Qual a diferença entre onça-pintada, leopardo e guepardo?

Os felinos já são extraordinários em si, mas três espécies se parecem muito, como no caso das onças-pintadas e leopardos você saberia diferenciar eles?


Imagem de Ian Lindsay por Pixabay 


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅ 

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


Quem são os felinos?


A família Felidae é formada por um grupo de animais que normalmente conhecemos como felinos, que têm como característica comum o fato de serem caçadores noturnos e solitários em sua maioria. Possuem grandes olhos posicionados para frente, o que permite julgar distâncias com precisão. À noite sua visão fica seis vezes mais apurada do que a nossa. Eles devem essa alta sensibilidade ao tapetum, uma membrana que fica atrás do cristalino e reflete a luz que passa pela pupila. É o brilho refletido por essa camada que vemos quando colocamos a lanterna nos olhos de um felino.


Se quer saber mais detalhes sobre os felinos em geral veja nesta outra postagem nossa que falamos somente sobre eles no link abaixo:



Entretanto, muitos felinos são bem fáceis de identificar, como no caso você olha pra um leão e sabe diferenciar ele de um tigre não é mesmo? Mas e no caso de uma onça-pintada com um leopardo? Ou o leopardo com um guepardo, ai você ficaria na dúvida não é? Então vamos ver as diferenças básicas entre eles.


Diferença taxonomia da onça-pintada, guepardo e leopardo


Primeiro vamos começar com um diferença científica, que no caso é a classificação taxonômica de cada um deles.


Estes três grandes e belos felinos pertencem à classe Mammalia, ordem Carnivora, família Felidae. Quanto ao gênero, o guepardo corresponde à Acinonyx, enquanto a onça-pintada e o leopardo são do gênero Panthera. As espécies são as seguintes:


- Onça-pintada ou jaguar: Panthera onca.

- Leopardo: Panthera pardus.

- Guepardo ou chita: Acinonyx jubatus


Leia também:


Diferenças físicas entre onça-pintada, guepardo e leopardo


Vamos agora as diferenças mais visíveis, que são suas caraterísticas físicas:


- Características físicas da onça-pintada:


A onça-pintada é a maior dentre as três espécies, com uma altura média de 75 cm, e entre 150 a 180 cm de comprimento. Além disso, ela tem uma cauda longa de cerca de 70 a 90 cm. Quanto ao peso, ele varia de 65 a quase 140 kg. As fêmeas são geralmente um pouco menores do que os machos. Embora seus corpos tendam a ser esbeltos e suas pernas relativamente curtas, as onças-pintadas são musculosas e poderosas, com cabeças grandes e mandíbulas bastante fortes. O que lhes falta em velocidade elas compensam em potência e força. A coloração pode ser amarelo pálido ou marrom avermelhado, com a presença de manchas negras que variam em forma, mas que, como um todo, são como rosetas e estão presentes em todo o corpo. As áreas da barriga e pescoço e também a parte externa das pernas são brancas. Alguns indivíduos podem ter melanismo, o que lhes dá uma cor totalmente preta com manchas negras, visível apenas de perto. Essas onças-pretas são frequentemente chamadas de "panteras", embora não formem outra espécie ou subespécie.


- Características físicas do guepardo:


O guepardo tem o corpo mais fino, com membros longos em comparação com o corpo, cabeças pequenas e arredondadas. Caracteristicamente, eles têm uma faixa preta que desce da extremidade interna do olho até o focinho lateralmente. O peso varia entre 20 e 72 kg, enquanto o comprimento fica entre 112 e 150 cm, com uma altura de 67 a 94 cm. A cor varia em intensidades de amarelo e os guepardos têm pequenas manchas pretas e arredondadas em todo o corpo, sem estabelecer uma forma particular como ocorre com os leopardos.


- Características físicas do leopardo:


Os leopardos, eles têm pernas curtas em relação a seus corpos longos, com cabeça larga e crânio maciço, o que lhes confere uma mandíbula com músculos poderosos. Possuem corpos musculosos que facilitam suas escaladas. O peso e as dimensões variam consideravelmente entre machos e fêmeas. Os machos têm entre 30 e 65 kg e podem medir até mais de 2m; as fêmeas, por sua vez, têm massas corporais de 17 a 58 kg, com um comprimento médio de 1,8 m, portanto tendem a ser menores que as onças-pintadas. Os leopardos variam na cor de amarelo claro a laranja avermelhado e têm manchas pretas em todo o corpo, que podem variar de circular a quadrado e formar uma espécie de roseta. O padrão do corpo é único para cada indivíduo. Há indivíduos negros e, como no caso das onças-pintadas, isso se deve à presença de um alelo dominante, razão pela qual também são comumente conhecidos como "panteras negras".


Leia também:


Diferença da distribuição e habitat


Agora vamos a diferença onde cada um desses felinos vive:


- Onças-pintadas:


A onça-pintada atualmente, podem ser encontradas, de forma irregular, do sudoeste dos Estados Unidos para a América Central, passando pela Amazônia até a Argentina. Neste sentido, pode ser vista nos Estados Unidos, México, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Brasil, Venezuela, Suriname, Belize, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. É considerada extinta em El Salvador e no Uruguai e os maiores indivíduos estão no Brasil e Venezuela. O habitat das onças-pintadas é relativamente variado e depende principalmente da região específica onde elas estão localizadas. Neste sentido, eles podem estar presentes em florestas tropicais, áreas pantanosas que sofrem inundações sazonais, pastagens, matagais espinhosos, florestas decíduas. Em geral, eles optam principalmente por florestas tropicais baixas; em segundo lugar, por ecossistemas xerófitos; e por último, por áreas de pastagem.


- Guepardos:


As populações dos guepardos também foram fortemente impactadas, estando presentes tanto na África Ocidental quanto na África Austral, limitadas na Ásia aos desertos centrais do Irã. Embora com essa fragmentação, os guepardos estão presentes entre o norte da Tanzânia e o sul do Quênia. Há também registros do sul da Etiópia, sul do Sudão, norte do Quênia e Uganda. O habitat dos guepardos consiste em florestas secas, matagais espessos, pradarias e desertos extremos. Eles também fazem sua casa em planícies, pântanos salgados e montanhas escarpadas. Neste outro artigo você descobre qual a velocidade que um guepardo pode atingir.


- Leopardos:


Os leopardos têm uma ampla gama de distribuição, estando presentes em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles são considerados extintos em: Hong Kong, Jordânia, Coréia, Kuwait, Líbano, Mauritânia, Mauritânia, Marrocos, Cingapura, República Árabe Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão. Eles têm uma variação maior de habitats do que as onças-pintadas, estando presentes em áreas desérticas e semi-desérticas. Também em certas áreas com savanas de pastagens, florestas montanhosas e tropicais, mas há até mesmo uma pequena população nas regiões nevadas do leste da Rússia.


Leia também:


Diferenças na Reprodução da onça-pintada, guepardo e leopardo


As onças-pintadas são capazes de se reproduzir durante todo o ano, pois as fêmeas têm ciclos de cio aproximadamente a cada 37 dias, que duram entre 6 e 17 dias; entretanto, entre dezembro e março há taxas mais altas de acasalamento. Quando a fêmea está no cio, ela deixa seu território e emite sons para comunicar sua disposição aos machos, que podem se confrontar a fim de acasalar com a fêmea. Uma vez ocorrido o acasalamento, as fêmeas não permitirão que um macho se aproxime delas, muito menos quando um filhote nasce. A gravidez dura entre 91 e 111 dias e uma ninhada terá de 1 a 4 crias.


Os guepardos também se reproduzem durante todo o ano, mas diferentemente das onças-pintadas, ambos os sexos podem copular com parceiros diferentes. Tanto os machos quanto as fêmeas tendem a sair de seus territórios durante a época de reprodução. As fêmeas ficam receptivas por cerca de 14 dias, em ciclos que variam de 3 a 27 dias. O período de gestação dura cerca de 95 dias, e uma ninhada consistirá de um máximo de 6 crias, embora em cativeiro elas possam ser de mais indivíduos.


No caso dos leopardos, assim como ocorre com os guepardos, tanto os machos quanto as fêmeas podem ter vários parceiros sexuais. As fêmeas têm ciclos a cada 46 dias, e o cio dura 7 dias; durante este tempo, elas podem copular várias vezes por dia. Quando uma fêmea está em cio, o macho será capaz de detectá-la pela urina que está carregada com feromônios ou também porque ela pode se aproximar e esfregar no macho sua cauda. A gestação dura 96 dias e geralmente dão à luz de 1 a 6 filhotes. Agora que você já viu as diferenças entre onça-pintada, guepardo e leopardo, destacamos que, infelizmente, a onça-pintada está na categoria de quase ameaçada de extinção; o guepardo e o leopardo estão em estado vulnerável.


E ai amigos e amigas? Viram as diferenças básicas entre a onça-pintada, o leopardo e o guepardo? Se gostou do conteúdo deixe um comentário, e compartilhe a postagem.

Um comentário:

  1. Faltou dizer a única diferença, justamente, que me faz distinguir onça de leopardo: na onça as rosetas da parte lateral do tronco são maiores e com pintinhas dentro. Fora isto, o texto é bem informativo.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.