É verdade ou mito que as lagartixas podem transmitir cobreiro?

Você com certeza já ouviu o seus pais ou alguém dizer a você quando estava perto de uma lagartixa, “cuidado você vai ter cobreiro”. Será mesmo que elas transmitem isso?


Uma pequena lagartixa. Foto: Cleverson Felix.


VAMOS DESCOBRIR...



✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


Bom, a nossa querida amiga visitante de paredes, a lagartixa, conhecida cientificamente como Hemidactylus mabouia, ela não transmite cobreiro. Sim é verdade, é um mito dizer que elas transmitem cobreiro, uma “crença” passada de geração a geração. Mas o que é esse tal de cobreiro?


Leia também:

 

O que é o cobreiro?

 

O nome cobreiro é um termo genérico para a doença herpes-zóster, causada pelo vírus Varicela-Zoster (Human herpesvirus 3), o mesmo causador da varicela (também conhecida como catapora). Os sintomas dessa doença são pequenos caroços que aparecem na pele, acompanhados de coceira e dor. As pessoas usam esse termo cobreiro, possivelmente, pelo fato de as bolhas fazerem na pele, em alguns casos, um “zigue-zague”, “serpenteado” (similar ao das cobras e demais répteis?!), na pele da pessoa infectada.

 

A herpes-zóster geralmente surge da reativação do vírus que permanece “dormente” por muitos anos. A reativação, quando ocorre, acontece na idade adulta ou em pacientes com baixa imunidade, como os portadores de doenças crônicas que afetam o sistema imunológico. Muitas pessoas, não sabendo disso, acabam matando as lagartixas de maneira cruel e sem motivo algum.

 

Para saber mais sobre esse vírus, o herpes-zóster veja uma postagem nossa somente sobre ele neste link abaixo:

https://www.bioorbis.org/2017/06/o-virus-herpes-zoster.html

 

As lagartixas, nossas amigas

 

Como dito no início, elas NÃO TRANSMITEM o cobreiro, e muitas pessoas matam elas em suas casas, sem saber da sua real importância, pois esses pequenos escaladores de paredes são lagartos, sim lagartos, os mesmos daqueles que chamamos de calangos e teiús mas menores, e eles tem um importante papel para o equilíbrio biológico dos ecossistemas e principalmente também sendo um animal urbano, para nosso bem estar.


A Lagartixa-doméstica (Hemidactylus mabouia). Foto: Cleverson Felix.


Essas excelentes escaladoras são predadoras vorazes de baratas, mosquitos, aranhas e escorpiões, que são animais repulsivos para uns e perigosos para todos.

 

Então meus amigos e amigas nada de sair por ai matando as pequenas lagartixas e falando que elas transmitem cobreiro, e também mostre essa postagem para seus pais ou avós que insistem em dizer isso sobre elas e tentem conscientizá-los, fechado?


Leia também:

 

Referências

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.

LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.

2 comentários:

  1. Oi bom dia. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.