Todas as aranhas tem veneno? E quais são as mais perigosas do mundo e do Brasil?

Se você tem aracnofobia, então melhor correr, pois essa postagem não é pra você. Mas se você tem essa dúvida, s todas as aranhas são venenosas, chegou na postagem certa.


VAMOS DESCOBRIR...


Todas as aranhas do munto possuem veneno?


Apesar de poucas espécies de aranhas terem a capacidade de intoxicar a nós humanos e levar a quadros clínicos críticos e até a morte, mas SIM todas as aranhas possuem veneno, até aquelas pequeninas fofas chamadas de papa-moscas ou saltadoras, até aquelas com pernas compridas que vivem no seu quarto.


É uma dúvida que muitas pessoas tem. Se caso você for picado por uma aranha bem pequena, talvez você nem sinta a picada, pois algumas tem presas tão pequenas que nem conseguem penetrar na nossa pele. Outras maiores se te picarem sim, vão inocular o veneno em você, mas é tão fraco que talvez de somente fique vermelho no local da picada ou talvez nem isso.


Então pode ficar despreocupado em relação se você for picado por uma aranha, ela vai ter veneno? Sim vai, mas se ela não for alguma das que vamos apresentar abaixo agora pode ficar tranquilo, se for, corra para o hospital.


Leia também:


QUAIS SÃO AS ARANHAS MAIS VENENOSAS DO BRASIL?


A Organização Mundial de Saúde considera apenas quatro gêneros de aranhas com espécies que podem causar um envenenamento grave no ser humano: Latrodectus, Loxosceles, Phoneutria e Atrax. No Brasil, as aranhas perigosas pertencem aos três primeiros gêneros, totalizando cerca de 20 espécies.


Já temos uma postagem aqui no site somente sobre elas, então confira lá no link abaixo:


https://www.bioorbis.org/2013/12/aranhas-perigosas-do-brasil-e-sua.html


QUAIS SÃO AS ARANHAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO?


Bom dentre as mais venenosas do mundo estão inclusas as citadas acima, que no caso são a Amadeira, a Aranha-marrom, e a Viúva-Negra. Então vamos as outras:


Aranha-teia-de-funil


Fonte da imagem: Tirin at the English-language WikipediaCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A aranha-teia-de-funil (Atrax robustus) é nativa da Austrália, o seu nome deve-se ao fato de elaborar teias que assemelham-se a funis. O veneno da aranha-teia-de-funil é um dos mais perigosos e pode ser fatal para os humanos ao afetar o sistema nervoso. Essas aranhas são agressivas e usam as patas para se prender as suas pressas e injetar seu veneno. A aranha-teia-de-funil já fez diversas vítimas na Austrália. Na década de 80 foi formulado um antídoto contra o veneno da aranha-teia-de-funil, a partir daí não foi registrada mais nenhuma morte relacionada a acidentes com essa aranha.


Leia também:


Antes de começar a postagem confira um E-book super top de como ter uma aranha de estimação em casa, clique no link abaixo ou na imagem:



Link seguro da Hotmart


Aranha-rato


Fonte da imagem: PeripitusCC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A aranha-rato (Missulena occatoria) é encontrada na Austrália, e o seu nome deriva do fato das mesmas cavarem tocas para servir de esconderijo dos predadores e um local seguro para guardar os seus ovos e filhotes. Apesar de não serem agressivas, as aranhas-rato possuem um veneno poderoso, mas com poucos casos de acidentes registrados.


Leia também:


Aranha-de-costas-vermelhas


Fonte da imagem: Fir0002CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A aranha-de-costas-vermelha (Latrodectus hasseltii) é nativa da Austrália e introduzida em diversos locais do mundo. Ela destaca-se pela presença de faixa longitudinal vermelha na parte superior do abdômen. Do mesmo modo que as viúvas-negras, as aranhas-de-costas-vermelhas também se alimentam dos machos após a cópula. A sua picada causa dor intensa, seguida de sudorese, espasmos musculares, taquicardia, náuseas e vômitos. Até o momento da descoberta da vacina contra o seu veneno, a aranha-de-costas-vermelha foi responsável pela morte de algumas pessoas.


Leia também:


Aranha-da-areia


Fonte da imagem: Beliar spider.CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons


A aranha-da-areia (Sicarius sp.) recebe esse nome pois usa a areia para se camuflar, isso porque habita os desertos da África e América do Sul. A sua picada provoca dor, necrose do tecido atingido, lesões e outras complicações, conforme o veneno se espalha pelo organismo, podendo levar a morte. Ainda não existe antídoto contra o veneno da aranha-da-areia.


Leia também:


Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.