Comedouros criativos para pássaros

Você que ama as aves e adora aprecia-las livres na natureza, então vejam alguns comedouros incríveis, feitos não só artesanalmente, mas também com matérias recicláveis como garrafas pet e de vidro.

 http://www.bioorbis.org/2018/04/comedouros-criativos-para-aves.html
Um comedouro simples feito de madeira. Fonte da imagem: westwing.

VAMOS APRENDER...

Estar de bem com a natureza é uma das melhores coisas que tem na vida. E também cuidar dela. Aqui vamos mostrar como você pode fazer um comedouro bem criativo para os passarinhos.
                  
EM CASA OU APARTAMENTO
       
Mesmo se você não mora em casa com um grande quintal ou jardim, você pode fazer também mesmo morando em apartamentos. Simplesmente quando prontos arrume um pequeno canto na janela que pode atrair os pequenos alados famintos.

MODELOS ARTESANAIS

Primeiro vamos mostrar modelos incríveis feitos por meio artesanal com objetos simples, que você pode ter em casa, vejam nas imagens abaixo:

Fonte da imagem: sweetfluffy.

Fonte da imagemsweetfluffy.

Fonte da imagemsweetfluffy.

Bom para esses modelos acima, não se tem um passo a passo, basta você ser criativo e utilizar de aparatos que você tem em casa que não esteja mais usando ou não gostou. Então, através das imagens elabore ideias e seja criativo. Agora alguns modelos com garrafas de vidro, vejam abaixo:

Fonte da imagemsweetfluffy.

Fonte da imagemsweetfluffy.

Fonte da imagemsweetfluffy.

Agora confira um passo a passo de modelos incríveis, com garrafas pet e cascas de frutas:

PASSO A PASSO

Bom agora mostraremos um passo a passo feito pelo site Ciclo Vivo, de dois modelos, feitos com garrafas PET. Vamos conferir:

MODELO 1 – COMEDOURO RÚSTICO

Este comedouro reciclado tem um design rústico. Para montá-lo serão necessários, duas garrafa PET (uma pequena e uma grande), tinta à prova d’água, fio de nylon e cascas de árvore.


Comedouro rústico. Fonte da imagem: souverde.


1º Passo:  As garrafas precisam ter tamanhos diferentes para que o telhado possa ser feito. Corte a parte superior da garrafa maior, na altura da primeira linha. A seguir, corte logo abaixo do gargalo. A garrafa vai ficar com um aspecto de “saia”, que será encaixada na garrafa menor. Este será o telhado.

2º Passo: A seguir, faça uma abertura circular na lateral da garrafa pequena. É necessário fazer um furo logo abaixo da abertura, para poder encaixar o poleiro, e outro furo na mesma direção, do lado oposto da garrafa. Para o poleiro, é possível usar um galho, que transpassa os dois lados da garrafa. Feito os cortes, passe uma lixa para aparar as rebarbas ou cole uma fita adesiva colorida para não machucar. Se desejar colorir o comedouro, passe a tinta na cor desejada e espere secar. 

3º Passo: Faça um furo na tampa da garrafa pequena, passe um fio de nylon, dê um nó [na parte de dentro]. Coloque a comida do passarinho até a altura da entrada do buraco, para que o pássaro alcance a comida, mas que não caia de dentro.

4º Passo: A seguir, cole as cascas de árvore com cola quente, em volta da “saia” feita com a garrafa grande. Faça várias camadas para dar a aparência de um telhado e proteger bem a entrada. Encaixe as partes e tampe a garrafinha. Agora, basta pendurar seu comedouro no quintal.

MODELO 2 – COMEDOUROS SIMPLES

Este comedouro é muito mais simples de ser feito. Serão necessários apenas uma garrafa PET, do tamanho que desejar e duas colheres de pau.

Comedouro simples. Fonte da imagem: CicloVivo.

1º Passo: Faça dois pares de furos opostos, onde ficará preso o cabo da colher e um pouco mais largo na parte da boca, para que a comida possa sair pelo furo.

2º Passo: Coloque a colher e faça um furo na tampa para amarrar o fio. Acrescente a comida e o comedouro está pronto para atrair os pássaros para seu quintal. Deixe-os à sombra e espere os pequenos visitantes para o banquete.

MODELO 3 - COMEDOUROS COM CASCAS DE FRUTAS

Outra ideia incrível e genial é um comedouro com cascas de frutas. Vejam o passo a passo do site GreenMe:

Fonte da imagem: GreenMe.

Em vez de jogamos fora as cascas de laranjas, limões, maracujás vamos disponibilizar para estas lindezas comedouros interessantes.

Quais materiais você vai usar:

Fonte da imagem: GreenMe.

Cascas de frutas (limão, laranja, maracujá, etc.);
1 faca;
1 corda ou fio forte;
1 tesoura;
Alpistes, sementes para as aves;
1 agulha grossa.

1º Passo: Limpe bem as cascas das frutas divididas em duas, como cuias.

Fonte da imagem: GreenMe.

2º Passo: Dívida em quatro partes de um fio ou uma linha forte. Calcule o comprimento dos fios para onde você quiser colocar o comedor.

3º Passo: Perfure a pele das frutas em quatro pontos com uma agulha grossa (de lã ou crochê) ou com a ponta de uma faca.

4º Passo: Passe os fios pelos furos e faça um nó ao interior para não se soltarem.

Fonte da imagem: GreenMe.

5º Passo: Pendure o comedouro em seu jardim repleto de sementes para os pássaros.

Fonte da imagem: GreenMe.

Simples, prático e criativo. Agora só esperar os pequenos passarinhos virem e se deliciarem com o novo banquete.


 https://plus.google.com/collection/cbjdQB https://plus.google.com/collection/Qu2lQB

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB

2 comentários:

  1. Uilmara Machado de Melo Gonçalves19 de abril de 2018 23:13

    SENSACIONAIS!!!! Por enquanto, só jogo alimentos no chão e só coloco líquido para os beija-flores (que aliás, brigam muito!)... Vou fazer alguns desses comedouros! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uilmara,

      Mas o que você já faz é muito bom. Por que cada vez o habitat deles está mais degradado e sumindo, então eles procuram alternativas, ou seja vindo para os grandes centros urbanos em busca de comida e abrigo.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir