-natureza-brasileira-sul.html

VENHA E SE ENCANTE...

O Brasil tem suas maravilhas únicas naturais. Possuindo uma riqueza de uma biodiversidade extraordinária e com os lugares mais lindos e paradisíacos da terra.

Proteger, preservar e conservar a beleza cênica de nosso país é nosso dever como cidadãos e patriotas, pois sem a natureza não existira o ser humano.

"A Natureza não depende do ser humano, o ser humano depende da Natureza".
Lista das Regiões do Brasil:


Dando continuidade à nossa lista das regiões pelo Brasil, agora vamos a última, a Região Sul, onde cada lugar deixará você encantado:

REGIÃO SUL


CATARATAS DO IGUAÇU


cataratas-do-iguaçu
Foto: espiegle.

É um conjunto de cerca de 275 quedas d’água localizado entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e regiões da Argentina. A área total corresponde a 250 mil hectares, considerada um Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.


CASCATA DO CARACOL


cascata-do-caracol
Foto: filipefrazao.

Situada no Parque Estadual do Caracol, no Rio Grande do Sul, essa formação provém do rio homônimo que despenca em queda livre por 131 metros entre rochas basálticas. Na região foi construída uma escadaria com 730 degraus para se chegar à base da cachoeira.

CÂNION FORTALEZA


cânion-fortaleza
Foto: Luciano_Queiroz.

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, esse cânion tem 7.5km de extensão e chega a 900 metros de altura em alguns pontos. Oferece três opções de trilha para quem quer se deslumbrar com as paisagens.

ILHA DO MEL


ilha-do-mel
Foto: Cesar Okada.

Situada na Baía de Paranaguá, no Paraná, essa ilha tem várias áreas onde não é sequer permitida a presença de visitantes, para preservar sua reserva ecológica. Para se ter uma ideia, apenas 200 dos 2700 hectares da ilha podem ser explorados.

PRAIA GRANDE


praia-grande
Cânion Itaimbezinho – Trilha do Rio do Boi – Foto: Aparados da Serra Adventure

Praia Grande fica localizada em Santa Catarina, que não tem praia e nem é grande (menos de 8.000 habitantes) e fica aos pés dos cânions.




A cidade tem o privilégio de estar no trecho mais abrupto da serra, onde estão os cânions mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara, sendo por isso também chamada de “Cidade dos Cânions. Na localidade de Vila Rosa, que fica a 8 km do centro está o Camping Malacara, o mais próximo dos Cânions.

PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA


parque-nacional-dos-aparados-da-serra
Fonte da imagem: aparadosdaserra.eco.br

Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, abrangendo uma área de aproximadamente 30.400 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome destas importantes unidades de conservação.

SERRA DO RIO DO RASTRO – BOM JARDIM DA SERRA


serra-do-rio-do-rastro-bom-jardim-da-serra
Fonte da imagem: vidadeturista.

Bom Jardim da Serra possui cerca de 4.500 habitantes e é uma pequena cidade do estado de Santa Catarina.



Ela é chamada de “capital das águas” por ter um grande número de rios que nascem no município. Além disso, a cidade é considerada a terceira maior produtora de maçã do estado se aproveitando do frio da região da serra catarinense.

PRAIA DO ROSA


praia-do-rosa
Fonte da imagem: hospedariadasbrisas.

A Praia do Rosa está localizada no litoral sul de Santa Catarina, a 90 km de Florianópolis, e pertence ao município de Imbituba, quase na divisa com Garopaba. Conhecida por sua natureza abundante e por seu mar agitado e com ondas grandes, é uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro.

ROTA DO SOL


rota-do-sol
Fonte da imagem: flickr- Douglas Pfeiffer Cardoso.

A Rota do Sol (rodovia RS 453) é a estrada de acesso ao Litoral Norte Gaúcho, que liga Caxias do Sul e a Serra Gaúcha ao Litoral Norte Gaúcho. A rodovia também faz ligação com a BR-101 e a rodovia do Mar, que dão acesso a todas as praias da metade Norte do estado e também ao litoral de Santa Catarina.


SÃO MIGUEL DAS MISSÕES


são-miguel-das-missões
Fonte da imagem: tudoporemail

As ruínas pitorescas de São Miguel das Missões são o que restou de uma missão jesuíta para a terra dos guaranis no século 17. Essa foi uma das sete missões jesuíticas para as terras dos guaranis realizadas no século 17 e 18, com o intuito de tentar converter os nativos ao cristianismo. As ruínas encontram-se agora em um parque histórico, e são protegidas pela legislação brasileira. São Miguel também é famosa pela beleza natural em seu entorno.

PARQUE NACIONAL DO SUPERAGUI


parque-nacional-do-superagui
Fonte da imagem: parquedaciencia.

Parque Nacional do Superagui está localizado no litoral norte do estado do Paraná, no município de Guaraqueçaba. O Parque foi criado em 1989 e ampliado em 1997, passando a ter 33.988,00 ha, abrangendo outras áreas insulares e também uma área continental, o Vale do Rio dos Patos.


Isto ocorreu em função da presença de aves marinhas na Praia Deserta e da ampliação da área de ocorrência do mico-leão-da-cara-preta, primata descoberto em 1990 e endêmico da área. Com essa ampliação, outras comunidades, além da Colônia do Superagüi foram incluídas dentro dos limites do Parque: Barbados, Canudal, Vila Fátima, Ararapira, Barra do Ararapira, Rio dos Patos e Abacateiro, como também famílias isoladas da Praia Deserta.

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES


são-josé-dos-ausentes
Fonte da imagem: viagemeturismo.

São José dos Ausentes é uma cidade perfeita para visitar no inverno, pois apresenta temperaturas bem baixas nessa época. Além do frio como atrativo, toda a região é também destaque pelo ecoturismo, e os campos dessa cidade gaúcha de nome engraçado oferecem grande número de atrações, sendo necessário no mínimo dois dias para explorá-los.

GRAMADO E CANELA


gramado-canela
Fonte da imagem: hospedariaprovencal.

A Serra Gaúcha possui diversas cidades cheias de charme, mas Gramado e Canela (distante apenas 8km) são as mais conhecidas e com o maior número de atrativos. Enquanto a primeira é um enorme polo do turismo nacional, com atrações temáticas e até um parque de neve indoor, a segunda capta viajantes pelas atrações ligadas à natureza, como o Parque e Cascata do Caracol e o Alpen Park.

PRAIA DA FERRUGEM


praia-da-ferrugem
Fonte da imagem: viagemeturismo

Isolada pelo vilarejo de mesmo nome, a Praia Ferrugem, em Garopaba (SC), ganha vida na alta temporada com jovens em busca de diversão. No restante do ano, quem domina a área são os surfistas, já que essa é uma das melhores praias para a prática do esporte.

VALE EUROPEU


vale-europeu
Fonte da imagem: guiaviajarmelhor.

O Vale Europeu envolve um conjunto de mais de 50 cidades, situadas no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa região foi colonizada principalmente por alemães e italianos, cuja cultura ainda hoje é conservada entre os habitantes: culinária, costumes, arquitetura e assim por diante. Para os turistas, é uma oportunidade maravilhosa de ficar em contato íntimo com a natureza, pois existem muitas cidadezinhas com áreas verdes.

SERRA CATARINENSE


serra-catarinense
Fonte da imagem: folha.uol

A Serra Catarinense é muito procurada pelas pessoas que visitam a Região Sul. Nos lugares altos, como serras e planaltos, os turistas podem aproveitar o friozinho da região em hotéis-fazenda maravilhosos. Os pontos turísticos da Região Sul são Urubici, São Joaquim e Lajes. A Pedra Furada localiza-se em Urubici e é o cartão-postal da Serra Catarinense.



Se tem mais algum lugar incrível que vocês querem ver aqui na lista da Região Sul, deixe nos comentários.

E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE PLUS:

 https://plus.google.com/collection/A_jjz https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/slsfQB

2 comentários:

  1. Pelas imagens parece o Rio Grande do Sul - estive certa ocasião no aparados da serra, onde se localiza o canyon do Itaimbezinho, região de mata atlântica onde se vê muita Araucária, arvore simbolo da região. Para chegar no canyon o melhor caminho é pelas cidades de Canela RS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme Santos,

    Primeiramente agradecemos pelo seu comentário. E é sempre bom ter comentários assim como seu de relatos de viagens relacionados a nossas postagens.

    Um grande abraço. Equipe BioOrbis.

    ResponderExcluir