Quais são os animais nas notas de dinheiro?

Para muitos pode não ser um mistério, e que já até sabem quais são os animais atrás das notas de dinheiro. Mas pra você que é curioso e ainda não sabe quais são, venha com a gente.

https://www.bioorbis.org/2018/08/animais-notas-dinheiro.html
Imagem de Joel santana Joelfotos por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Após sucessivas trocas monetárias, o Brasil adotou o Real em 1 de julho de 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país.

Usamos essas notas de dinheiro o tempo todo, muitos devem se perguntar, “quais são esses animais atrás das notas?”.

Obviamente alguns com certeza já sabem quais são só de bater o olho neles, como exemplo a onça pintada.

Esses incríveis animais representam a nossa fauna extraordinária. Alguns deles infelizmente correm o risco de extinção segundo a IUCN e as listas oficiais do IBAMA.

Leia também:

Então agora vamos saber quais são e um pouco de cada um deles:

Nota de um Real (1): beija-flor-de-peito-azul


Desde meados de 2005, as notas de um real deixaram de ser fabricadas. Mas, até então, nelas aparecia o beija-flor-de-peito-azul (Amazilia lactea) uma ave da família Trochilidae, é um dos menores beija-flores.

Foto: Cleverson Felix.

Espécie de ampla distribuição no Brasil oriental e nos Andes. Ambos os sexos distinguem-se de outras espécies congêneres e de outros beija-flores pela combinação de cores da garganta, barriga e flancos (azul, branca e verde, respectivamente). Também apresentam a base da mandíbula rosada e uma conspícua mancha pós-ocular branca.


Frequenta áreas semiabertas, cerrados, eucaliptais, cidades, zona rural, capoeiras e beira de matas secas. Aprecia flores de mamoeiros e laranjeiras em pomares, visita bebedouros de água açucarada e costuma tomar banhos de sol em poleiros específicos em seu território.

Seu estado de conservação pela IUCN e as listas do IBAMA é considerado pouco preocupante.

Leia também:

Nota de dois reais (2): tartaruga-de-pente


A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) é uma tartaruga marinha da família dos Quelônios, encontrada em mares tropicais e subtropicais.

Fonte da imagem: Wikipedia/B.navez Permissão (Reutilizar este ficheiro) own work : GFDL + CC-BY-SA

Com a urbanização de praias e capturas acidentais, a quantidade de animais da espécie vem reduzindo drasticamente com o passar dos anos. Apesar disso, é possível verificar que algumas populações estão se recuperando graças aos esforços de preservação locais, mesmo que em pequena esfera.

Seu estado de conservação pela IUCN e nas litas do IBAMA é considerada criticamente em perigo.

Leia também:

Nota de cinco reais (5): garça-branca-grande


A garça-branca-grande (Ardea alba), é uma ave da ordem Pelecaniformes. Uma das mais elegantes espécies de garças brancas, frequenta a margem das matas ripárias ribeirinhas, matas de galeria e bordas de lagos, e praticamente todos os tipos de ambientes aquáticos do Brasil.

A garça-branca-grande. Foto: Cleverson Felix.

Consome todo tipo de presas de hábitos aquáticos ou semi-aquáticos. Aproxima-se sorrateiramente, “pé ante pé”, com o corpo abaixado e o pescoço recolhido, desferindo sua bicada certeira ao projetar seu longo pescoço. Ave mansa e confiada, permanece imóvel observando a aproximação de estranhos, voando por fim e coaxando em protesto.

Durante os meses de enchente nos rios amazônicos, realiza deslocamentos sazonais, tornando-se abundante em certos locais. Ante a presença de um inimigo nas proximidades do ninho, ou em meio ao ninhal, quase todos os pais tentam voar ao mesmo tempo, interferindo e tumultuando o tráfego aéreo sobre o ninhal, confundindo seu adversário.

Seu estado de conservação pela IUCN e as listas oficiais do IBAMA, é considerada pouco preocupante.

Leia também:

Nota de dez reais (10): arara-vermelha


A arara-vermelha-grande (Ara chloropterus) é uma ave da família Psittacidae. Não é considerada como sendo ameaçada embora tenha desaparecido de lugares onde antes era comum.

Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus). Imagem de congerdesign por Pixabay 

Foi registrada no início do século XIX por Wied, no Espírito Santo e no sul da Bahia, e contra que era comum na Mata Atlântica litorânea na época do descobrimento do Brasil. Foi localmente extinta nestes lugares que ocorria antigamente, como no Espírito Santo, boa parte da Bahia e possivelmente o norte do Rio de Janeiro.

Gosta de se alimentar do fruto do buriti e coquinhos. Seus hábitos de nidificação e alimentação são semelhantes aos de seus congêneres.

Seu estado de conservação pela IUCN e pelas listas oficiais do IBAMA, é considerada pouco preocupante.

Leia também:

Nota de vinte reais (20): mico-leão-dourado


O pequeno e raro mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma espécie de primata endêmica do Brasil. São animais diurnos e muito ativos durante as primeiras horas da manhã.

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia). Imagem de Nadine Doerlé por Pixabay 

Possuem comportamentos sociais muito semelhantes a de outros primatas. É relativamente livre de ectoparasitas, provavelmente devido à catação, tanto social, quanto solitária.

Seu estado de conservação pela IUCN e pelas listas oficias do IBAMA, é considerado em perigo.

Nota de cinquenta reais (50): onça-pintada


A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

Imagem de Ian Lindsay por Pixabay 

Enquanto os outros gatos utilizam uma técnica de caça com bote no pescoço seguida de sufocamento, a onça crava os caninos na cabeça da presa e perfura o crânio da vítima até chegar ao cérebro.

Está ameaçada de extinção e seu número está em queda. As ameaças à espécie incluem a perda e a fragmentação do seu habitat. Embora o comércio internacional de onças ou de suas partes esteja proibida, o felino ainda é frequentemente morto por seres humanos

Seu estado de conservação pela IUCN e pelas listas do IBAMA, é considerada vulnerável.

Leia também:

Nota de cem reais (100): garoupa


A garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) é um peixe que pertence à família Serranidae. É um peixe muito comum no sudeste do Brasil. Se alimenta basicamente de peixes menores e crustáceos.

Fonte da imagem: Diego Delso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma característica curiosa dessa espécie é que as garoupas são hermafroditas, nascem como fêmeas e se tornam machos por volta dos nove ou dez anos de idade. Podem atingir até 120 centímetros de comprimento e há registros de animais com 50 anos de idade. Infelizmente, muitas não chegam tão longe devido à pesca indiscriminada. Aliás, por demorar até poder se reproduzir e ser muito apreciada na culinária mundial.

Seu estado de conservação pela IUCN e pelas listas oficiais do IBAMA, é considerado em perigo.

Leia também:

Nota de duzentos reais (200): Lobo-guará


Nova nota do real brasileira lançanda em 02/09/2020. O animal nela é o lobo-guará.

Imagem de A Quinn por Pixabay 

Parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal típico do Cerrado e é o maior canídeo da América do Sul. Além do Brasil, pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Para saber tudo sobre  lobo-guará veja essa nossa postagem sobre ele neste link:
Referências
SIGRIST, Tomas. Avifauna Brasileira – Guia de Campo Avis Brasilis. 4ª edição Vinhedo / SP. AvisBrasilis Editora, 2014.
Sites: diariodebiologia.com
amociencias.webnode.com.br

2 comentários:

  1. Estoy realmente agradecido por un post tan informativo! Por cierto, estoy dispuesto a decir que durante mucho tiempo no confié en este tipo de juegos, pero luego cansado de jugar y reconoció que esto es tan genial. Ahora realmente espero que alguien deje aquí la mejor plataforma para jugar casino porque podría ayudarme a obtener algunos conocimientos adicionales

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.