Luz, percepção e a visão a cores

Como vemos o mundo ao redor através da luz?

 https://www.bioorbis.org/2018/11/luz-percepcao-visao-cores.html
Olho humano. Pixabay/Domínio Público.

VAMOS DESCOBRIR...


CORES ATRAVÉS DA LUZ


A maior parte dos objetos encontrados na natureza não são luminosos por si: esses objetos absorvem uma parte e refletem outra parte da luz que incide sobre eles. A cor de um objeto é determinada pela composição da luz por ele refletida.

luz-céu-visão-percepção
Luz das estrelas. Pixabay/Domínio Público.

Os objetos vermelhos absorvem todos os raios do espectro visível exceto os vermelhos, isto é, estes últimos são raios refletidos. Os objetos verdes absorvem o vermelho, o azul e o violeta, enquanto que os objetos amarelos absorvem uma estreita faixa do espectro visível que corresponde ao azul-violeta e refletem os raios verdes, amarelo e alaranjado.




luz-floresta-natureza
Luz entrando pela floresta. Pixabay/Domínio Público.

A VISÃO DOS ANIMAIS ATRAVÉS DA LUZ REFLETIDA


Quando se diz que um animal distingue, por exemplo, o amarelo do verde, isso significa que o olho desse animal é excitado de modo diferente por essas radiações. Entretanto, não se sabe exatamente como isso ocorre.

olho-gato-cat-visão-azul
Olhos de um felino. Pixabay/Domínio Público.

A reação do animal à radiação eletromagnética de diferentes comprimentos de onda pode ser estudada de duas maneiras: pelo comportamento e pelas mudanças funcionais fisiológicas, bioquímicas ou histológicas que ocorrem no olho.



Em 1914 Frisch demonstrou que as abelhas possuem visão a cores mas sua capacidade de distinguir o amarelo do verde e do laranja só foi estabelecida em 1956, separadamente por K. Daumer e Georgii A. Mazokhin-Porshyakov.

camaleão-olho-visão-cores
Olhos de um camaleão. Pixabay/Domínio Público.

A faixa de radiação eletromagnética perceptível dos insetos é deslocada com relação à dos seres humanos que é de 4.000 a 7.000. Em geral, os insetos são cegos para o vermelho, com exceção das borboletas, e o seu limite inferior da radiação eletromagnética perceptível é de 3.000.



A VISÃO COMPLEXA DAS ABELHAS


Dentre todos os olhos de insetos, o das abelhas é o que tem sido mais estudado. O conhecimento de como as abelhas vêm as cores das plantas pode ser de interesse prático em apicultura e agricultura.

As flores vermelhas em geral não são visitadas pelos insetos. As poucas flores vermelhas polinizadas pelas abelhas refletem parte da radiação ultravioleta, visível para elas.



Pelo fato das abelhas serem cegas para o vermelho e enxergarem o ultravioleta, as cores dos objetos para elas são diferentes das vistas pelos seres humanos.

abelha-olho-visão-cor
Olhos de uma abelha. Pixabay/Domínio Público.




A seguir é dada uma relação de como as cores das flores são vistas pelos seres humanos e pelas abelhas.

Abelhas
Ser humano
Amarelo ou púrpura
Amarelo-esverdeado ou branco-esverdeado
Azul-esverdeado
Branco
Azul ou violeta
Azul, violeta ou púrpura
Ultravioleta
Vermelho
Preto
Vermelho-escuro ou quase preto

As folhas verdes são vistas como cinza pelas abelhas, e as flores coloridas, contrastando com o fundo cinza, são facilmente distinguidas.

Referência
CALDAS, Iberê L.; CHOW, Cecil; OKUNO, Emico. Física para Ciências Biológicas e Biomédicas. Editora HARBRA, 1986.

Para finalizar veja um vídeo do canal Poligonautas - Schwarza, sobre Como é a Visão da Abelha e de Outros 4 Animais? | 5 Vídeos Absurdos:



E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQBhttps://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/MK9dQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário