Guia de identificação de campo para borboletas (Lepidópteros)

As borboletas são maravilhosas disso ninguém dúvida. Encantam nossos olhos com suas várias formas e cores. Mas muitas pessoas tem dúvidas de qual espécie é e nomes comuns. Então vem com a gente que vamos mostrar algumas espécies que encontramos por ai.

https://www.bioorbis.org/2020/04/guia-de-campo-borboletas-lepidopteros.html
Borboleta-de-marcas-metálicas (Nymphidium lisimon). Foto: Cleverson Felix.

VAMOS DESCOBRIR...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1



Quem são as borboletas?


Existem aproximadamente umas 150.000 espécies de borboletas descritas até o momento, das quais 7.000 vivem somente na Europa. Sua distribuição é ampla, ocupando quase todos os lugares que apresentem plantas. Apresentam desenvolvimento e metamorfose completas, caracterizadas pelas suas grandes asas cobertas de escamas, cores vivas, e por uma grande tromba dobrável em espiral.

Fazem parte da ordem Lepidoptera, que significa "asas escamosas". O nome deriva das escamas que caem das asas em forma de pó quando tocadas. Suas larvas ápteras (carecem de asas) e fitófagas (alimentam-se de vegetais) e suas potentes bocas trituradoras fazem com que esta ordem seja, a princípio facilmente identificável. E claro algumas nem cores vivas tem e causam medo em muita gente, mas muitas tem pelos e são bastante perigosas e com cores vivas e belas.

Leia sobre:

O que é a metamorfose?


Entendemos por metamorfose as mudanças ou as diferentes transformações que ocorrem em algumas espécies durante as etapas pós-embrionária. Alguns Artrópodes apresentam formas muito parecidas à dos adultos ao deixar o ovo (sendo uma réplica do mesmo), sofrendo pequenas mudanças (Morfoses) até a fase adulta (Metamorfose Simples).

Já em outros Artrópodes acontecem mudanças e transformações bem maiores, tornando o aspecto do jovem para o adulto totalmente diferente. Quando isso acontece, nos referimos a Artrópodes com Metamorfoses Complexas ou Completas.

Leia também:



GUIA DE CAMPO DE IDENTIFICAÇÃO DE BORBOLETAS


As borboletas que vamos apresentar aqui foram fotos tiradas por nós aqui do BioOrbis, ou seja, aqui vão apresentar as espécies mais comuns do Estado de Minas Gerais, mas muitas delas podem ser encontradas em todo território brasileiro. E claro que quando conseguirmos mais fotos de borboletas vamos atualizando a postagem. Agora sem mais delongas, vamos as espécies de borboletas:

Borboleta Aeria olena olena


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Danainae
Plantas Hospedeiras: Solanáceas
Características: possui face dorsal amarela com bordas pardas e asas anteriores medindo 1,9 cm. Apresenta voo frágil, muito lento e pouca altura. Pousa com as asas fechadas em lugares sombrios.

Borboleta-amarela-do-caribe (Phoebis argante)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Pierídeos/Coliadinae
Plantas Hospedeiras: Cassia da família da ervilha (Fabaceae) mas especialmente Inga uruguaiensis.
Características: Muito comum em matas plantios. Tem voo rápido e gosta de ovopositar em brotos jovens. Ovos cilíndricos e pontudos depositados no Ingá. Possui uma glândula chamada de nectário floral que alimenta algumas espécies de formiga que por sua vez defendem as plantas de invasores.



Borboleta-asa-de-joia (Symbiopsis strenua)


Foto: Cleverson Felix.
Família: Lycaenidae
Características: possuem uma coloração branca metálica, com duas pintas bem visíveis na ponta das asas.

Borboleta-azul-fosco (Catonephele numilia)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Biblidinae
Plantas Hospedeiras: Alchornea cordata
Características: É atraída por secreções vegetais e sucos de frutas fermentadas. Os machos gostam de pousar nas folhas e abrir as asas, expondo-as ao sol. Apresenta dimorfismo e dicromatismo sexual. Macho tem 6 manchas alaranjadas. No verão ocorrem em grande número. Postura de ovos em plantas de locais descampados. Sua lagarta lembra muita as urticantes. Alimentam-se das pontas das folhas e descansam na nervuras. Pupa tem cor verde escura.



Borboleta-de-marcas-metálicas (Nymphidium lisimon)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Riodinidae
Características: Alguns Nymphidium são obviamente transformados secundariamente por mimetismo , caso contrário, as cores quase exclusivas são marrom e branco, sendo que de vez em quando são preponderantes. As asas têm uma forma normal, sem recuos, apêndices na cauda, ​​lóbulos ou enrolamentos. A larva tem a forma de um piolho, curvado, verde, às vezes com uma faixa lateral amarela, o órgão do pescoço fora de uma fileira transversal de espigas ou cerdas verdes.  A pupa é verde, presa por um fio semelhante a um cinto. As borboletas descansam na superfície inferior das folhas e são perseguidas batendo nos arbustos, e voam como Geometridae por alguns passos, para se esconder novamente. O tempo de enxame parece estar amanhecendo, ou de manhã cedo, mas pode ser encontrada ainda sob o sol da manhã em flores. Eles são facilmente capturados e voam baixo.

Borboleta Eueides isabella


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Heliconinae
Plantas Hospedeiras: Diferentes espécies de maracujá, principalmente Passiflora edulis.
Características: Comum em plantios, tem cores vistosas tanto adulto quanto a lagarta. É comum serem predadas ainda em estado larval.

Borboleta Morpho menelaus


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Morphinae
Plantas Hospedeiras: Arco-de-pipa e aldrago.
Características: Conhecida no Rio de Janeiro como “praia-grande”. Costuma se alimentar do suco de frutos maduros caídos no chão.

Pororó-azul (Hamadryas arete)


Foto: Cleverson Felix.

Família:  Ninfalídeos/Biblidinae
Plantas Hospedeiras: Dalechampia spp (Euphorbiaceae)
Características: espécie heliófila, incomum, presente em zonas sombreadas de matas ombrófilas, podendo ser avistadas cruzando áreas ensolaradas. É encontrada em matas primárias e secundárias. Seu voo é normalmente rápido e irregular. Ao sobrevoar a planta que vai se alimentar começa a voar em círculos de forma mais lenta. Alimenta-se de frutas maduras caídas no chão das florestas. Apesar de pertencer ao grupo das borboletas-estaladeiras os indivíduos dessa espécie não produzem o som ao se deslocar. As lagartas têm o corpo negro com listras verdes e laranjas que se alternam. O corpo é coberto de espinhos negros e a cabeça apresenta cornos ramificados. Apresentam hábitos diurnos.

Borboleta-assenta-pau (Hamadryas laodamia)


Foto: Cleverson Felix

Família: Nymphalidae
Plantas Hospedeiras: Dalechampia spp (Euphorbiaceae)
Características: Hamadryas laodamia é uma borboleta neotropical, de colorido escuro com pintas azuis claro, em padrão de chita, e hábitos bastante peculiares no adulto. É inseto típico de florestas, sendo localizado do México à América do Sul. Como parte das demais Hamadryas, a H. laodamia macho é territorial e, quando adulto, coloca-se em tronco de árvore numa altura de cerca de dois metros, onde espera a presença de eventual parceira. Bastante atento às presenças circundantes, o inseto se retira à menor perturbação e retorna quando percebe que a eventual ameaça tenha se retirado, descendo aos poucos à posição original. Fica com a cabeça voltada para baixo, e as asas coladas ao tronco, ficando assim por longos períodos, sendo raramente avistado longe dos troncos.

Borboleta-médico-azul Rhetus periander


Foto: Cleverson Felix.

Família: Riodinídeos/Riodininae
Características: Rhetus periander é geralmente encontrada isoladamente ou em pequenos grupos na beira de rios, trilhas através da floresta tropical primária ou perturbada. Ocorre em altitudes entre 0-1800m e ocorre ao longo de todo ano. Os machos podem ser vistos empoleirando-se sob as folhas a uma altura de cerca de 3-8m de altura do solo. Após o acasalamento, muitas vezes eles descem ao nível do solo para absorver a lama molhada. Os machos são atraídos principalmente por sais minerais, mas também podem visitar carniça. Ambos os sexos são atraídos por flores de Eupatorium, e também néctar de Inga, Croton e Cordia.

Borboleta-cauda-de-andorinha (Heraclides astyalus)


Uma fêmea é mostrado nesta foto. Foto: Cleverson Felix.

Família:  Papilionídeos/Papilioninae
Plantas Hospedeiras: Citrus spp. E Esenbeckia febrifuga
Características: Papilionideos tem mais de 600 espécies dividas em três sub-famílias; Parnassiinae com cerca de 50 espécies e vivem geralmente em áreas montanhosas do hemisfério norte; Papilioninae com cerca de 550 espécies distribuídas em todo o mundo e são chamadas de Swallowtails e Dragontails; e Baroniinae com um único representante da espécies Baronia que é endêmica para as montanhas do oeste do México. Heraclides dispõe de 28 espécies, e é um grupo irmão do gênero Papilio. Elas tem manchas de creme e são muito semelhantes a P. androgeus, mas neste último as manchas são reduzidas. Heraclides astyalus é muito difundido, com seis subespécies encontrados em diversas áreas entre o Texas, Argentina, Brasil, até no Paraguai. Vivem em muitos habitats diferentes, incluindo florestas tropicais, florestas estacionais deciduais, pomares, bordas de mata, zonas suburbanas em altitudes entre o nível do mar e cerca de 1200m. Só extremamente heliófilas. Ambos os sexos visitar as Lantanas. Os machos são mais comumente vistos lama, empoçamentos de praias, bordas de riachos e piscinas. Eles são geralmente vistos isoladamente, ou em meio a agregações com Pierideos. Ao se alimentar em flores ou no chão suas ficam constantemente vibrando, uma característica comum deste grupo de borboletas. Depois de vários minutos, eles relaxam totalmente as asas deixando-as desdobradas. Tem um forte dimorfismo e dicromatismo sexual, sendo o macho menor amarelo e com listras pretas. As fêmeas são totalmente escuras com pequenos detalhes amarelos.

Borboletinha-amarela (Hylephila phyleus)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Hesperídeos/Hesperinae
Plantas Hospedeiras: Polifaga de grama Bermuda (Cynodon dactylon), capim-colchão (Digitaria), grama Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum) e outras gramíneas 
Características: Ocorre da Argentina até o Sul do EUA. Adulto se alimenta do néctar de diversas flores pimenteira-doce, serralha pântano, e cardos. Antenas são muito curtas. Face inferior da asa posterior é repleta de pequenas manchas pretas. A fêmea é marrom escuro com uma banda muito irregular de laranja. A face inferior da asa posterior é castanho claro com detalhes pálidos. Os machos pousam em gramados e aguardam fêmeas receptivas. Os ovos são colocados isoladamente em folhas e as vezes em objetos. Lagartas fazem abrigos horizontais no gramado.

Borboleta-amarela-mimosa (Pyrisitia nise)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Pierideos/Coliadinae
Plantas Hospedeiras: Mimosa watsonii, mas também do gênero Senna, dormideira Mimosa pudica (Fabaceae)
Características: espécie comum, heliófilos, podendo ser vista nas bordas entre cidades e as áreas de matas (semiurbana) como também nas florestas secundárias. Muito mais observada nas áreas onde o homem alterou a mata. População extremamente abundante. A fêmea pode ser vista em diversos locais próximos ao chão. É muito fácil se ver a desova. Já os machos também vão ao chão procurando por locais úmidos como possas de águas e praias de riachos, onde bebem água com sais.  A espécie possui um voo lento, mas irregular. As lagartas são verdes claras com duas linhas juntas e longitudinais: uma na cor creme e outra em verde escuro. Ainda têm o corpo com coberto de pequenos e finos pelos. Seus hábitos são diurnos e isolados.

Borboleta-marrom-de-rabo-longo (Urbanus procne)


Foto: Cleverson Felix

Família: Hesperídeos/Pyrginae
Plantas Hospedeiras: Phaseolus, Amphicarpa bracteata, Desmodium, Clitoria e Wisteria
Características: Urbanus procne, é uma borboleta da família Hesperiidae. Pode ser encontrada da Argentina, norte da América Central e México até o sul do Texas. Vadios raros podem ser encontrados até o sul do Novo México, sul do Arizona e sul da Califórnia. A envergadura é de 37 a 48 mm.

Borboleta-cabeça-de-fósforo (Urbanus proteus)


Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.

Família: Hesperídeos/Pyrginae
Plantas Hospedeiras: Phaseolus sp
Características: São borboletas crepusculares de 4,5cm de envergadura, coloração marrom, com reflexos azulados na base da asa posterior, tendo ainda várias manchas brancas nas asas anteriores e um prolongamento caudal na asa posterior. A lagarta é de fácil reconhecimento, pois possui uma cabeça proeminente, de coloração escura. O corpo é de coloração verde-escura, tendo na parte superior do dorso uma estria de coloração marrom, no sentido longitudinal do corpo. Apresenta ainda duas estrias amareladas, mais largas que a primeira, localizadas na parte lateral do corpo.

Borboleta-marrom-azulada (Ebrietas infanda)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Hesperiidae
Plantas hospedeiras: poucos dados, até onde sabemos poliniza plantas da família Asteraceae.
Características: são encontrados na ecozona Neotropical. Elas são nomeados por seus hábitos de voo rápidos e rápidos. A maioria tem a ponta da antena modificada em uma projeção estreita em forma de gancho. Mais de 3500 espécies são reconhecidas e ocorrem em todo o mundo, mas com a maior diversidade nas regiões neotropicais da América Central e do Sul.

Borboleta-marrom-de-machas-brancas (Janatella hera)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Nymphalidae
Plantas hospedeiras: poucos dados, até onde sabemos poliniza plantas da família Asteraceae.
Características: essas borboletas tem o corpo marrom com manchas brancas. As asas traseiras, da mesma cor marrom, são decoradas com uma linha de divisas pretas invisíveis e uma linha de grandes manchas brancas formando uma faixa branca. Por baixo das asas dianteiras é marrom ocre, adornado com faixas de manchas brancas, enquanto as asas posteriores são bege branco com uma faixa submarginal marrom ocre carregando uma linha de grandes divisas pretas.

Borboleta-pó-de-safira (Memphis morvus) (fêmea)


Foto: Cleverson Felix

Família: Nymphalidae
Plantas hospedeiras: não há dados.
Características: os machos apresentam a coloração azulada em toda asa. Já as fêmeas possuem esse brilho fraco azul ao meio. Também possuem duas projeções nas pontas das asas posteriores e pequenas manchas brancas nas asas dianteiras.

Borboleta-asa-de-vidro (Ithomia agnosia)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Danainae
Plantas hospedeiras: Solanaceae
Características: Pouco se sabe a respeito desta espécie. Muito semelhante as borboletas de vidro das subfamílias danainae e ithomiinae.

Borboleta-theodora (Chalodeta theodora)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Riodinidae
Plantas hospedeiras: as larvas se alimentam das flores de Melastomataceae.
Características: Esta espécie parece estar confinada à floresta tropical primária a leste dos Andes, em altitudes entre cerca de 200-1000 metros. É comumente visto em brechas leves na floresta, mas também pode ser encontrado em habitats e clareiras na borda da floresta. Ambos os sexos dessa espécie bonita geralmente se aquecem com as asas totalmente abertas, mas em condições muito quentes eles são mantidos apenas meio abertos. Os machos geralmente podem ser encontrados absorvendo a umidade mineralizada da areia ou das rochas.

Borboleta rosa-da-manhã (Heraclides anchisiades)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Papilionídeos/Papilioninae
Plantas Hospedeiras: Laranjeiras e outras plantas cítricas (Citrus spp)
Características: Este papilionídeo é encontrado desde as matas até aos locais abertos e de vegetação rasteira, onde, nas horas quentes do dia, procura o néctar de diversas flores de que se alimenta. Encontrados em áreas desmatadas, urbanas ou em flores como hibisco. Fêmeas deposita placas de ovos nas plantas hospedeiras, mas somente em folhas maduras e não nas jovens como o resto do grupo. As lagartas recém eclodidas migram para o ápice das folhas e as devoram. A lagarta mimetiza excrementos de pássaros. Libera um odor fétido pelo osmetério.

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)


Foto: Cleverson Felix

Família: Ninfalídeos/Danainae
Plantas Hospedeiras: Manacá (Brunfelsia hopeana)
Características: chamada “Borboleta do manacá” devido a estar intimamente associada a essa planta. Fêmeas põem ovos isolados nas brotações mais jovens. As manchas amarelas são translucidas e tem diversos mímicos como a Dircenna dero, Tryridia psidii e outros.

Borboleta-comum-de-asa-longa (Heliconius erato)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Heliconinae
Plantas Hospedeiras: Diversas espécies de maracujá (Passiflora sp)
Características: Voam durante todo o dia à procura de flores azuis ou vermelhas, como a Lantana. À noite se reúnem em pequenos grupos sobre galhos secos. Tem 7 centímetros de envergadura. Ovos colocados em brotos de gavinhas de diversos maracujazeiros. Pode ocorrer canibalismo entre as lagartas.

Borboleta-marrom (Hermeuptychia sp.)


Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.

Família: Ninfalídeo/Satyrinae
Plantas Hospedeiras: Não identificada
Características: Há cerca de 400 espécies conhecidas na subtribo Euptychiina, que inclui todas as borboletas neotropicais “anelzinho”. Até muito recentemente, quase todos foram incluídos no gênero Euptychia, mas as revisões feitas por Forster em 1964 e Lamas em 2004 divide ente grupo em diversos gêneros menores, incluindo Caeruleuptychia, Cissia, Magneuptychia, Cepheuptychia, Chloreuptychia, Hermeuptychia e Euptychioides. O gênero Hermeuptychia dispõe de 13 espécies conhecidas distribuídas diferentemente do sul do Texas à Bolívia, com a maior diversidade de espécies no Peru. Hermeuptychia hermes é a espécie mais comum e mais difundida do gênero, e também um dos mais difundidos de todos os Satyrines neotropicais. É encontrado desde Texas à Bolívia, Brasil e espécies Argentina. Geralmente ocorre em mata secundária aberta, e habitats florestais de ponta, em altitudes entre o nível do mar e cerca de 1200m. As borboletas são muitas vezes abundante ao longo de estradas e em floresta abertas perturbadas, onde eles podem ser encontrados descansando em baixo folhagem ou absorver a umidade do solo úmido.

Borboleta-metália - fêmea (Hyphilaria thasus)


Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.

Lagarta da borboleta-metálica

Foto: Cleverson Felix. Local: Belo Horizonte - MG.

Família: Riodinidae
Plantas Hospedeiras: orquídeas
Características: O gênero Hyphilaria é composto por 4 espécies descritas, encontradas de várias formas, do México ao Paraguai. As borboletas estão intimamente aliada à Leucochimona e Cremna , em que Thasus ainda é colocado por algumas autoridades. Esta espécie é encontrada na floresta tropical não perturbada a altitudes entre cerca de 100-800m. Os machos empoleiram-se de asas abertas sob as folhas, espreitando para observar as borboletas que passam e disparam rapidamente para interceptar qualquer coisa que possa ser potencialmente uma fêmea de sua própria espécie.

Borboleta Malaquita ou borboleta-verde (Siproeta stelenes)


Foto: Cleverson Felix. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Belo Horizonte - MG.

Família: Ninfalídeos/Nymphalinae
Plantas Hospedeiras: Polífaga de plantas da família acantácea (Ruelia sp.)
Características: O colorido verde, incomum nos lepidópteros adultos, torna esta borboleta muito bela. Preferência por áreas abertas. Lagartas pretas com espinhos, e prefere se alimentar durante a noite.

Borboleta-plutão (Pyrgus orcus)



Família: Hesperíideos/Pyrginae
Plantas Hospedeiras: Geralmente Malvastrum e Sida (Malvaceae)
Curiosidades: os machos tem a metade basal do borda da asa dianteira dobrada. Dentro da dobra são centenas de escalas da asa especializadas chamadas androconia, a partir do qual os feromônios são divulgados para atrair fêmeas para a cópula.

Borboleta-A-B (Callicore astarte)


Foto: Cleverson Felix

Família: Ninfalídeos/Biblidinae
Plantas Hospedeiras: Cardiospermum sp, cipós da família Salpindaceae como as do gênero Serjania
Características: é uma borboleta neotropical que se distribui do México até o Brasil. Apresenta, vista por baixo, asas posteriores com coloração predominantemente amarela e marcações similares a um 08 (quando o inseto está voltado para a esquerda) ou 80 (quando o inseto está voltado para a direita), ou simplesmente um "a" e "b" escrito. Em vista superior, a espécie apresenta padrões de coloração muito variáveis entre as subespécies. O primeiro padrão é o mais comum, com as asas de coloração negra com manchas vermelhas características.

Borboleta-asa-de-morcego (Achlyodes busirus)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Hesperiidae
Plantas Hospedeiras: Manacá de Jardim Cheiro (Brunfelsia uniflora).
Características: Esta é uma espécie comum e difundida encontrada em altitudes entre o nível do mar e pelo menos 1600m em habitats perturbados incluindo bordas de florestas, clareiras, clareiras, margens de estradas, margens de rios, pomares e fazendas. São encontradas ao longo do ano, mas são mais comuns na estação das chuvas. Durante a estação seca, as espécies ainda podem ser encontradas, mas a maioria dos exemplares tendem a ficar gastos e maltratados. Os machos são geralmente vistos entre empoçamento de lama mistos de outras borboletas. As fêmeas são vistas com menos frequência e visitam as flores em busca de néctar. Ambos os sexos descansam e se alimentam com as asas abertas e o ápice das asas anteriores dobrado para baixo.

Borboleta prepona-manchada (Archaeoprepona demophon)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Charaxinae
Plantas Hospedeiras:  Annona (Annonaceae) e Malpighia glabra (Malpighiaceae) 
Características: A envergadura atinge cerca de 5,8cm. A face superior das asas é preta, com brilhantes faixas transversais azuis pálidas. A face inferiores é castanha com uma clara banda no meio das asas posteriores e vários pequenos pontos escuros nas margens. Adultos visitam frutas podres ou esterco. Esta espécie pode ser encontrada no México, América Central, Antilhas e partes do norte da América do Sul.

Borboleta-gema (Phoebis philea)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Pierídeos/Coliadinae
Plantas Hospedeiras: Diversas espécies de plantas do gênero  Cassia, em especial C. siamea (Caesalpinaceae) e Zygia.
Características: Conhecida vulgarmente como “gema”, encontrada em parques e jardins, voando rapidamente sobre as flores de diversas plantas cultivadas dos gêneros Impatiens, Hibiscus, Ixora, Duranta e Bougainvillea, entre outras. Tem uma envergadura de 9 cm encontrada em jardins e matas. Voa rapidamente desde o nível do chão até copa de árvores. Postura é feita em brotos e folhas jovens de fedegoso ou ingazeiro. Muitas vezes pode ser encontrado em empoçamento de lama formando agregações de diversas espécies de Phoebis. São migratórias, e amplamente distribuídas em toda a região neotropical.

Borboleta-amarela-mimosa (Pyrisitia leuce)


Foto: Cleverson Felix

Família: Pierídeo/Colidinae
Plantas Hospedeiras: Fabaceae
Características: espécie heliófila que vista bordas entre cidades e as áreas de matas (semiurbana). Muito mais observada em matas primarias.

Borboleta-amarela (Tegosa claudina)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeo/Melitaeinae
Plantas Hospedeiras:   Polífaga de Wedelia paludosa, Bidens pilosa, Bidens alba (Floridas o ano inteiro) Vernonia beyrichii Mikania micrantha e trema micranthe (Familia Ulmaceae) 
Características: encontrada geralmente no sul e sudeste brasileiro. Já foi separada de outras espécies cujos nomes hoje são considerados sinônimos. Fêmeas depositam seus ovos, na face inferior das folhas. São amarelos, de forma sub-cilíndrica. Se alimentam do parênquima da folha. Lagarta tem por volta de seis estádios e são gregárias. Pupa de coloração variável. Os adultos emergem no inverno e há um ligeiro dimorfismo sexual acentuado, fêmeas maiores. Imagos observados comumente em bandos sob o barro molhado

Borboleta-cauda-de-andorinha (Taygetis virgilia)


Foto: Cleverson Felix.

Família: NYMPHALIDAE/SATYRINAE
Plantas Hospedeiras:  esta borboleta é um habitante da vegetação rasteira escura e voa principalmente no início da manhã, entre cerca de 8-9hrs. Em outras ocasiões, ele geralmente se esconde entre as raízes das palmeiras ou entre a folhagem ao redor da base das árvores. 
Características: Todas as espécies de Taygetis produzem formas na estação seca e na estação chuvosa que diferem ligeiramente na aparência. As formas da estação seca tendem a ser mais claras, com uma forma de asa ligeiramente mais exagerada. As borboletas também estão sujeitas à variação geográfica na cor e contraste das marcações das asas, embora os ocelos, a linha ondulada submarginal e as manchas pretas nas células discais sejam consistentes em todas as raças. TaBorboleta-pompéia (Pompeius pompeius)ygetis virgilia é encontrada em grande parte da região neotrópica, de Honduras à Bolívia.

Borboleta-pompéia (Pompeius pompeius)


Foto: Cleverson Felix.

Família: HESPERIIDAE
Plantas Hospedeiras:  não há dados
Características: Esta espécie é encontrada em florestas degradadas e habitats de borda de floresta, em elevações entre o nível do mar e cerca de 1000m. Ambos os sexos são geralmente encontrados como solteiros, repousando sobre a folhagem dos arbustos em habitats de borda de floresta.

Borboleta-do-maracujá (Agraulis vanillae)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Ninfalídeos/Heliconinae
Plantas Hospedeiras: Diversas espécies de maracujá (preferência Passiflora suberosa)
Características: Freqüenta os jardins e parques, onde visita diversas flores cultivadas, como a zínia. Prefere os lugares abertos e ensolarados, é considerada praga de maracujá cultivado. Tem 7cm de envergadura, põem ovos isoladamente, tem um voo rápido, baixo e irregular.

Borboleta-caixão-de-defunto (Heraclides thoas brasiliensis)


Foto: Cleverson Felix.

Foto: Cleverson Felix

Família: Papilionídeos/Papilioninae
Plantas Hospedeiras:   Polífaga de Piperáceas, rutáceas nativas e também Citrus ssp.
Caracteristicas: Conhecida popularmente como Borboleta Caixão-de-defunto, está presente desde as matas até regiões abertas e ensolaradas, onde procura o néctar de diversas flores, como o cambará, o hibisco e outras espécies que exalam perfume. Chega a 13cm de envergadura, gosta de regiões ensolaradas, especialmente bordas de mata. Ocorre durante todo o ano e em repouso deixa as asas estendidas. Ovos são postos isoladamente em pés de limão, laranja e tangerina. Sua lagarta repele o agressor liberando um odor forte pela estrutura chamada osmetério.

Borboleta-de-bando (Phoebis statira)


Foto: Cleverson Felix.

Família: Pierídeos/Coliadinae
Plantas Hospedeiras: Cassia da família da ervilha (Fabaceae).
Características: Se alimenta do néctar de muitas flores, como Cordia, flor cardeal, hibisco, lantana e glória manhã selvagem. A superfície superior da asa do macho é amarelo limão, sem marcações. As fêmeas são amarelas ou brancas sendo a borda externa com coloração preta irregular. A superfície inferior da asa posterior de ambos os sexos tem dois pontos-de-rosa com bordas de prata. Envergadura de até 10cm Encontrada em jardins, copas de árvores. Sempre faz a postura em brotos jovens. Se camuflam em flores amareladas. Após sair do estagio de pupa voam em bando pousando em poças ou terrenos úmido onde há muito nitrato que favorece sua maturação sexual. Os machos fazem um voo rápido, em busca de fêmeas receptivas. Os ovos são depositados individualmente em folhas jovens ou botões de flores de plantas hospedeiras. As lagartas comem folhas e descansam na parte inferior do pecíolos das folhas. Ocorrem do norte da Argentina para o sul do Texas. Também ocorre na maioria das ilhas no Mar do Caribe. Há quatro subespécies nomeados, dois dos quais ocorrem nos EUA: marcelina, no oeste, e eubule no leste.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite eternosanos80,

      Que bom que gostou da nossa postagem. E quando tivermos mais fotos de outras espécies vamos colocando aqui. Um forte abraço.

      Excluir
  2. Vi uma AB hoje, achei linda e o outro lado da asa é preto com rosa.

    ResponderExcluir
  3. hoje eu vi uma AB linda, o outro lado da asa é preto com rosa.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.