Verdade ou mito: as cigarras cantam até morrer?

Você está na floresta, e seu canto é inconfundível, as cigarras cantam para chamar suas parceiras, mas será verdade que cantam até morrer? Ou explodem quando cantam?

https://www.bioorbis.org/2019/08/verdade-mito-cigarras-canto.html
Imagem de Ovi C por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

A FAMÍLIA DAS CIGARRAS


Cicadoidea é uma superfamília da ordem Hemiptera, subordem Homoptera, que agrupa os insetos conhecidos pelos nomes comuns de cigarra e cega-rega. Essa família compreende mais de 1.500 espécies (sendo que a Carineta fasciculata pode ser considerada como a espécie-tipo brasileira).

A importância da cigarra no ecossistema tem um lado positivo, por servir de alimento para os predadores e, um negativo, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.

Leia também:



PARA QUE SERVE E COMO SE PRODUZ O CANTO DAS CIGARRAS?


As cigarras são famosas pelo seu canto estridente e monótono Não obstante, nem todo mundo sabe que só os machos podem cantar: órgãos estridulante ficam na base do ventre do abdômen dos machos, quase sempre protegidos por duas largas placas protetoras (opérculos). Sob os opérculos existem duas cavidades, a maior no ventre e outra menor na lateral: dentro existem sutis membranas e bolsas de ar. Nessas membranas está ligado um par de poderosos músculos que, contraindo-se, produzem as vibrações das quais deriva o canto, que tem como objetivo atrair a fêmea para o acasalamento. Quando a fêmea responde ao canto, aproxima-se do local de onde o som procede e depois espera que o macho se aproxima e a corteje.

Um dia depois do acasalamento, a fêmea começa a pôr os ovos sobre a erva seca. As larvas, quando saem, se deixam cair na terra e começam uma vida subterrânea que pode durar vários anos. São insetos de metamorfoses incompletas: os jovens, não obstante, ainda sem asas, são bem similares aos adultos, com a diferença de possuir um par de asas fortes e robustas, patas para escavar.

Leia também:


É verdade que as cigarras cantam até morrer ou explodir?


Não elas não cantam até morrer ou nem mesmo explodem quando cantam. Como dito antes, o principal objetivo do canto dos machos é atrair as fêmeas para reprodução. Após o acasalamento a fêmea segue para depositar os ovos e os machos param o canto.

Sendo assim, como a fase adulta desses insetos tem um período bem curto, tendo como único objetivo a reprodução, logo após eles morrem. Não morrem porque cantam muito ou explodem, simplesmente seu tempo de vida após eclodirem da casca é bem mais curto do que a ninfa.

Leia também:



Outras curiosidades sobre o canto das cigarras


Nos bosques da costa leste dos Estados Unidos vive a Cigarra dos 17 anos, assim chamada, pelo grande período em que vivem suas ninfas sob a terra até se converterem em adultas.

Cascas vazias das cigarras, provavelmente já estão longe procurando parceiras para reprodução. Foto: Cleverson Felix.

A cigarra, em função de seu canto, tem sido referenciada por vários poetas e escritores; para os antigos gregos representava o símbolo da música, mas também da eloquência, como quando citada por Homero na Ilíada. Existem lendas nas quais os gregos e romanos consideravam suas ninfas autênticas guloseimas.

Leia também:

Referência
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🦗 SONS da NATUREZA - O CANTO das CIGARRAS:

Um comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.