A aranha caseira de perna comprida é perigosa e venenosa?

Quem nunca viu e tem em casa aquelas aranhas que ficam no canto da parede, que tem pernas compridas. Mas a pergunta é, elas são perigosas ou não?


Imagem de Bernell MacDonald por Pixabay


VAMOS DESCOBRIR...


Antes de começar a postagem confira um E-book super top de como ter uma aranha de estimação em casa, clique no link abaixo ou na imagem:



Link seguro da Hotmart



Quem são as aranhas de pernas compridas das nossas casas?


As aranhas de pernas compridas são conhecidas cientificamente como Pholcus phalangioides, e pertencente à família Pholcidae. A espécie foi descrita pelo entomólogo suíço Johann Kaspar Füssli, que a registou em 1775.


O habitat preferido dessa espécie é o teto das nossas casas, garagens, armazéns e vários outros locais, preferindo em geral locais sombrios e frescos, onde no qual podem capturar suas presas. Já na natureza, elas ocorrem em fissuras de rochas e troncos, grutas e tocas abandonadas. Suas teias são construídas de foram irregular, de aspecto imperfeito e estrutura fortemente tridimensional, constituídas por fios muito elásticos de seda não adesiva. Você já deve ter pegado na teia dela e nem grudado deve ter ficado, como se fosse algodão.


Quando se sente ameaçada essas aranhas reagem agitando violentamente a sua teia, em movimentos rápidos e periódicos que a tornam difícil de ver, tornando-se difícil focar a visão sobre a aranha. Se a ameaça persiste abandona a teia, deixando-se cair para o solo.


Imagem de Francisco Corado Rivera por Pixabay 


Estas aranhas de perna comprida são consideradas benéficas em algumas partes de mundo porque matam e comem outras espécies de aracnídeos, incluindo algumas que são venenosas para os humanos, como a Tegenaria agrestis e a Latrodectus hasseltii. Elas tem o habito de caçarem e comerem facilmente outras aranhas, incluindo espécies bem mais corpulentas como a Tegenaria duellica, vespas, mosquitos, cochonilhas e outros insetos. Quando escasseia-se o alimento, praticam o canibalismo.


Suas distribuição geográfica natural era restrita às zonas temperadas do paleártico ocidental, mas, graças a ação humana, esta espécie sinantrópica está espalhada por todo o mundo, sendo capaz de viver em climas frios, aproveitando o abrigo e o aquecimento das nossas casas. Como são originárias dos sub-trópicos, estas aranhas parecem não ser influenciadas pelas mudanças sazonais, reproduzindo-se em qualquer época do ano.


Leia também:


As aranhas de perna comprida são realmente perigosas e venenosas?


Uma lenda urbana afirma que essas aranhas são as mais venenosas do mundo, mas a investigação sobre as características do seu veneno mostram que tem um efeito relativamente débil em insetos.


Mas sim, elas tem veneno, e claro também todas as aranhas tem veneno, mas em sua maioria os venenos não são perigosas para nos humanos. E sobre esse assunto de todas as aranhas terem veneno já temos uma postagem aqui no canal sobre, confira no link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2022/06/todas-aranhas-tem-veneno.html


E essas aranhas não são agressivas, preferindo ficar quietas no canto do teto de seu quarto somente esperando uma presa cair na sua teia. Como acidentes envolvendo elas são praticamente inexistentes, não existe estudo sobre a toxicidade de seu veneno para o ser humano. Em 2004, o programa Mythbusters (Caçadores de Mitos), do canal Discovery, resolveu tirar a dúvida sobre a suposta ameaça dessa aranha. O apresentador Adam Savage se deixou morder por uma delas. Segundo ele, a picada causou uma leve sensação de ardor, que durou poucos segundos. Como eles mesmos constataram na época: "myth busted" (mito desbancado).


Então meus amigos e amigas, se tem essas pequenas aranhas em sua casa, pode ficar despreocupado e deixar elas lá, pois elas vão fazer mais bem do que mal pra você e sua família.


Se gostou do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Um comentário:

  1. Eu já conheço essa aranha faz tempo, descobri que ela é boa para afastar a aranha marron, essa aranha é bem tranquila. Eu sempre salvo elas no dia de limpeza da casa. Muito boa sua reportagem, valeu.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.