VOCÊS CONHECEM OS SOLDADINHOS?

Provavelmente você já os viu quando era criança, pequenos insetos com cores pretas e brancas, lembram não é mesmo? Se não os conhecem ainda, confiram.


O pequeno soldadinho (Membracis trimaculata). Foto: Cleverson Felix.


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Antes de começar a postagem confira um curso de controle de pragas. Com foco no controle biológico de pragas, o curso “Controle Biológico de Pragas em Soja e Milho”, ministrado por Glauber Renato Stürmer, aborda os principais organismos e microrganismos utilizados no controle biológico de pragas, suas características e particularidades, visando transmitir conhecimento técnico e científico de qualidade, para auxiliar você técnico e produtor a realizar um adequado manejo biológico de pragas, maximizando a produtividade e reduzindo as perdas em função da ocorrência de pragas.

Acesse o link abaixo ou clique na imagem, vai para o site da Hotmart:



QUEM SÃO OS SOLDADINHOS?


Os Soldadinhos são os mestres do disfarce. Conhecidos popularmente no Brasil como "soldadinhos", esses insetos da família Membracidae são parentes das cigarras e intrigam os cientistas há anos pelas variadas formas de seus "capacetes" (estruturas na parte de cima de seus tórax).

Os membracídeos são insetos com uma beleza sem igual. São característicos, principalmente por apresentarem um pronoto enorme que encobre a cabeça e se estende para trás até chegar ao abdome.

Esse grande pronoto assume formas muito peculiares, e muitas vezes servem de camuflagem. Algumas espécies o pronoto é em forma de espinhos, outras em chifres ou ganchos. As asas são sempre paralelas ao pronoto e isso faz com que o inseto tenha uma forma alongada para cima. São insetos pequenos, geralmente medindo cerca de entre 10 a 12 mm.

DO QUE ESSES PEQUENOS INTERESSANTES INSETOS SE ALIMENTAM?


Os soldadinhos se alimentam da seiva das árvores e arbustos, a maioria das espécies se alimenta de um tipo específico de planta. No estágio de ninfa (jovem em desenvolvimento em insetos) se alimenta de plantas herbáceas, como as gramas. Eles apresentam uma ou duas gerações por ano e geralmente passam o inverno em estágio de ovo.

O interessante neste pequeno inseto, é que eles possuem muitas vezes uma associação de protocooperação com as formigas. Os adultos perfuram os caules das plantas com o aparelho bucal, alimentando-se da seiva. O excesso de seiva é excretado, formando uma crosta melada que costuma atrair formigas. Essas, por sua vez protegem os Soldadinhos contra predadores.


OS SOLDADINHOS PODEM SE TORNAR PRAGAS?


Seus ovos são alongados, muito pequenos e são depositados sobre as partes tenras da planta Annona muricata, no qual são pragas para essas plantas em algumas regiões do nordeste, principalmente sobre os galhos verdes.

Após a postura, o adulto envolve os ovos em uma mucilagem branca e pegajosa, protegendo-os e fixando-os sobre a árvore da gravioleira.

Esse homóptero causa danos diretos e indiretos aos agricultores. Ao se alimentarem da planta depauperam-na, promovem o enrugamento de tecidos novos e a queda das flores e frutos novos. Suas fezes são tão abundantes que as formigas não conseguem consumi-las totalmente, fornecendo substrato, nas folhas e outras partes, para o desenvolvimento do fungo Capnodium sp., comumente conhecido por fumagina, o qual recobre com uma fina película preta as folhas e demais partes da planta, impedindo o processo da fotossíntese e, consequentemente, reduzindo a produção da planta.

Por outro lado, a presença da formiga de fogo, com grandes colônias formadas na superfície do solo e a grande quantidade delas por sobre as colônias da viuvinha, promovem o ataque aos trabalhadores prejudicando os tratos culturais e a colheita dos frutos.

SOLDADINHOS AJUDAM A DESVENDAR A EVOLUÇÃO DAS ASAS DOS INSETOS


O formato de estrutura na cabeça desses insetos intriga os cientistas. A estrutura pode ser uma espécie de asa que não é usada para o voo.

Agora, um estudo da revista “Nature” propõe que esse segmento de formato estranho pode ser, na verdade, um terceiro par de asas que não é usado para voar. Isso pode ajudar os pesquisadores a desvendar como ocorreu a evolução dos insetos.

As asas dos insetos geralmente surgem do segundo ou do terceiro segmentos do tórax desses animais. Os cientistas acreditavam que elas nunca vinham do primeiro. No entanto, a equipe do pesquisador francês Benjamim Prud’homme, do Instituto de Biologia de Marselhe, acredita que os “soldadinhos” sejam a exceção a essa regra.


Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.
SILVA, Antonio de Brito. Membracis trimaculata (Homoptera: Membracidae), ESPÉCIE NOCIVA A GRAVIOLEIRA NO ESTADO DO PARÁ. Amaz6nia Oriental Ministério da Agricultura e do Abastecimento Trav.  Dr. Enéas Pinheiro s/n, Caixa Postal 48, Fax: (91) 276.9845, Fone: (91) 299-4544 CEP 66.095-100 e-mail: cpatu@cpatu.embrapa.br www.cpatu.embrapa.br.

59 comentários:

  1. Lembro-me deste bixinho que sempre estava na árvore do quintal da minha casa, meus irmãos e eu costumávamos chamá-lo de "Botafogo" hahaha, não sabia porque, agora imagino que seja por causa da cor...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza devia ser pela cor. São incríveis artrópodes com características notáveis e funções. Agradecemos pelo comentário.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Olá Felipe da Costa, eles são pertencentes a família Membracidae, e para chegar a um gênero específico é difícil saber. Mas fizemos uma pesquisa e achamos este artigo aqui >> http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/403306/1/ComTec52.pdf
      Que no qual é a espécie que todos nós conhecemos como "soldadinhos", que diz no artigo que é a espécie Membracis trimaculata.

      Um grande abraço e agradecemos pela curiosidade, vamos até anexar o nome da espécie em nossa postagem,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    3. Lembro que sempre que víamos um, era dito que era sinal de sorte!!! E acabou de pousar um aqui no meu peito agora!! Rs amei!!!

      Excluir
    4. Artrópodes? Eles têm 3 pares de patas. Para ser artrópodes umas das características é 4 pares de patas.

      Excluir
    5. Os insetos são pertencente ao Filo Arthropoda, entao está correto

      Excluir
  2. Eu conheci esse lindo inseto, uma vez em que eu estava tomando um café na padaria aqui na minha cidade, Limeira, S.P.Um desses insetinhos entrou pela janela e pousou em um canudinho de refrigerante.Eu nunca tinha visto esse tipo de inseto.Como eu achei ele super exótico, o fotografei e postei no meu face book.Comecei a pesquisar sobre o mesmo, e encontrei esse blog. Gostei muito do artigo e tomei a liberdade de compartilhar no meu face book.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jairo,

      Eles são realmente incríveis não é mesmo? Que ótimo que você gostou de nossa postagem e que achou nosso blog. Pode compartilhar o quanto quiser, fique a vontade se sinta em casa aqui com a gente.

      Sobre insetos tem muito mais aqui em nosso blog. Uma maneira fácil de você encontrar nossa postagens é pelo nosso perfil do Google + (https://plus.google.com/u/0/collections/yours). Lá você encontrá nossa coleções com todas nossas postagens dentro.

      Um grande abraço da Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. São mesmo muito simpáticos esses bichinhos! Na escola onde trabalho as crianças chamam de "letrinha".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, realmente ele tem vários nomes, e são insetos super interessantes =D

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Meu deus que crianças burras e idiotas!

      Excluir
  4. Muito legal, aqui em meu quintal tem uma árvore com carambolas e muitos deles fazem a carambola a sua casa! Muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana não é mesmo? Eles são incríveis.

      Agradecemos pelo comentário,

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  5. Lembra a minha infância. São bem interessantes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! =D São incríveis,

      Abraços da Equipe BioOrbis.

      Excluir
  6. Falar de soldadinhos é falar da minha infância.
    Nossa eu e minhas manas adovavamos brincar com esses bichinhos que tinham na árvore de casa. Nunca mais vi um desse :/

    Amei a postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walmira,

      Nossa que história incrível a sua, realmente muitas pessoas quando eram pequenas viram e brincavam com esses pequenos insetos incríveis. E você disse uma coisa curiosa, muita gente também fala que não viu mais eles, isso é um ponto a levar em questão não é mesmo? Mas talvez eles estejam por ai ainda quem sabe.

      Agradecemos muito pela postagem querida Walmira, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Caramba! Agora é que vemos o quanto um inseto pode nos fazer falta. Também lembro de ver muitos (preto e branco, preto e vermelho ou laranja), mas só agora damos falta, assim como aquela lagartinha amarela que andava fazendo um fio. Lembro-me de pegar pelo seu capacete e colocar para voar. Será que estamos devastando a natureza?!?1

      Excluir
    3. Disse tudo amigo. Só damos valor quando sentimos falta. Isso é terrível, pois um simples inseto como esse se for extinto não sabemos o efeito cadeia que isso pode gerar.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  7. Não vejo mais esse inseto, foi instinto? Amava brincar com ele quando eu era criança..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sabemos ele ainda não foi extinto, ano passado vimos um dele. Mas em algumas regiões do Brasil, no nordeste por exemplo eles até são considerado pragas para plantações.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. Aqui no interior na casa da vizinha tem um pé de jaca, tem tantos soldadinhos que fica preto a árvore

      Excluir
  8. Adorei saber mais sobre esse lindo inseto que eu adorava quando criança - tanto que chegava a levar alguns da escola para "enfeitar" as plantas de casa. Hoje, depois de muitos anos sem vê-los, tive o privilégio de receber a visita de um soldadinho em casa! Espero que esse simpático bichinho ainda encante muitas gerações. Obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,

      Que bom que você adorou a postagem e saber mais um pouco sobre os Soldadinhos. Ele realmente faz parte da infância de muitos de nós. E que incrível ter aparecido um em sua casa, eles realmente estão sumindo, e não se sabe o motivo.

      Um grande abraço da Equipe BioOrbis.

      Excluir
  9. Eles estão no meu quintal. Estão destruindo meu pé de graviola, ata, acerola... O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina Vasconcelos,

      Realmente essa espécie é praga para esses tipos de plantas. O controle desse inseto só deve ser feito se as populações forem altas e quando não se observar a ação de inimigos naturais (como fungos e aranhas predadoras).Para se usar inseticidas deve-se observar o que recomenda o Ministério da Agricultura
      e do Abastecimento.

      Veja também esse artigo:
      >> http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/403306/1/ComTec52.pdf <<

      Outra recomendação Regina, no caso procure empresas especializadas em controle de pragas agrícolas, pois não faça nada enquanto não consultar um especialista, pois talvez se fazer algo possa piorar a situação ou até matar suas plantas.

      Qualquer dúvida, nos contate pelo nosso e-mail (meiovidavida@gmail.com) estaremos sempre a disposição, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  10. Como faço pra acabar com eles? pois estão comendo toda minha árvore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Veja neste artigo aqui que ele explica muito bem como controlar:

      https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/403306/1/ComTec52.pdf

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  11. Como faz para matar essa praga???
    Prefiro eu comer a fruta que eles

    ResponderExcluir
  12. Está cada vez mais difícil encontrar um desses aqui em casa, boas lembranças :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FancyStar645,

      Realmente eles estão desaparecendo. Muita gente não sabe, mas até os pequenos e numerosos insetos podem entrar em extinção.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  13. Hoje recebi a vizita deste maravilhoso inseto, está aqui na parede do meu quarto, há muito tempo não via um, dei um nome pra ele: Ryan ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christian Gomes,

      Que ótima notícia você está nos dando. Faz tempos que não vejo ele aqui pelas redondezas de Belo Horizonte.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  14. Eu gostari saber se eles come alface , acucar ,frutas eu quero muito criar eu fiz um terrario para eles mas eu num sei como alimentalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Esses insetos alimentam-se da seiva das plantas. Então você precisaria de uma planta para criá-los. Um terrário ficaria pequeno para eles.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  15. Eles estão comendo td minha arvore o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      No final da postagem tem um artigo (Membracis trimaculata (Homoptera: Membracidae), ESPÉCIENOCIVA A GRAVIOLEIRA NO ESTADO DO PARÁ) que demonstra como fazer o controle desse inseto.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  16. Eles não fazem mal aos humanos os não né?! Tenho meio receio de insetos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não se preocupe, esses pequenos insetos não fazem mau direto ao ser humano. Somente em algumas ocasiões são pragas de algumas plantas.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  17. Bom dia. MEu NOme e Inez sou de Itaúna mg adorei sua explicação dessa borboleta, estou muito curiosa poque tenho uma parreira de uva e esta infestada dessas borboletinhas e não sei como acabar sera tem algo que possa me ajudar. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inez,

      Realmente eles podem se tornar pragas. No final do nosso artigo, você vai encontrar esse título: Membracis trimaculata (Homoptera: Membracidae), ESPÉCIENOCIVA A GRAVIOLEIRA NO ESTADO DO PARÁ.

      Ele vai direcionar para um artigo que fala como controlar esses pequenos insetos.

      Quaisquer outras dúvidas entre em contato conosco pelo e-mail: meiovidavida@gmail.com

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  18. Na Bahia esses insetos são conhecidos como Viuvinha. Recordando a minha infância. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Nós que agradecemos por ter gostado e que despertou uma nostalgia em você.

      Um forte abraço.

      Excluir
  19. Hoje pela manhã me lembrei deles e vim pesquisar, que sensação de nostalgia maravilhosa, quando eu tinha meus 10 anos de idade, no quintal da minha avó tinha uma árvore de Condessa e ela era cheia desses soldadinhos, eles sempre entravam em casa pela manhã e foi ai que comecei a gostar, observar e interagir com eles, mas depois de alguns anor a árvore caiu e nunca mais tinha visto nenhum. Resolvi pesquisar pq é um inseto muito interessante, obrigado pelo artigo maravilhoso. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Realmente esse pequeno inseto fez parte da infância de muita gente. Nós que agradecemos amigo pelo seu comentário e que nossa postagem despertou essas sensação de nostalgia em você. Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  20. Lembro muito bem desse bichinho,eles ainda aparecem naaevore tá minha avó e eles se variam descerem como esses da imagem ou com arpão,estava com um hoje na minha nao (1 de junho). Mas eles só aparecem em algumas espigas do ano mais nada tão raro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível não é mesmo? Que bacana sua história. Esses insetos despertam uma nostalgia em muita gente. Um forte abraço.

      Excluir
  21. Aqui em casa tem um pé de acerola e está cheio desses bichinhos
    , acabaram com as acerolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Realmente, como dito na postagem, esses insetos podem se tornar pragas e destruir plantações. Se quiser saber como combate-los veja nessa nossa nova postagem:
      Os soldadinhos podem ser um inseto praga? E como combate-los nesse caso?

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  22. Aqui no Piauí a gente chama eles de "papai noel"

    ResponderExcluir
  23. Esses bichos estão mais naquelas árvores chamada de coração de nego

    ResponderExcluir
  24. Aqui em casa sempre aparece um a noite não entendo pois não tem arvors por perto não sei de onde vem mas nos últimos dias toda noite aparece um aqui alguem saberia me explicar não tenho plantas onde moro não tem arvores por perto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo joia?

      Não tem nenhuma área arborizada por perto da sua casa? Eles não voam muito longe, mas se tiver uma só árvore eles conseguem se reproduzir e tem muitos em uma só.

      Excluir
  25. oi, boa tarde, gostaria de saber se ele se encaixa em camuflagem ou mimetismo. Estou fazendo um trabalho de ecologia, tirando fotos de algumas interações ecológicas, e acabei por encontrar um desses no quintal, agradeço a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo tudo bem? Até onde sei ele se encaixa em camuflagem. O mimetismo seria mais para se parecer com outro tipo de ser vivo, ou mesmo algo abstrato.

      Excluir
  26. Eu lembro que tinha um monte desses soldadinhos na arvore da escola em eu estudava, ninguem sabia como se chamavam mas uma boa parte dos estudantes (pelo menos da minha sala), pegavam eles e levavam eles para casa. Ate eu já fiz isso, mas infelizmente um deles tinha morrido, eu fiquei tao triste que eu preferi deixar eles quieto. Só agora que um tinha voado para dentro da minha casa e tinha pousado no meu ombro que fez com eu que lembrasse dele e procurar saber o nome (finalmente descrobri depois nove anos!).

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.