Orquídeas: o que são, como vivem e como cultivá-las

As orquídeas pertencem a ordem Asparagales, uma família muito extensa de plantas. Então vamos conhecer mais um pouco sobre elas.

https://www.bioorbis.org/2019/01/orquideas-cultivo-plantar.html
Imagem de annca por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Antes de começar a postagem, tem um curso muito bom para você aprender a cuidar de plantas em sua casa, clique na imagem ou no link abaixo para acessar:

CURSO CASA COM PLANTAS


ORQUÍDEAS, PLANTAS MARAVILHOSAS


Com mais de 35000 espécies e centenas de milhares de híbridos, as orquídeas se tornaram muito diversificadas com o passar do tempo. Atualmente elas estão em quase todos os continentes, não aparecendo apenas na Antártida.

Uma das grandes características dessas plantas é a grande beleza de suas flores. Graças a isso, milhões de cultivadores do mundo inteiro buscam ter orquídeas enfeitando suas casas e jardins.

Essas flores podem ser de diversas cores, tamanhos, formatos e também podem possuir aroma, alguns agradáveis e outros nem tanto.

Leia também:

Espécies de orquídeas


Com esse número gigantesco de espécies (35000) foi necessário criar subgêneros para que a classificação e a identificação dessas plantas pudessem ser mais fáceis.

Dessa maneira, foram criados os gêneros de orquídeas.

Atualmente estima-se que existam cerca de 1800 gêneros de orquídeas e dentre esses gêneros alguns se destacam e, por isso, são mais famosos entre os cultivadores de orquídeas.

Alguns dos gêneros mais famosos são:

- Phalaenopsis
- Vanda
- Cattleya
- Cymbidium
- Oncidium
- Paphiopedilum
- Dendrobium

Esses são gêneros em que a grande maioria de suas orquídeas são de simples cultivo e, podem ser encontrados facilmente em lojas comerciais.

Leia também:

Classificação das orquídeas


As orquídeas podem ser classificadas de várias formas, mas a maneira principal é pelo habitat onde vivem. Ao todo existem 5 classificações, mas aqui vamos abordar apenas as 3 principais. Pois, as orquídeas humícolas e saprófitas são muito raras na natureza.

A primeira classificação são as orquídeas epífitas, elas são plantas que vivem em cima de árvores, se apoiando em seus troncos.

É importante saber que essas orquídeas não são parasitas, elas apenas se apoiam nas árvores. A grande maioria das orquídeas cultivadas são epífitas.

Em segundo lugar, orquídeas terrestres, essas são aquelas orquídeas que podem ser plantadas no chão.

Lembre-se disso, apenas orquídeas terrestres podem ser plantadas no chão. As orquídeas terrestres normalmente são encontradas em locais com bastante materiais orgânicos no solo, dessa maneira, elas conseguem uma adubação natural.

E por último, as orquídeas litófitas que são aquelas orquídeas que nascem em materiais orgânicos no meio de pedras.

Essas são pouco comuns e se você for um cultivador, provavelmente nunca vai ver uma orquídea litófita.

Elas normalmente são plantas de pequeno porte e não são facilmente encontradas em feiras ou locais de vendas de orquídeas.

Leia também:

COMO COMEÇAR A CUIDAR DE ORQUÍDEAS?


O cultivo de orquídeas é algo bem simples na maioria dos casos, o que muitas pessoas acabam sofrendo é com a falta de informação.

Se você não souber como fornecer os requisitos básicos para suas plantas, elas não vão sobreviver.

Por exemplo, um ser humano não consegue sobreviver se ficar 10 dias sem tomar água, mas também pode morrer se tomar muitos litros de água por dia.

Isso também ocorre com as orquídeas, você têm que fornecer os seguintes fatores da maneira correta:

- Adubação
- Rega
- Iluminação
- Temperaturas
- Ventilação
- Umidade

E, se possível, você também deve conhecer as principais pragas e doenças e principalmente saber combatê-las e evitá-las.

Caso você queira saber mais sobre o cultivo de orquídeas, eu recomendo que acesse esse artigo [https://orquideasblog.com/como-cuidar-de-orquideas/].

Postagem por Thiago Leopoldino Ferreira

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Diogo,

      Muito obrigado pelo comentário e por ter gostado do artigo. Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.